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Entendendo as taxas e comissões dos principais marketplaces

19 de outubro de 2023

5 min

Neste artigo

Vender em marketplaces é uma estratégia poderosa, capaz de impulsionar seu faturamento e garantir um crescimento sólido para sua loja. É necessário ficar de oho nas taxas e comissões dos principais marketplaces para garantir mais rentabilidade.

O preço dessa estratégia são os valores cobrados pelas plataformas, que podem incluir o uso de ferramentas de pagamentos, sistemas de entrega e até anúncios. 

Por isso é fundamental entender quais as tarifas de alguns dos principais marketplaces brasileiros. Assim, você consegue construir uma estratégia de precificação saudável e maximizar seus lucros. 

Quanto custa vender no Mercado Livre?

O Mercado Livre é um gigante do comércio eletrônico no Brasil, e pioneiro no quesito marketplace. São milhões de visitas por mês, o que reflete, sem dúvida, na base de clientes - e nas vendas da sua loja. 

Para vender neste marketplace, você não é obrigado a pagar pela taxa de anúncio, mas isso também significa que você tem menos chances de alcançar os usuários que serão seus clientes. Os anúncios grátis têm duração limitada a 60 dias. Nas demais categorias, você tem mais alcance e os anúncios têm duração ilimitada. 

Ao vender qualquer produto na categoria grátis você não paga nenhuma comissão sobre as vendas. Nas categorias clássico e premium, a cobrança varia entre 10% e 19%, a depender da categoria de anúncio e do produto. Além disso, vender nas duas categorias exige o pagamento da taxa R$6 de custo fixo por unidade vendida em produtos abaixo de R$79.

Taxas e comissões para vender no Magazine Luiza

A Magazine Luiza tem ganhado destaque como um dos principais marketplaces no Brasil e atualmente está no topo do ranking das plataformas, com milhões de acessos mensais. Por meio do Parceiro Magalu, você tem acesso a uma infraestrutura completa de gestão da sua loja (física e virtual). Também tem acesso a ferramentas de anúncios e ao sistema de entregas, além de poder gerenciar os perfis nas redes sociais. 

No Magalu, as cobranças são feitas de acordo com as vendas, e a tarifa inicial é de 10,80% de comissão, mais o custo fixo de R$5, para produtos com preço a partir de R$10. 

Quanto pago para vender no marketplace da Shopee?

A empresa, fundada em Cingapura, cresceu rapidamente no Brasil, vendendo tanto produtos nacionais quanto importados da China. Atualmente, é um dos principais marketplaces no Brasil, com milhões de acessos mensais. 

Ao vender dentro da Shopee, o lojista paga uma comissão padrão de 14% sobre cada item vendido, com limite máximo de R$100 de taxa. Se desejar, o vendedor pode utilizar a Central do Vendedor, uma plataforma para gestão de vendas, com ferramentas de marketing e logística disponíveis gratuitamente.

A Shopee é famosa por suas diversas campanhas ao longo do ano, para além de datas comemorativas conhecidas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais. 

Quais as taxas para vender nos marketplaces B2W?

Americanas, Shoptime e Submarino: todos esses marketplaces são do grupo B2W, e oferecem um amplo alcance no cenário nacional. Juntos, os três sites somam mais de um milhão de acessos - o que pode impulsionar suas vendas rapidamente. 

Para vender no marketplace da Americanas, você paga uma comissão que varia de 16% a 19% sobre o valor do produto, a depender da categoria. 

O frete pode ser incluso na cobrança, a depender da modalidade escolhida por você. Lojistas que optarem pelo Americanas Entregas têm parte do frete subsidiada pelo marketplace, de acordo com peso e preço do produto, e a pontuação da loja na plataforma. 

No Submarino, o lojista paga uma comissão de 16% e uma taxa fixa de R$5 sobre cada produto vendido. Benefícios como frete grátis e diversos meios de pagamento também estão disponíveis. 

O Shoptime, outro marketplace do grupo, cobra a comissão fixa de 16% sobre cada venda. O Shoptime possui, ainda, o canal de TV exclusivo para venda de produtos. 

O Grupo B2W oferece treinamentos e conteúdos educativos para todos os parceiros por meio da  Universidade B2W Marketplace, com materiais para os mais variados níveis de maturidade da loja. 

É caro vender na Amazon?

A Amazon oferece, além de vendas próprias, um marketplace para mais de 30 categorias de produtos. Para se cadastrar como lojista, você precisa assinar o plano profissional - no valor mensal de R$19. O plano individual tem o custo de R$2 por item vendido. 

Além do plano de venda, você paga entre 8% e 15%, a depender da categoria de produto, e os custos de envio, a partir de R$12,95/ unidade, de acordo com o peso do produto enviado.

A Amazon também conta com a Amazon University e diversos vídeos de treinamento para capacitar os vendedores. 

Qual é a taxa de comissão da Via Varejo?

O Grupo Via Varejo, que administra as marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br, cobra comissão única de 17% pelas vendas. A promoção é válida até 31/12/2023 e depois desse período, as taxas variam entre 14% e 18%.

Ao se cadastrar nos marketplaces do grupo, o lojista também tem acesso ao sistema de envios, à plataforma de ensino para lojistas e à ferramenta de anúncios. 

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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