Gustavo Perina

24 de maio de 2021

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Como abrir uma loja virtual de cama, mesa e banho

6 min de leitura

Produtos de cama, mesa e banho têm uma procura constante em todas as localidades, pois são produtos comumente utilizados na rotina do dia a dia. Portanto, o consumo destes itens parte tanto de donas de casa, quanto de empresas que oferecem serviços onde esse tipo de produto é muito utilizado, como hotéis e pousadas.

Além disso, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em função da pandemia e do isolamento social, os brasileiros estão investindo muito mais em produtos destinados ao lar do que em vestuário. No primeiro semestre de 2020, o comércio do setor de cama, mesa e banho cresceu 23,5%, enquanto o varejo de vestuário teve uma queda de 38,6% de janeiro a maio.

As vendas online tiveram um crescimento ainda mais expressivo, aumentando em 75%. Isso significa que o aquecimento do segmento de cama, mesa e banho deve seguir crescendo e, mais do que isso, o mercado de e-commerce para o lar é uma das grandes apostas do comércio eletrônico para este ano.

O interesse dos consumidores em valorizar o tempo vivido em casa, que tem sido muito maior neste período de pandemia, repercute também no desejo de investir mais nos ambientes para que eles se tornem mais confortáveis e funcionais. Por isso, esta é uma excelente oportunidade para quem deseja abrir uma loja virtual de cama, mesa e banho ou migrar sua loja física para a internet.

Que tipos de produtos eu posso vender?

Na hora de abrir uma loja virtual de cama, mesa e banho, é importante observar a variedade de produtos que este mercado demanda. A comercialização de artigos para o lar prevê uma diversidade de modelos, cores e formatos diferentes.

Veja, abaixo, algumas sugestões de produtos que podem ser vendidos na sua loja virtual de cama, mesa e banho:

  • Toalhas de banho, rosto e mesa;
  • Tapetes;
  • Enxovais;
  • Jogos de cama;
  • Edredons, cobertores e mantas;
  • Lençóis e fronhas;
  • Cobre leitos;
  • Almofadas e capas para sofás;
  • Cortinas.

Muitos dos lojistas deste nicho possuem um amplo conhecimento do mercado e alguns fazem, inclusive, a confecção própria dos produtos. Talvez este não seja o seu caso, mas não se preocupe, você pode fazer uma boa pesquisa e encontrar excelentes fornecedores de enxovais para sua loja virtual de cama, mesa e banho.

Quanto eu devo investir?

O investimento inicial para abrir uma loja virtual de cama, mesa e banho é muito variável. Há pessoas com condição de investir mais logo no início e outras menos. Essa, portanto, é uma informação que depende de diversos fatores.

O fato é que a maior parte do investimento será aplicado na compra do estoque inicial de produtos. Além disso, você terá outros custos ao escolher iniciar sua loja virtual em uma plataforma de e-commerce.

Na sua loja virtual de cama, mesa e banho, você não precisará investir em uma decoração sofisticada e moderna ou na compra de balcões e expositores, mas a sua página será a sua vitrine, por isso, uma parte do seu investimento deve se concentrar na construção de um site funcional, seguro e responsivo.

Estoque, logística e ferramentas de marketing digital também entram na conta do investimento inicial para abrir uma loja virtual para o lar, pois são essenciais para garantir estabilidade e sucesso ao seu negócio.

Como montar uma loja virtual de cama, mesa e banho?

Planejar sua loja virtual de cama, mesa e banho com dedicação, paciência e esforço é o melhor caminho para criar um negócio forte, consistente e de sucesso. Por isso, a seguir, separamos um passo a passo das etapas essenciais na criação da sua loja virtual.

Definições iniciais

O primeiro passo na construção do seu negócio, é definir o tamanho que você deseja que a sua loja virtual de cama, mesa e banho tenha e quais são os produtos que você gostaria de ter autoridade para vender.

Essa definição deve ser baseada, entre outras coisas, no seu orçamento. Além disso, é preciso ter alguns produtos como linha de frente nas vendas, definindo para eles um diferencial competitivo em relação à concorrência – pode ser preço, qualidade, diversidade etc. – e construindo autoridade para seu e-commerce no mercado.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é essencial para a criação de qualquer negócio. Ela irá guiar o seu planejamento e as estratégias elaboradas para vender e para divulgar sua loja virtual de cama, mesa e banho.

Nesta pesquisa é importante analisar o público, a concorrência, o produto, o contexto mercadológico e todos os aspectos que dizem respeito ao segmento de mercado em que o seu e-commerce está inserido.

Planejamento

O planejamento inicial é essencial para que sua loja virtual de cama, mesa e banho possa ser iniciada com o máximo sucesso. Ele serve para que você possa mapear as melhores oportunidades de mercado, avaliar os riscos, entender a estrutura necessária para fazer o seu negócio funcionar, definir o investimento e também os custos da empresa nos seus primeiros meses de operação.

Fornecedores

A busca por fornecedores também é uma etapa que não pode ser negligenciada, pois sem eles é impossível manter o estoque e atender às necessidades dos clientes. Busque bons fornecedores de enxovais para a sua loja virtual de cama, mesa e banho e tenha, pelos menos, 2 ou 3 opções para cada produto. Desta forma, seu estoque não fica dependendo apenas de um fornecedor e você garante a saúde do seu e-commerce.

Divulgação

Não basta criar uma loja virtual, é preciso divulgá-la. Para que seu e-commerce venda é necessário que as pessoas cheguem até ele e, para isso, você deve investir em marketing digital, criando estratégias coerentes com o seu negócio e atraentes para o seu público-alvo.

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