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Casas Bahia Marketplaces: Guia de sucesso para lojistas

15 de fevereiro de 2024

6 min

Neste artigo

No ambiente eletrônico, ter uma loja virtual é apenas um dos passos na conquista do sucesso. Outro passo é a presença nos principais marketplaces do mercado, relacionados ao nicho da sua loja. Vender no Casas Bahia marketplace, antigo Via Varejo, é uma decisão inteligente para lojistas do setor eletrônico.

O Grupo Casas Bahia surgiu na década de 1960 com a fundação da primeira loja das Casas Bahia, na região do ABC paulista. Em 1999, o site CasasBahia.com.br marca a entrada do grupo no e-commerce, e em 2013 ocorre o lançamento do marketplace. 

Este guia detalha estratégias de venda para o marketplace Casas Bahia, focando em aspectos fundamentais para sua loja se destacar em um ambiente altamente competitivo.

Faça seu cadastro como vendedor no marketplace

Como todo marketplace, o primeiro passo é tornar-se um lojista na área "Cadastre sua loja". Nessa página, você deverá inserir as principais informações sobre sua loja, incluindo o CNPJ. Qualquer empresa pode vender no Marketplace, até mesmo os MEIs. 

A partir do envio das informações, seu cadastro será analisado pelo Grupo Casas Bahia, e receberá as orientações dos próximos passos por e-mail para configurar sua conta. Com tudo feito, você já pode cadastrar seus produtos e começar a vender. 

No Casas Bahia marketplace, não há custos para criar sua loja, que estará automaticamente em três das maiores marcas do varejo brasileiro: Ponto, Casas Bahia e Extra. Você paga apenas uma taxa pelas vendas realizadas, em percentuais que variam entre 18,5% e 21% de acordo com a categoria do produto. 

Acompanhe sempre as atualizações da página inicial do Marketplace, pois o Grupo Casas Bahia lança promoções para os lojistas, reduzindo as taxas cobradas. Durante quase todo o ano de 2023, a campanha promocional manteve a taxa, em todas as categorias, para 17%.

>> Leia mais: Entendendo as taxas e comissões dos principais marketplaces

Prepare seu estoque para o Casas Bahia marketplace

O marketplace do Grupo Casas Bahia é um dos principais do mercado para o segmento de eletrônicos, e os números não mentem: são mais de 350 milhões de visitas por mês e mais de 95 milhões de usuários ativos.

Além de produtos eletrônicos, o marketplace abrange 50 categorias de produtos, incluindo cosméticos e brinquedos. É possível também vender alimentos e bebidas no marketplace da Casas Bahia. Como vantagem, você tem um canal de vendas muito acessado, com uma reputação consolidada no cenário nacional e diversas facilidades como lojista. Ou seja, o potencial de sucesso é enorme. 

Por isso, vender no Casas Bahia marketplaces pode demandar mais do seu estoque. Então, atualize seu planejamento de vendas e garanta um reforço nos seus produtos para que seus consumidores recebam seus pedidos no prazo e com a mesma qualidade de sempre. 

Publique seus produtos no marketplace da Casas Bahia

Depois de se cadastrar como lojista, você precisa conectar o sistema da sua loja virtual ao marketplace da Via Varejo para começar as vendas. Se tiver uma plataforma de e-commerce que permita a gestão centralizada, os produtos que já estiverem cadastrados na sua loja serão automaticamente enviados para o sistema do marketplace. 

A facilidade de administrar suas vendas de forma centralizada também é vantajoso para seus clientes, que terão um atendimento mais rápido ao concluírem seus pedidos. 

Esse é mais um motivo para se dedicar ao cadastro dos produtos, pois eles ajudam os consumidores a encontrarem mais rapidamente o que procuram e também podem ser indexados pelos mecanismos de buscas. Quanto mais divulgação sua loja tiver, mais chances você tem de concretizar vendas. 

Aproveite as soluções Casas Bahia para vendedores

Ao vender no Casas Bahia Marketplace, você tem que arcar com os custos com frete normalmente, mas pode utilizar o Ennvias — o serviço de logística do marketplace. 

Adotando o envio da Casas Bahia, você pode oferecer frete grátis nas compras a partir de R$69,90 e receber um desconto no custo logístico, de acordo com os indicadores de atendimento da sua loja e a modalidade de envio. 

O desconto pode ser de 40% a 80% do frete. Lojas com notas baixas (de 1 a 3) pagam o valor integral independente da adoção do Ennvias. Mais uma razão para oferecer um atendimento online de qualidade para todos os seus clientes, não é? 

O Casas Bahia marketplace também disponibiliza serviços pagos de anúncios e impulsionamento de produtos e uma ferramenta de fulfillment para e-commerce, que apoia o armazenamento e a gestão das entregas

>> Leia mais: Logística para e-commerce: o que é, como fazer, as melhores transportadoras e soluções! 

Faça do seu preço um diferencial no marketplace

O preço é um fator decisivo para clientes escolherem um produto, especialmente em um marketplace — onde há mais de uma oferta do mesmo item a poucos cliques. E claro que um preço competitivo pode ser o diferencial para a sua loja. 

Para garantir que a sua venda seja interessante para o cliente e financeiramente saudável para sua loja, existem algumas questões que devem ser levadas em conta. Além de valores como custos de produção, armazenagem e logística, a margem de lucro precisa entrar na conta, e os preços da concorrência também. 

Pesquise as ofertas de outros lojistas para produtos similares aos seus no marketplace da Via Varejo e em outros canais. 

Os custos de estar no marketplace não podem ser desconsiderados, sob o risco de prejudicar a saúde financeira da sua loja. Lembre-se que a Casas Bahia cobra uma comissão que varia entre 18,5% e 21% sobre cada venda, o que significa que essa taxa também deve ser contabilizada na precificação dos produtos. 

Pensar em promoções e descontos é sempre uma excelente forma de atrair clientes, mas tenha certeza de que essas ofertas não trarão prejuízos a você. 

Potencialize seus planos de sucesso nas vendas online

Vender seus produtos em um marketplace, além da sua loja virtual, pode ser um desafio. Gerenciar seu estoque, administrar diferentes fornecedores de logística, garantir os prazos das plataformas, manter a qualidade da embalagem…

Por isso é tão importante escolher uma plataforma com integrações nativas com o Marketplace Casas Bahia e muitos outros marketplaces e soluções, como ERPs, meios de pagamentos, logística e outros recursos importantes para a boa performance da sua loja virtual.

 Conheça as soluções completas da Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja, que além de atender a todos esses requisitos, ainda não cobra taxas sobre suas vendas.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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