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Como vender alimentos e bebidas online com sucesso

16 de janeiro de 2024

7 min

Neste artigo

Vender alimentos e bebidas, hoje, é uma tarefa mais fácil — e com mais chances de sucesso. Desde a pandemia de COVID-19 e o período em que muitos brasileiros trabalharam (e fizeram outras atividades) de casa, esse setor se transformou.

O 45.º relatório Webshoppers, da Ebit/ Nielsen destacou que o principal motivo de compra, em 2023, em aplicativos de supermercado é a comodidade de não precisar sair de casa. Quase 70% dos respondentes selecionaram essa alternativa, e promoções especiais (55%), economia de tempo (45%) e entrega rápida (38%) completam a lista.

E se o desafio de vender esses produtos vai além da apresentação de um cardápio digital, preparamos uma lista de ingredientes e um modo de preparo que não podem faltar na sua receita de sucesso. Ainda mais falando do mercado que cresceu 128% em 2022 e pode impulsionar o seu faturamento como fermento de bolo!

Passo 1: prepare seu cardápio online

Assim como um supermercado tem os setores de produtos, sua loja virtual de alimentos e bebidas precisa das seções, categorias e dos filtros para que os usuários encontrem facilmente tudo o que precisam.

As palavras-chave também são importantes porque funcionam tanto para a sua loja quanto para os mecanismos de busca, além de serem uma outra forma de localizar os produtos com o mínimo de cliques. Quanto mais eficiente for o cadastro de produtos, mais rápido eles saem da sua prateleira e vão para o carrinho do cliente!

Não se esqueça das seções especiais ou temáticas como “promoções”, “tudo para o almoço de domingo” ou até mesmo “lista do churrasco”.

Passo 2: selecione os melhores ingredientes

Como uma boa receita, a qualidade dos produtos da sua loja faz toda a diferença para o sucesso em vender alimentos e bebidas online. Por isso, selecione as melhores marcas nas categorias que decidir vender e capriche na apresentação de cada um dos produtos! 

Imagens de alta resolução permitem ver detalhes que podem fazer a diferença no processo de decisão, por exemplo. Utilizar técnicas de SEO na descrição das fotos também ajuda a aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca. 

A qualidade dos seus produtos também tem relação direta com a reputação da sua loja, o que fica visível nos feedbacks e avaliações que seus clientes fazem sobre você — o que é fundamental para garantir mais consumidores. 

>> Leia mais: Guia de SEO para lojas virtuais: segredos e táticas para ranquear melhor nos buscadores 

Passo 3: escreva descrições deliciosas

Na sua receita de sucesso para vender alimentos e bebidas online, a combinação certeira é de boas imagens com descrições interessantes. Elas devem ser tão irresistíveis juntas quanto a sobremesa clássica “Romeu e Julieta”, para lembrar apenas uma delícia da gastronomia brasileira.

As descrições dos produtos devem ser quase saborosas, com uma linguagem persuasiva e convidativa, destacando os sabores e diferenciais de cada item na sua loja. Com as palavras-chave para a otimização de SEO, os mecanismos de pesquisa serão tão ágeis em apresentar o seu site quanto um caixa de rápido de supermercado.

Passo 4: garanta uma navegação suave como chantili

A boa navegação do seu site é como uma cozinha organizada: tudo fica mais fácil a partir daí. Construa as categorias e o sistema de busca para que sejam eficientes, oferecendo um processo de compra intuitivo e um checkout simplificado. Esses ingredientes são fundamentais tanto para uma boa experiência de compra quanto para o crescimento do seu faturamento — que não sofre com o abandono de carrinho

Também faça testes de usabilidade regularmente para garantir que tudo funcione no seu site e adote ferramentas de acessibilidade para que pessoas com deficiência também consigam comprar na sua loja. 

Passo 5: crie promoções de dar água na boca

Segundo o relatório Webshoppers 2023, as promoções são o segundo motivo para os brasileiros comprarem em aplicativos de supermercados — e essa deve ser a sua motivação. 

Ofereça promoções especiais, com combos, descontos ou até mesmo brindes surpresas a partir de determinado valor do pedido. 

Passo 6: ofereça uma entrega eficiente

Se você não deixa seu prato esfriar no restaurante ou só coloca alimentos congelados no carrinho quando já está terminando sua lista de supermercado, precisa ter rapidez na entrega dos produtos. Sua loja virtual deve fazer uma entrega rápida e eficiente de todos os pedidos. 

Analise toda a gestão logística da sua loja, mantenha seu estoque organizado e atualizado, informe seus clientes sobre o andamento do pedido e ofereça até rastreamento da entrega. 

Essas medidas são excelentes para aumentar a satisfação do cliente e também refletem nas avaliações da sua loja — que esperamos que sejam sempre positivas. 

>>Leia mais: Como ter uma Logística Eficiente em Vendas Online

Passo 7: use as redes sociais como ingrediente extra

As redes sociais são ferramentas de divulgação, de atendimento e de vendas — e isso não é diferente para vender alimentos e bebidas online. Crie conteúdos deliciosos, com fotos, histórias, receitas e até mesmo promoções exclusivas. Reforce a reputação da sua loja, interaja com seguidores, aumente a presença online da sua marca. 

Aproveite também para criar conteúdo temático para celebrar diversas datas comemorativas da gastronomia e da alimentação. Confira a nossa seleção: 

Janeiro

  • Dia Mundial do Queijo — 20 de janeiro
  • Dia Internacional do Vinho do Porto — 27 de janeiro

Fevereiro

  • Dia do Tomate — 1 de fevereiro
  • Dia Mundial das Leguminosas — 10 de fevereiro
  • Dia da Ressaca — 28 de fevereiro

Março

  • Dia da Pipoca — 11 de março
  • Dia de São Patrício — 17 de março
  • Dia Mundial Sem Carne — 20 de março
  • Dia do Pão Francês — 21 de março
  • Dia do Waffle — 25 de março
  • Da do Cacau — 26 de março

Abril

  • Dia do Fondue de Queijo — 11 de abril
  • Dia do Café — 14 de abril
  • Dia do Churrasco — 24 de abril
  • Dia Internacional do Milho — 24 de abril

Maio

  • Dia Mundial do Atum — 2 de maio
  • Dia Mundial do Whisky — 20 de maio (ou 3.º sábado de maio) 
  • Dia Nacional do Café — 24 de maio
  • Dia Internacional do Hambúrguer — 28 de maio
  • Dia Mundial da Batata Frita — 30 de maio

Junho

  • Dia Mundial do Leite — 1 de junho
  • Dia Nacional do Vinho — 4 de junho (ou 1.º domingo de junho)
  • Dia do Ceviche — 28 de junho

Julho

  • Dia Mundial do Chocolate — 7 de julho
  • Dia da Pizza — 10 de julho
  • Dia Nacional do Biscoito — 20 de julho
  • Dia Internacional da Tequila — 24 de julho
  • Dia da Lasanha — 29 julho

Agosto

  • Dia Internacional da Cerveja — 4 de agosto (ou 1.ª sexta-feira de agosto)
  • Dia Mundial da Ostra — 5 de agosto
  • Dia do Pão de Queijo — 17 de agosto
  • Dia da Pimenta do Reino — 29 de agosto
  • Dia do Bacon — 31 de agosto

Setembro

  • Dia do Cachorro Quente — 9 de setembro
  • Dia Nacional da Cachaça — 13 de setembro
  • Dia do Sorvete — 23 de setembro

Outubro

  • Dia Mundial do Ovo — 13 de outubro (ou 2.ª sexta-feira de outubro)
  • Dia Internacional da Maçã — 21 de outubro
  • Dia Mundial do Macarrão — 25 de outubro

Novembro

  • Dia do Sushi — 1 de novembro

>> Leia mais: Redes sociais: Guia prático para a produção de conteúdo 

Se o comércio eletrônico de alimentos e bebidas está em crescimento com a mudança de hábitos dos consumidores desde o início da pandemia de COVID-19, a sua loja virtual tem muitas chances de sucesso com essas dicas para vender mais. Aproveite e conheça as soluções Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja. Com integrações nativas e mais de 300 funcionalidades disponíveis, fazemos do seu sucesso a nossa história!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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