Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Marketing e vendas

Fulfillment para e-commerce: como melhorar os resultados do seu negócio?

18 de janeiro de 2023

5 min

Neste artigo

Fulfillment para e-commerce é um conjunto de ações criado para que lojas virtuais alcancem a eficiência logística e operacional investindo menos tempo, espaço e dinheiro.

À medida que o seu negócio cresce, fica cada vez mais complicado gerenciá-lo. Todas as atividades, do processamento do pedido até a efetiva entrega, consomem tempo e custam caro caso não sejam bem definidas.

Segundo o estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), considerando apenas as despesas logísticas, o comércio eletrônico gasta 65,9% com frete, 34,1% com armazenagem e 14,8% com manuseio de mercadorias.

Adotar o fulfillment na sua estratégia é um jeito de melhorar as operações e os resultados da sua loja virtual sem precisar gastar tanto para que isso aconteça.

Continue a leitura até o final para entender mais a fundo o que é e como funciona o fulfillment para e-commerce.

O que é fulfillment?

Fulfillment (ou Order Fulfillment) é o conjunto de ações executadas a partir do momento que o cliente faz o pedido até o pós-vendas.

Sendo assim, basicamente, ele abrange todo o fluxo de operacional de um comércio eletrônico.

Por ser um processo extenso que passa por muitas pessoas até chegar ao cliente final, você precisa se certificar de que ele seja o mais fluido e eficiente possível.

Ainda que a qualidade do seu produto seja inquestionável, a sua loja pode perder alguns pontos com os consumidores se o preço do frete for caro ou se eles tiverem dificuldade de entrar em contato com você para iniciar o processo de troca ou devolução.

Afinal, a experiência do cliente ao longo da jornada de compra é o que realmente conta.

Como o fulfillment apresenta para você um panorama geral da real situação dos seus processos - do processamento do pedido até o aftermarket -, a sua loja passa a ter um ótimo desempenho.

Como funciona o fulfillment para e-commerce?

Existem duas maneiras de implementar o fulfillment no seu e-commerce. A primeira é desenvolver uma estratégia muito bem elaborada para integrar as áreas de logística, operações e atendimento da sua loja virtual e coordenar todas as etapas de perto.

A segunda, que é mais comum e prática, é contar com empresas especializadas. Isso porque ao contratar este tipo de serviço, toda a responsabilidade de armazenagem, separação, embalagem e transporte fica com as terceirizadas. Você apenas recebe os pedidos dos clientes, cuida do pós-vendas e repõe o estoque.

Vale enfatizar que, em alguns casos, até o pós-vendas pode ser negociado.

Após a contratação, o encaminhamento de pedidos se dá da seguinte forma: você integra o seu ERP ao sistema da terceirizada e pronto. Ela cuida de tudo para você!

Vantagens do fulfillment para e-commerce

Ações bem estruturadas impactam a sua rotina, o seu bolso, as vendas da sua loja e a impressão que a sua marca passa para os clientes.

Confira, com mais detalhes, as vantagens do fulfillment:

1. Economiza tempo

Ao terceirizar a gestão de logística, você tem mais tempo para se dedicar a outras atividades importantes para sua loja virtual, como campanhas ou estratégias de retenção.

2. Reduz custos

Uma vez que não precisa arcar com os custos de manutenção de um armazém para estocar seus produtos, sobra mais verba para investir em melhorias pontuais.

Além disso, empresas de fulfillment tem mais condições de oferecer preços mais competitivos de frete, o que é muito vantajoso para você e para os seus clientes.

3. Diminui a taxa de reclamações

As chances dos prazos serem muito longos ou dos pedidos não chegarem dentro do prazo são bem menores. Logo, a taxa de reclamações na sua loja virtual reduzem drasticamente.

4. Melhora a reputação da sua marca

A agilidade na entrega e a qualidade no atendimento melhoram a visão que seus clientes têm não apenas sobre seus produtos e serviços, mas sobre a sua marca como um todo.

5. Aumenta a escalabilidade do seu negócio

O serviço de fulfillment pode acompanhar e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Ainda que você não esteja pronto para adotar o fulfillment de uma vez, você pode terceirizar a logística em datas sazonais, que são os períodos em que há mais demanda.

Como otimizar o fulfillment no meu negócio?

Como dissemos, um dos pré-requisitos para que o fulfillment funcione bem é que você tenha um ERP integrado à sua loja virtual.

Portanto, umas das formas de otimizar o processo de logística do seu negócio é contar com uma plataforma robusta e de alta performance, que ofereça integrações com os principais ERPs e demais aplicativos para que possa fazer um bom controle de estoque e atendimento ao cliente.

A plataforma da Webstore tem todos os recursos de que você precisa para gerenciar o fluxo de entrada e saída dos seus produtos (de um armazém próprio ou de um terceiro), organizar os seus pedidos e acompanhar os envios.

Pronto para implementar o fulfillment na sua estratégia?

O fulfillment para e-commerce é um grande ativo para qualquer loja virtual que deseja o sucesso em vendas. Agora que sabe disso, inclua essa ação no seu plano de logística para ganhar eficiência operacional e melhorar a experiência dos seus clientes.

Lembre-se de sempre mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment para se antecipar quanto a problemas e entender quais etapas precisam melhorar. Dessa forma, você garante que o seu negócio cresça de forma positiva e contínua.

Caso você já tenha um e-commerce e queira fazer um upgrade na operação da sua empresa, migre sua loja virtual para Webstore! Temos os recursos e integrações certos que ajudarão as suas vendas decolarem.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos