Administração e financeiro
Calendário do e-commerce 2021: prepare-se para um ano de crescimento!
28 de dezembro de 2020
Um estudo da DHL aponta que o comércio eletrônico deve crescer 22% em toda a América Latina em 2021. O índice do Brasil é de 17%, ficando atrás somente do México (25%). O setor, que já vinha sendo impulsionado nos últimos anos, foi ainda mais acelerado pela pandemia de coronavírus. Isso significa que os empreendedores devem aproveitar todas as oportunidades de um ano que promete ser muito promissor para as vendas. Entre elas está o calendário de e-commerce 2021, o qual contém as datas comemorativas que não podem ficar de fora das estratégias.
Por meio dele é possível criar ações mais eficientes de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, já que se antecipa o planejamento dos conteúdos evergreen. Esses conteúdos antecipados são otimizados para as buscas orgânicas e permanecem relevantes e atualizados por um longo tempo, com base nas intenções futuras de pesquisa de cada usuário.
Pensando em contribuir com os bons resultados das lojas virtuais, listamos as datas mais importantes para devem ser analisadas, tendo foco nas possibilidades de explorá-las nas estratégias de comunicação. Confira!
Calendário do e-commerce 2021
Planejar-se antecipadamente é uma ação de empresas que sabem onde querem chegar. Nesse contexto, conhecer o calendário de e-commerce 2021 permite aos empreendedores analisarem, desde já, quais são as datas mais interessantes conforme o setor ou nicho, bem como as formas de impactar positivamente o público. São elas:
Feriados nacionais
● 1º de janeiro - Confraternização Universal (Ano Novo);
● 02 de abril - Paixão de Cristo;
● 21 de abril - Dia de Tiradentes;
● 1º de maio - Dia do Trabalho;
● 07 de setembro - Independência do Brasil;
● 12 de outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida;
● 15 de novembro - Dia da Proclamação da República;
● 25 de Dezembro - Natal
Datas sazonais importantes para o comércio eletrônico
● 30 de janeiro - Dia da Saudade;
● 14 de fevereiro - Valentine's Day;
● 16 de fevereiro - Carnaval;
● 08 de março - Dia da Mulher;
● 15 de março - Dia do Consumidor;
● 04 de abril - Páscoa;
● 09 de maio - Dia das Mães;
● 25 de maio - Dia do Orgulho Nerd;
● 1º de junho - Dia da Imprensa;
● 12 de junho - Dia dos Namorados;
● 13 de junho - Dia de Santo Antônio;
● 19 de junho - Dia do Cinema Nacional;
● 24 de junho - Dia de São João;
● 28 de junho - Dia do Orgulho LGBT;
● 13 de julho - Dia do Rock;
● 15 de julho - Dia do Homem;
● 19 de julho - Dia do Futebol;
● 25 de julho - Dia do Escritor;
● 26 de julho - Dia dos Avós;
● 30 de julho - Dia dos Amigos;
● 08 de agosto - Dia dos Pais;
● 11 de agosto - Dia do Estudante;
● 15 de agosto - Dia da Informática e Dia dos Solteiros;
● 19 de agosto - Dia da Fotografia;
● 31 de agosto - Dia do Nutricionista;
● Começo de setembro - Semana do Brasil;
● 13 de setembro - Dia da Cachaça;
● 15 de setembro - Dia do Cliente;
● 12 de outubro - Dia das Crianças;
● 13 de outubro - Dia do Maquiador;
● 15 de outubro - Dia dos Professores;
● 31 de outubro - Dia das Bruxas (Halloween);
● 02 de novembro - Dia de Finados;
● 13 de novembro - Dia da Gentileza;
● 20 de novembro - Dia da Consciência Negra;
● 26 de novembro - Black Friday;
● 29 de novembro - Cyber Monday;
● 02 de dezembro - Dia Nacional do Samba;
● 13 de dezembro - Dia do Cego;
● 21 de dezembro - Dia do Atleta;
● 25 de dezembro - Natal;
● 31 de dezembro - Véspera de Ano Novo.
São diversas as datas comemorativas que compõem o calendário do e-commerce 2021. Agora você já pode avaliar quais delas podem ser aproveitadas pela sua loja virtual de forma antecipada e mais assertiva.
Dicas para vender mais em ocasiões especiais
Sem planejamento dificilmente uma loja virtual obtém os resultados esperados nas datas comemorativas. Portanto, esse é o primeiro passo para a estruturação das ações. O ideal é se preparar por meio de análises do comportamento do consumidor e do mercado, quais os canais de comunicação mais eficientes, mix de produtos e outros dados que guiarão as próximas estratégias. Outras dicas são:
- preparar o estoque e a logística para o aumento nas vendas, já que os índices de reclamação sobre demora na entrega e outros assuntos relacionados costumam aumentar nos dias mais movimentados para o comércio eletrônico;
- investir em ferramentas de marketing, promoções atraentes e outras estratégias que encantem os potenciais clientes e os façam escolher o e-commerce na hora de realizar suas compras;
- criar condições que despertam a atenção, como frete grátis ou cupons de desconto;
- oferecer formas de pagamento diversificadas, sempre dentro das possibilidades da loja.
Com essas e outras estratégias é possível aproveitar as datas comemorativas do calendário do e-commerce 2021 da melhor forma.
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