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Como melhorar a rentabilidade da sua loja virtual

14 de fevereiro de 2024

7 min

Neste artigo

Se manter uma loja virtual funcionando é um desafio, obter lucro com ela pode ser ainda mais difícil. Melhorar a rentabilidade da sua loja virtual, então, pode parecer uma missão impossível. Mas com alguns ajustes, esse objetivo é possível, sim.

Seguindo o conceito básico, de que rentabilidade é o retorno sobre os investimentos, você pode pensar em aumentar as vendas com pouco investimento ou simplesmente otimizar as despesas e custos da sua loja. 

Confira nossas sugestões para melhorar a rentabilidade da sua loja virtual!

Analise suas taxas e custos para ter mais rentabilidade

Empreender tem seus custos, dos impostos aplicados ao comércio eletrônico às taxas e comissões para vender em marketplaces. Mas isso não significa que você não pode otimizar seu dinheiro, ponderando sobre sua presença digital e as escolhas atuais relacionadas à gestão da sua loja.

Negociar com fornecedores quanto a planos, porcentagens e valores ajuda a aliviar suas contas no final do mês — além de te fazer pensar no que é realmente essencial na administração da sua loja virtual. Confira, por exemplo, com o seu contador se não existem mudanças que podem ser feitas no regime de tributação da sua empresa. 

Reveja o plano de negócios da sua loja e verifique se ele precisa ser atualizado. As metas e objetivos que você traçou quando estruturou sua loja podem estar obsoletos, assim como a análise que você fez da concorrência — até isso pode ter mudado desde que você começou a empreender. 

Esses pequenos ajustes podem resultar em economia sem prejudicar o funcionamento da loja. 

Centralize a gestão da loja para otimizar seus recursos

Já falamos sobre as vantagens e a importância de ter uma plataforma que centraliza a gestão do seu e-commerce: 

  • Agilidade para controlar seu estoque, não importa quantos canais de venda você tenha;
  • Facilidade de cadastro de produtos, com a integração automática aos marketplaces;
  • Melhoria no atendimento dos clientes, pois o acesso ao histórico de relacionamento está à sua disposição em poucos cliques;
  • Eficiência nas estratégias de marketing, permitindo acompanhar diversas campanhas e canais em uma única tela;

Por todos esses benefícios, fica claro que uma gestão convergente também vai permitir que você otimize recursos e aumente a eficiência dos processos. E sim, isso vai representar melhora da rentabilidade da sua loja virtual. 

Simplificar o processo de compra

Investir em melhorias no processo de compra e na experiência de consumo é uma excelente estratégia para fortalecer o relacionamento com seus clientes, garantindo a satisfação — e, no longo prazo, a fidelização. Essas iniciativas, no final das contas, trazem mais vendas para a sua loja. 

Pensar no processo de compras envolve questões de design, de experiência do usuário e até mesmo da arquitetura da informação na sua loja. A ideia central é diminuir o número de cliques para concluir os pedidos. 

Você pode melhorar a experiência de compra ajustando o design, para que seja prático e fácil de navegar pela loja. Essa estratégia exige uma análise da loja a partir da perspectiva do usuário-cliente. Verifique se as categorias e os filtros realmente ajudam a encontrar mais rápido o produto, por exemplo. 

Otimize a etapa de cadastro, para que seja simples criar uma conta no site, facilitando a conclusão do pedido e o crescimento das suas vendas. 

Invista na segurança dos clientes e do seu investimento

Oferecer uma navegação segura e contratar certificados de criptografia, como o SSL, é um benefício mútuo para sua loja e seus clientes. 

Sua loja garante mais proteção contra fraudes, diminuindo os riscos de prejuízo e aumentando a credibilidade do site. 

Seus clientes ganham mais uma camada de defesa de seus dados, o que reflete diretamente na experiência de compra e na reputação da sua loja. Ou seja, clientes satisfeitos com mais chances de voltarem a comprar de você.

Negociações vantajosas

Como empreendedor, desenvolver a arte da negociação é uma habilidade básica para garantir mais rentabilidade para seu negócio. Principalmente quando estamos tratando com fornecedores e a conversa envolve o preço dos produtos. 

As vantagens podem não estar sempre relacionadas ao valor unitário, mas sim aumentar seu prazo de pagamento, um desconto para pedidos maiores, prazos de entrega menores. Isso também beneficia o faturamento da sua loja, e por consequência, melhora a rentabilidade do seu comércio eletrônico. 

Aposte muitas fichas no marketing digital

O ditado diz que "a propaganda é a alma do negócio", mas essa sabedoria popular não conhecia as diferentes plataformas de anúncio, as várias redes sociais existentes hoje, nem mesmo a própria internet. 

Falar de marketing digital no século XXI pode ser uma estratégia robusta de conteúdo para e-commerce, SEO, campanhas de mídia e tráfego pago ou simplesmente ideias para vender mais pelas redes sociais. E também todas essas alternativas combinadas. 

Por isso, o ditado continua valendo no sentido de provocar para que você divulgue sua marca e seus produtos, mas hoje, sua estratégia de marketing digital precisa de eficácia e eficiência. Com a quantidade de informações que circulam pelos nossos smartphones, saber quem é o público que você quer atrair para sua loja faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital rentável.

Não adianta gastar quantias enormes de dinheiro divulgando sua loja para quem não tem o menor interesse por ela. Ou adotar as mesmas abordagens que os seus concorrentes, diminuindo a eficácia das suas campanhas. 

O marketing digital da modernidade inclui táticas de divulgação em massa, mas apenas para quem você sabe que pode se interessar pelos seus produtos — o seu público-alvo. Assim como seu manual de produção de conteúdo para redes sociais deve estar adequado à persona da sua marca, sua estratégia de tráfego pago precisa direcionar os anúncios para as pessoas certas. 

Rentabilidade no marketing da sua loja virtual significa não jogar dinheiro fora. 

>> Leia mais: Glossário do Marketing: veja 63 termos mais usados entre os profissionais

Logística mais eficiente = maior rentabilidade

A eficiência do processo logístico não é apenas disponibilizar um serviço rápido de entrega — até porque essa é apenas a última fase do ciclo. Antes dela, vêm as etapas de embalagem, preparação, manuseio e armazenamento. 

Melhorar a operação significa eliminar erros no armazenamento para não ter perdas do produto no estoque; manusear e embalar corretamente cada item e evitar danos ou quebras durante a preparação e o transporte do pedido. Claro que esse cuidado se estende aos seus fornecedores: garanta que eles cuidem dos pacotes para minimizar as trocas e devoluções da sua loja.

Ao assegurar que sua cadeia logística está otimizada para diminuir erros e perdas, você ganha eficiência na gestão do estoque e agilidade no cuidado com cada um dos pedidos feitos na sua loja. Ou seja, uma situação benéfica em muitos sentidos!

Concretize o sucesso da sua loja

Para impulsionar rentabilidade da sua loja, garantindo rentabilidade para você e satisfação para seus clientes, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa, com integrações e centenas de funcionalidades disponíveis, sem taxas sobre vendas. Está na hora de conhecer as soluções da Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja. Onde seu sucesso é a nossa história!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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