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É possível vender pela internet sem estoque?

18 de novembro de 2022

6 min

Neste artigo

Ao contrário do que muitos pensam, o sucesso em vendas não se resume em ter um estoque próprio de produtos, inclusive essa é uma estratégia que pode funcionar muito bem, especialmente para quem está começando.

No entanto, apesar de vantajosa, ela requer alguns cuidados com relação ao planejamento e à formação de parcerias para que você tenha uma logística bem estruturada.

Neste artigo, explicaremos como é possível vender pela internet sem estoque. Leia o conteúdo até o final e decida se essa estratégia faz ou não sentido para o seu negócio.

É certo vender sem estoque?

O cálculo da quantidade de produtos, a falta de espaço para armazená-los e, até mesmo, a falta de verba são questões que assombram quem tem vontade de vender na internet.

Embora alguns empreendedores afirmem que é indispensável ter um estoque grande que comporte uma ampla variedade de produtos, viemos dizer que isso se dá o contrário.

Diferente de uma loja física, onde os lojistas precisam ter uma grande quantidade de produtos estocados para atender os clientes, no e-commerce, isso não é uma exigência. Pelo menos, não inicialmente.

Para uma loja virtual nova, por exemplo, faz muito mais sentido investir em poucos produtos. Assim, é possível ajustar-se à demanda e disponibilizar novidades aos poucos.

Portanto, você pode vender sem estoque!

O que fazer antes de cogitar vender sem estoque?

Antes de decidir vender sem estoque, você precisa:

Definir o seu nicho de vendas da sua loja virtual

Se você deseja começar a vender sem estoque, cada passo do seu planejamento deve ser pensado com o objetivo de facilitar a sua vida.

Como a logística é atualmente um dos principais problemas do e-commerce brasileiro, você precisa escolher um nicho no qual a estruturação dos métodos de entrega seja mais simples.

Além disso, você precisa vender produtos que não levam muito tempo para ser fabricados ou repostos. Caso contrário, isso pode prejudicar o desempenho do seu planejamento.

Tenha sempre em mente que, se as lojas virtuais com estoque têm problemas ao implementar uma logística que funcione bem, as que não têm podem ter muito mais. 

Escolher bem seus fornecedores

Os acordos comerciais garantem que as partes interessadas sejam beneficiadas de alguma forma. No caso de quem quer vender sem estoque, é muito importante formar parcerias que facilitem o fluxo de vendas da sua loja virtual.

Entretanto, você precisa escolher muito bem os seus fornecedores para garantir que não haja obstáculos no meio do caminho, como falta de produtos ou atrasos nas entregas. 

Portanto, antes de formalizar qualquer acordo, faça uma lista de possíveis fornecedores e certifique-se de que eles ofereçam produtos de qualidade, tenham preços competitivos e sejam organizados quanto aos prazos de entrega.

Como vender sem estoque

Existem alguns meios de vender sem estoque: just in time, dropshipping, cross docking, negociação a prazo e venda sob encomenda. Explicaremos a seguir cada um deles.

Vendas just in time

Para vender sem estoque, existe uma opção chamada “just in time”. Basicamente, ela consiste em uma lógica de vendas que lhe permite trabalhar com o estoque dos fornecedores.

Nela, os produtos devem ser comprados somente quando necessário e funciona mais ou menos assim: logo que uma venda é efetivada, você procura o seu fornecedor, faz a compra e envia o produto para o cliente final. 

Dessa maneira, é possível economizar uma quantia de dinheiro que poderá ser investida posteriormente em outros setores do seu negócio.

Porém, essa técnica pode gerar custo adicional sobre o deslocamento, uma vez que você precisará retirar os produtos no estoque dos seus fornecedores.

Portanto, organize-se bem e calcule o quanto irá economizar e o quanto irá gastar para não sair no prejuízo.

Dropshipping

O dropshipping é um modelo de gestão de logística que tem sido muito utilizado no e-commerce devido a sua praticidade. Ele funciona da seguinte maneira: você recebe o pedido na sua loja virtual e encaminha as informações para o fornecedor, que ficará encarregado de separar o produto e enviá-lo ao cliente.

Nesse modelo, você não precisa se preocupar com o estoque ou com a entrega dos produtos. No entanto, para que ele funcione corretamente, é preciso se comunicar muito bem com os fornecedores para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis e que os prazos de entrega sejam cumpridos.

Logo, a atenção aos processos deve ser redobrada se adotar este modelo.

Vendas sob encomenda

As vendas sob encomenda são bem fáceis de implementar na sua estratégia. Basicamente, você anuncia os produtos de um fornecedor e os encomenda apenas caso eles sejam comprados.

Porém, diferente do dropshipping, a responsabilidade de embalar os produtos e enviá-los aos clientes é sua!

Negociação a prazo

A negociação a prazo é uma estratégia muito simples, que também traz algumas facilidades para quem pretende vender sem estoque. De modo geral, você adquire uma quantidade de produtos e só paga os fornecedores depois de um tempo.

Assim, é possível trabalhar com os produtos dos fornecedores e, ainda, ganhar tempo para vender os itens adquiridos e pagar por eles dentro 30 ou 40 dias — dependendo do prazo que vocês tiverem acordado previamente.

Cross Docking

Cross Docking significa “Cruzando as docas”. O termo surgiu para explicar um sistema em que as mercadorias descarregadas nos galpões, pelos navios, eram transportadas por meio de esteiras automatizadas para caminhões já organizados por região.

No e-commerce, esse modelo de distribuição funciona de uma forma parecida. Assim que o pedido de compra é liberado, o produto é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o encaminha para o cliente.

O Cross Docking é um meio ágil e prático de vender sem estoque. No entanto, é necessário sincronizar com muita atenção todas as etapas para garantir que os produtos não sejam danificados ao longo do trajeto.

Mas, afinal, vale ou não vale a pena vender sem estoque?

Vender sem estoque é uma excelente solução para quem deseja resultados rápidos e não tem como arcar com os custos de armazenagem de um estoque.

Contudo, isso deve ser feito com bastante cautela e por um curto período. Assim que tiver recursos suficientes, o ideal é que você utilize parte dos lucros da sua loja virtual para montar um estoque próprio. Isso fará com que você agilize as entregas e reduza custos com deslocamentos constantes até os fornecedores.

Se você está pensando em vender sem estoque, mas ainda não vende pela internet, o que achar de criar uma loja virtual na Webstore? Além de ter tudo o que precisa para deixar a sua loja nos trinques, contamos com uma super equipe à disposição para ajudá-lo.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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