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Antifraude para e-commerce: o que é, como funciona e quais são os melhores

15 de fevereiro de 2023

6 min

Neste artigo

O antifraude para e-commerce é um sistema que vem sendo amplamente adotado pelos lojistas brasileiros. Isso porque, à medida que o comércio eletrônico se desenvolve, as tentativas de golpes aumentam.

Um estudo da ClearSale, empresa da qual falaremos mais adiante, aponta que o e-commerce brasileiro sofreu cerca de 785 mil tentativas de fraude somente no primeiro trimestre de 2022. 23,6% a mais do que em 2021.

Apesar de ser um número relativamente baixo em comparação ao volume de vendas deste segmento, é importante preservar a segurança e a integridade das transações realizadas nos ambientes de compras online.

Neste artigo, você entenderá o que é, como funciona e qual é o melhor antifraude para e-commerce. Boa leitura!

O que é sistema antifraude?

O antifraude é um sistema que utiliza mecanismos de inteligência artificial e Big Data para proteger as transações feitas em uma loja virtual.

Essa ferramenta analisa o comportamento de compra dos consumidores dentro do site com o objetivo de identificar possíveis tentativas de fraudes e golpes.

Com o aumento da incidência de ações fraudulentas no comércio eletrônico, é importante contar com um recurso que minimize as chances de pessoas mal intencionadas lhe causarem qualquer tipo de prejuízo.

Como funciona um antifraude para e-commerce?

O antifraude para e-commerce analisa todos os pedidos de uma loja virtual. Dados como, informações fornecidas pelos próprios clientes e o comportamento de compra deles, são cruzados na tentativa de detectar movimentações fora do comum.

O sistema confere, de forma automática, o histórico de compra, se o valor do pedido difere muito do ticket médio, a distância entre os endereços de cadastrado e entrega, entre outros.

Caso uma fraude seja identificada, a compra é bloqueada para que a empresa não dê continuidade às etapas de separação e expedição de um produto pelo qual não receberá.

Embora este processo de verificação possa ser feito manualmente, ele requer tempo e esmero – o que é praticamente impossível fazer com um alto fluxo de pedidos.

Neste contexto, surge a necessidade de contar com um sistema antifraude para agilizar essa análise.

Quais são as vantagens de um antifraude para e-commerce?

Como viu até aqui, o antifraude é uma solução tecnológica que serve como escudo para proteger uma loja virtual contra golpes cibernéticos.

Ele não apenas garante a segurança das transações e agiliza o processo de análise de dados, como também traz mais algumas vantagens:

Passa mais credibilidade para os clientes

A credibilidade de um e-commerce influencia na decisão de compra. As lojas virtuais de pequeno e médio porte, que ainda não são muito conhecidas no mercado, precisam conquistar os seus clientes. Transmitir confiança para eles, de modo que tenham certeza de que qualquer informação sigilosa compartilhada com o site estará segura.

A qualidade dos produtos combinada com um bom marketing podem até chamar a atenção dos consumidores inicialmente, mas o que converte vendas é a confiança na marca e a experiência de compra.

Portanto, um bom antifraude para e-commerce aumenta as taxas de conversão e fidelização de clientes.

Menos prejuízos

Qualquer loja virtual está suscetível a tentativas de golpes. Isso todo mundo sabe. Mas só quem teve que arcar com os prejuízos decorrentes de ações fraudulentas sabe o quanto um antifraude faz falta.

Muitas empresas já perderam dinheiro por conta de roubo de dados, chargeback, entre outros tipos de fraude.

Uma análise rigorosa antes da aprovação dos pedidos pode evitar que isso aconteça.

Qual é o melhor antifraude para e-commerce?

Como existe uma grande variedade de sistemas antifraude disponíveis no mercado, conheça as opções mais utilizadas no e-commerce brasileiro atualmente:

ClearSale

A ClearSale é um sistema de gerenciamento de fraude, que atende a diferentes tipos de negócios. O e-commerce, por exemplo, é um deles.

Além dos recursos oferecidos – onboarding digital, autenticação de pagamento, abertura de contas, etc. –, a ferramenta garante a segurança das transações sem comprometer o tempo de resposta aos clientes ou a taxa de aprovação dos pedidos. Ela também promete reduzir os prejuízos causados por chargeback.

A Webstore possui integração direta com a ClearSale. Portanto, todos os lojistas que utilizam a plataforma podem contar com uma solução de ponta para proteger suas lojas virtuais. O processo de integração é super simples e rápido.

Konduto

A Konduto é uma solução que faz uma análise apurada de riscos e antifraude a fim de proporcionar a máxima proteção aos e-commerces.

O sistema começa a monitorar o comportamento dos visitantes a partir do momento que eles entram na loja virtual e ainda confere ao lojista a possibilidade de acompanhar a operação do negócio por meio de relatórios abrangentes.

BigData Corp.

O BigID é o sistema antifraude para e-commerce da BigData Corp. Com ele, é possível validar a identidade dos usuários de forma automática, simples e rápida.

Os cadastros feitos dentro de uma loja virtual podem ser validados de inúmeras maneiras, pois a ferramenta utiliza diferentes tecnologias, como OCR, Facematch, BackgroungCheck, etc. Além disso, ele pode ser customizado para atender a toda e qualquer necessidade.

Meios de pagamento com antifraude integrado

Alguns meios de pagamento para e-commerce, como Pagar.me, Mercado Pago e Cielo, possuem um sistema antifraude integrado.

Embora não sejam soluções tão especializadas em análise de segurança quanto às opções anteriores, elas são boas alternativas para o lojista que deseja proteger sua loja virtual, mas não tem verba suficiente para investir em uma ferramenta específica.

Antifraude com chargeback zero, como é isso?

A proposta de valor do antifraude para e-commerce é a proteção do site de vendas. Isso é um fato consolidado. O sistema que não oferece isso está totalmente fora de cogitação.

No entanto, engana-se quem pensa que um sistema como esse deve ser extremamente rigoroso. Mesmo que a lógica “quanto mais seguro, melhor” faça sentido, ela não prevê uma coisa: os clientes bem intencionados.

Soluções que oferecem chargeback zero, ou fraude zero, podem bloquear a compra dos clientes que estão comprando pela primeira vez ou que pegaram o cartão de crédito emprestado de um parente próximo (com o consentimento dele, é claro!) para finalizar um pedido – o que pode se tornar um grande problema no futuro.

Assim, é muito importante desconfiar dessas promessas boas demais para ser verdade.

Pronto para ter um e-commerce seguro e rentável?

Agora que sabe como funciona um antifraude para e-commerce e compreende a importância de implementar um na sua loja, não perca mais tempo. Avalie qual opção é mais viável para você em termos de preço e recursos.

Se ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual na Webstore e integrar sua solução antifraude de uma vez só? Sem burocracia ou complexidade. Faça o seu negócio decolar do jeito certo!

#vempraWeb

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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