Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Logística e frete

Logística: o grande desafio do lojista no e-commerce

14 de outubro de 2020

4 min

Neste artigo

O crescimento do e-commerce brasileiro está em um momento acelerado, visto que só no mês de julho a expansão foi de 78% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Você já parou para pensar em quanto a alta demanda sobrecarrega as empresas de entrega? Pois é, chegou a hora de pensar melhor em uma área essencial e que realmente pode fazer a diferença no sucesso da sua loja virtual: a logística.

O que é logística?

         Logística nada mais é do que todo o processo de planejamento, execução e controle do transporte, da movimentação e do armazenamento dos produtos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o gasto com frete representa 58% dos gastos com logística, enquanto armazenagem representa 23% e manuseio 19%.

O que você precisa saber para melhorar a logística do seu e-commerce

      Sem uma boa logística, seus clientes vão ficar insatisfeitos com a experiência de compra em seu e-commerce, não vão voltar a comprar e também não vão recomendar a sua loja virtual. Confira abaixo alguns pontos fundamentais e que realmente você precisa saber para melhorar a logística do seu e-commerce, fazendo com que o produto chegue de forma perfeita ao cliente, no menor tempo possível e com o mínimo de gastos!

o desafio da logística no e-commerce

A importância de modernizar processos

         Para assegurar bons resultados na experiência de compra de seus clientes e também a fidelização dos mesmos é essencial investir em modernização de processos. Uma boa plataforma de e-commerce, por exemplo, vai conseguir prever cada um dos passos que a empresa deverá seguir no processo de logística, além de integrar estoque físico com virtual, entre outros. Também é recomendado investir em uma plataforma de gestão empresarial, para que todas as informações da sua loja virtual estejam organizadas, facilitando assim todos as etapas da logística.

Logística reversa precisa de atenção

      O processo de devolução dos produtos por parte de clientes precisa ser bem definido e claro. Embora possa ser uma situação desagradável, ela acontece com frequência e é garantida por lei aos consumidores. Por isso, facilite e tente melhorar a experiência do cliente com uma logística reversa de qualidade e simples, pois isso só vai contar pontos a mais para a sua loja virtual.

Logística de armazém é um ponto crítico em e-commerce

         Os processos de armazenagem, separação e expedição precisam ser organizados e eficientes, para que não haja demora no processamento do pedido na sua loja virtual e o prazo para entrega acabe sendo afetado. A chamada logística de armazenamento, portanto, precisa receber e gerenciar o estoque de forma rápida e segura e, para isso, é indicado ter um layout de armazém que simplifique a retirada dos produtos, além de cuidados com a conservação dos mesmos, seja em condições de armazenamento, embalagens, controle de validade, etc.

Estratégias de custo de frete precisam ser analisadas

         É realmente importante que os custos com frete também sejam analisados pelo lojista e esse é visto como mais um desafio do setor de e-commerce, pois muitas vezes o valor do frete pode até mesmo ultrapassar o valor do produto e inviabilizar a compra. Uma boa dica é investir em softwares de inteligência artificial, que vão ajudar a definir o melhor trajeto para a viagem, auxiliar o entregador com GPS, tornar a confirmação de entrega automática, entre outros. Além disso, também pode ser interessante analisar estratégias como frete grátis para um valor mínimo de pedido ou mesmo o frete fixo.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos