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Como preparar o planejamento do seu e-commerce para 2021

18 de fevereiro de 2021

4 min

Neste artigo

O ano de 2020 foi um marco para muitos lojistas, os quais precisaram readaptar a operação para o ambiente online. Na mesma medida, a pandemia de coronavírus fez muitos consumidores se distanciarem das lojas físicas e procurarem os e-commerces. Para se ter ideia, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo, 7,3 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra em uma loja virtual apenas no primeiro semestre de 2020. Isso equivale a um crescimento que equivale a 40% do total de compradores, a maior alta em 20 anos.

Nesse contexto, além das oportunidades que se abriram a partir das mudanças de mercado, estão a alta concorrência e clientes cada vez mais exigentes em relação à experiência de compra com uma marca. Por isso, para se destacarem perante seus concorrentes e os potenciais clientes, os empreendedores que ainda não desenvolveram o planejamento para 2021, devem fazê-lo o quanto antes.

Quer saber como preparar sua loja virtual da melhor forma para atrair, conquistar e fidelizar clientes? Então acompanhe o nosso post!

7 dicas para um e-commerce se preparar para 2021

Apesar das mudanças rápidas no mercado, as quais levaram muitos negócios a adiantarem seu planejamento de inserção no setor de e-commerce, o que acabou por trazer certa preocupação, a boa notícia é que, por meio de algumas etapas, é possível alcançar bons resultados. Veja 7 dicas para alcançar esse objetivo:

1. Conheça o calendário 2021

Um dos primeiros passos para uma loja virtual aproveitar as boas oportunidades relacionadas ao consumo online é ficar atenta às datas comemorativas em 2021. Para isso, você deve se valer de um calendário e, juntamente com sua equipe, analisar em quais dias do ano as vendas tendem a subir. A partir daí, pode desenvolver ações específicas voltadas a cada um deles.

2. Defina objetivos e metas

Não há como ter crescimento sem um propósito bem estruturado. Na prática, isso significa que os bons resultados dependem diretamente da definição dos objetivos para o ano em questão, os quais podem ser trimestrais, semestrais e anuais. Desse modo, os colaboradores trabalharão com mais motivação em prol das metas esperadas pela marca.

3. Repense a experiência do cliente

É provável que o seu negócio já priorize a experiência do cliente, pois trata-se de uma ação  imprescindível para se manter no mercado atual. Todavia, sempre é possível melhorar.

De modo geral, você deve analisar os diferentes fatores que compõem as percepções positivas, como formas de pagamento, tipos de frete e checkout facilitado, por exemplo, para  verificar se é possível implementar melhorias, as quais consequentemente contribuem para o aumento nas vendas.

4. Envolva a sua equipe

Outro aspecto que contribui diretamente para o sucesso de uma loja virtual é o envolvimento de todo o time no planejamento. Afinal, os colaboradores são os responsáveis diretos pelos bons resultados de cada ação a ser implementada ao longo do ano.

5. Fique de olho nas tendências

Por mais que o mercado se apresente de determinada forma, na hora de desenvolver as estratégias futuras é essencial observar as tendências que estão por vir, de modo a acompanhar a concorrência no desenvolvimento de processos e ações que vão de encontro a elas. Portanto, faça da pesquisa uma aliada.

6. Avalie a possibilidade de parcerias

Tanto na área de e-commerce quanto em todas as outras, boas parcerias são fundamentais. Nesse aspecto, um dos pontos a se avaliar no planejamento para 2021 são os prestadores de serviços e os fornecedores com os quais se irá contar durante o ano.

Isso envolve, por exemplo, plataformas para lojas virtuais, transportadoras, serviços de suporte e manutenção, entre diversos outros que fazem parte desse universo.

7. Tenha o apoio da Webstore

Com 11 anos de história e mais de 250 recursos, a Webstore é uma plataforma de e-commerce completa para quem quer criar uma loja virtual, escalar ao longo do tempo e crescer. O sistema é voltado para todos os nichos e portes de lojas online, contendo funcionalidades como layout personalizável e responsivo, checkout transparente, zero comissão de vendas e otimização para mecanismos de busca (SEO).

Esperamos que o nosso conteúdo sobre o planejamento para 2021 auxilie a sua loja virtual a ter bons resultados em vendas e lucratividade. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados? Então continue acompanhando o nosso blog!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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