Eduarda Guedes

19 de novembro de 2021

Compartilhar

Como identificar uma fraude em sua loja virtual

5 min de leitura

O hábito de fazer compras online ficou mais forte durante a quarentena, e com ele também as fraudes de comércio eletrônico. Só no primeiro mês de isolamento, houve um aumento de 18% nas tentativas de fraude. 

Esse é um problema tanto para os lojistas e profissionais de marketing quanto para os consumidores, por isso é importante entender e se proteger das táticas mais comuns. 

Com duas das datas de varejo mais populares (Black Friday e Natal) e as vendas online de crescimento mais rápido da história, é importante prestar atenção aos menores detalhes para evitar danos por fraude. 

Veja tudo o que você precisa saber sobre golpes na sua loja virtual!

O que é uma fraude?

A palavra fraude tem o significado de falsificação. Quando falamos sobre comércio digital, um golpe ocorre quando alguém faz uma compra usando os dados de outra pessoa. Veja como isso acontece: 

  •  O golpista compra com os dados de outra pessoa; 
  •  O banco verifica se há fundos suficientes para concluir a transação e aprova a compra;
  •  O produto é entregue ao fraudador; 
  •  O titular recebe a fatura do seu cartão, não reconhece a compra efetuada e nega ao banco; 
  •  A loja deve arcar com o prejuízo. 

Em geral, qualquer golpe bem-sucedido segue estas cinco etapas. Para entender melhor esse processo, é importante entender como funcionam as transações digitais.

Como saber se um pedido é fraude? 

Os hackers que trabalham com fraudes em lojas virtuais são bem articulados para que suas ações não sejam detectadas. Porém, existem alguns comportamentos que podem ser considerados suspeitos e que ajudam a identificar potenciais golpistas, tais como: 

  •  Novos clientes com compras muito grandes; 
  •  Pedidos acima da média e em prazos curtos; 
  •  Vários endereços de entrega registrados; 
  •  Múltiplas compras com diferentes cartões no mesmo endereço IP; 
  •  Diferentes endereços de cobrança e entrega; 
  •  Compra do mesmo produto em grandes quantidades.

Como evitar uma fraude?

Para evitar fraudes na sua loja virtual, é fundamental que você tome algumas providências voltadas à proteção e à segurança do seu sistema de cobrança e do processo de pagamento dos seus clientes. 

Veja abaixo alguns pontos que irão te ajudar muito a fortalecer a segurança do seu e-commerce:

Tenha um certificado de segurança

O certificado SSL para uma loja virtual é uma garantia de segurança para empresas que atuam no mercado digital. Isso garante que nenhum dado seja perdido ou roubado. 

Os clientes se sentem mais seguros, o que torna seu negócio mais confiável. 

Para obter o selo de segurança, você deve entrar em contato com as lojas certificadoras. Escolha uma certificadora com conhecimento do setor, isso garantirá ao seu e-commerce mais visibilidade e credibilidade.

Adote um sistema de análise de fraude

Um sistema de prevenção de fraude de e-commerce é um mecanismo que protege as lojas online contra fraudes. Para fazer isso, ele usa várias tecnologias que cruzam dados e analisam padrões para identificar atividades suspeitas.

Os sistemas antifraude analisam as informações do consumidor por meio de redes neurais e técnicas de inteligência artificial. 

Assim, quando o cliente acessa o e-commerce, ele pode rastrear sua localização ao longo de sua navegação. Algumas das melhores fintechs brasileiras são a prevenção de fraudes.

Verifique quantas ações o sistema pode realizar por segundo. Existem alguns, no mercado, que podem fazer cerca de 20.000 análises de transações por segundo. Identificando mudanças frequentes nos endereços dos clientes em diferentes compras.

Priorize a capacitação dos funcionários

Com funcionários bem treinados é possível identificar as inconsistências no processo de compra e na identificação do cliente. 

Um funcionário bem preparado saberá pesquisar endereços pelo CEP, identificar residências que não existem e até mesmo números de CPF inválido. 

No contato com o cliente e durante a conclusão da compra o funcionário compreenderá as possíveis formas de fraudes que podem ser aplicadas. 

Além disso, quando um cartão que não possui ao cliente for usado, é fácil saber o valor da compra. Neste caso, a operadora do cartão poderá ser avisada e o cartão bloqueado. 

Conclusão

Um e-commerce precisa de segurança para conquistar o seu cliente, hoje as pessoas optam muito mais pela segurança da entrega e dos dados do que pelo preço. 

Quanto mais seguro seu site for, maior será sua colocação nas buscas e na satisfação de compra dos clientes. 

Ter um certificado de segurança hoje é o mesmo que dizer ao seu cliente que os dados dele estão protegidos. Por isso, existe um alto volume de busca por esses selos e a necessidade que sejam verdadeiros e funcionem. 

Pense bem, uma transição bem sucedida e com segurança pode gerar outras grandes transições do mesmo cliente. 

As verificações antifraude são muito importantes também e para fazer a escolha certa veja  as referências do mercado neste assunto. Quanto mais seguro seu cliente estiver mais satisfeito ele estará. 

Por fim, analise quais são as principais fraudes dentro do seu nicho de atuação, é comum existir alguma especialidade de fraude para cada nicho de compra, por isso estude sobre o assunto o quanto a segurança pode te ajudar a ter uma loja virtual de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *