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10 Ações de marketing para você fazer no Dia dos Namorados

1 de junho de 2021

8 min

Neste artigo

Você já definiu suas ações de marketing para o Dia dos Namorados 2021 no seu e-commerce? A data é uma das mais importantes do calendário para o varejo brasileiro e deve repetir o excelente desempenho de vendas como em 2020.

O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, mas as vendas foram antecipadas para a segunda quinzena de maio, quando a busca por presentes se intensificou para garantir que os pedidos fossem entregues a tempo para a celebração.

Neste artigo, você encontrará 10 ações de marketing e vendas que poderá implementar na semana do Dia dos namorados no e-commerce que farão sucesso, além de se manter atualizado com as tendências para 2021.

Tendências para o Dia dos Namorados 2021

Segundo uma pesquisa levantada pela Shopee Brasil, o preço médio do presente para o Dia dos Namorados 2021 será de R$ 240. O valor é superior ao valor observado no Dia das Mães, que teve passagem de R$ 210. A maioria dos entrevistados nesta pesquisa pretende gastar até R$ 130 para seu parceiro(a).

Outras informações levantadas na pesquisa foram:

  • 31% compram presentes com, no mínimo, uma semana de antecedência;
  • 61% consideram o preço acessível o fator mais importante ao tomar a decisão de compra;
  • 62% compram online há mais de um ano.

Uma pesquisa com mil brasileiros realizada pelo Google em maio mostra que a pandemia continuará afetando as compras e as comemorações do Dia dos Namorados em 2021, como fez em 2020, onde:

  • 25,9% celebram de forma diferente do que gostaria;
  • 26% compram presentes;
  • 22,3% comprarão mais online;
  • 20% gostariam de planejar melhor suas compras;   
  • 15,4% procuram ofertas e presentes mais baratos.

Bom atendimento, promoções e prazos de entrega são os critérios mais importantes para quem vai presentear no dia, de acordo com o estudo.

As categorias para as quais se espera uma representação de vendas mais forte este ano incluem:

  • Moda e acessórios: 37%
  • Beleza e perfumaria: 28%
  • Flores, bebidas e chocolates: 23%
  • Eletrônica: 19%
  • Eletrodomésticos e eletrodomésticos: 9%
  • Experiência (viagem, jantar, massagem): 9%

De acordo com o relatório do Social Miner, as vendas em 2020 foram feitas três dias antes da data, sugerindo que muitos consumidores estavam em busca de grandes descontos e entrega rápida - dois elementos que seu e-commerce pode e deve aproveitar este ano.

10 Ações de Marketing para implementar na semana do Dia dos Namorados 2021

Agora que você já está por dentro do que se espera no e-commerce para o Dia dos Namorados, está na hora de ver as 10 ações de marketing e vendas para impulsionar seu e-commerce na data mais romântica do calendário.

Sugira presentes por faixa de preço

Sua estratégia deve ser voltada para a resolução de problemas e a oferta de soluções completas para o cliente. Se você está pensando nesse aspecto, uma boa dica que dará ótimos resultados é fazer a seleção dos produtos com base na faixa de preço e, assim, ajudar o consumidor a encontrar o presente ideal com facilidade no seu site.

Adicione banners no seu e-commerce e trabalhe com e-mail marketing para atingir o público-alvo em categorias específicas do seu catálogo de produtos.

Algumas opções possíveis para trabalhar nessa ação de marketing do Dia dos Namorados: 

Produtos de até R$ 50, até R$ 99, de R $100 a R $199, a partir de R$ 200, e assim por diante. Adapte os valores à sua persona e aos seus produtos.

Faça um guia de presentes

O guia de presentes é uma ideia simples, mas tende a produzir ótimos resultados. As chances de conversão aumentam quando as pessoas percebem que é fácil comprar. Se nas lojas físicas são os vendedores que ajudam os clientes a escolherem os presentes, então no seu e-commerce essa função servirá como um guia em seu site.

Existem diferentes formas de apresentação: presentes por faixa de preço, por tipo de namorado(a), por categoria de produtos, por brinde, etc. Destaque os mais vendidos em cada um e inclua um link para o guia de presentes num e-mail marketing, nas suas redes sociais e no blog.

Crie kits de produtos personalizados

O kit de produtos segue a sugestão de apresentar soluções completas ao cliente, facilitando a compra, aumentando o ticket médio e incentivando as conversões.

Você pode criar uma página especial no seu e-commerce, e criar combinações de produtos. Tire fotos dos itens e descreva o conteúdo de cada kit nas páginas dos produtos, ofereça embalagens personalizadas, cartões temáticos e brindes únicos.

Cupons de Desconto

Forneça um cupom de desconto para incentivar a compra e use esse bônus para destacar os produtos que os consumidores devem comprar. Cupons de descontos são ótimos para zerar itens fora de estoque e ganhar capital de giro.

Você pode enviar um cupom de desconto para uma categoria no site ou para produtos específicos da loja.

Disponibilize ofertas de última hora

As promoções de última hora ou de curto prazo são muito eficazes para direcionar o tráfego para o e-commerce. Essas ações criam um senso de urgência no cliente e são um gatilho para a compra.

Você pode incluir um cronômetro no site para incentivar o consumidor a concluir a compra o mais rápido possível. A contagem regressiva pode ser colocada na página inicial do site, na página do produto ou enviada por e-mail.

Outra ideia é o alerta para estoques baixos. Se você colocar palavras como "Restam apenas xx unidades" na página do produto, será enviada a ideia de que esta é uma oportunidade única na vida para seu potencial consumidor.

Ofereça entrega expressa

Não deixe seu cliente mais preocupado. Em vez disso, ofereça a solução completa. Publique no site e faça um e-mail marketing com uma tabela com prazos de entrega por região.

Informe-nos em que dia é possível efetuar a compra para que o presente chegue a tempo do Dia dos Namorados. Outra opção é oferecer uma retirada presencial, caso tenha uma loja física.

Brindes para compras acima de um valor

Por ser uma ação para o Dia dos Namorados, o brinde precisa corresponder à data para que as pessoas queiram adicionar mais itens no carrinho para ganhar o brinde especial, dessa forma, suas chances de aumentar o ticket médio são altas.

Não deixe de comunicar a promoção para a sua base de leads por e-mail, promover nas redes sociais e adicionar banners no seu site.

Faça campanha plurais

Embora a maioria das ações de marketing para o Dia dos Namorados ainda se concentre em influenciar casais, algumas marcas já estão percebendo que a data é uma oportunidade de atingir um público mais amplo.

Essas campanhas plurais falam sobre amor próprio, a companhia de animais de estimação e ser solteiro como uma experiência positiva. Abra espaço para todas as formas de amor.

Concursos culturais para os seguidores

Use o Dia dos Namorados em 2021 para promover sua marca, entreter seu público e se envolver com seus seguidores nas redes sociais. Que tal um concurso cultural no Instagram? Ou um sorteio de uma linda cesta de café da manhã? Incentive as pessoas a tirar uma foto com seu parceiro (vale a pena promover a pluralidade), criar a melhor frase e marcar sua loja com uma hashtag especial.

Outra ideia que tem pegado força é convidar o público a compartilhar histórias de dates ruins (encontros que deram errado de alguma forma). Em seguida, abra uma votação entre os seguidores para escolher o melhor. Use esta narrativa para se conectar com as pessoas e criar um senso de comunidade.

Brinque com a tradição

Você conhece a história de pessoas sempre comprando as mesmas coisas no Dia dos Namorados, principalmente flores, chocolates ou porta retratos?

Use sua criatividade para chamar a atenção dos clientes com frases de efeito. Para fazer isso, você pode criar uma ação em que o cliente traz um desses itens "tradicionais" com ele ao comprar um presente.

Por exemplo:

  • “Não compre um buquê de rosas para a sua namorada. Compre um tablet e nós lhe daremos o buquê de presente."
  • “Está pensando em dar um porta retrato para o seu namorado com a foto da última viagem de novo? Compre o Fifa 2021 e o porta retrato é com a gente!"

Você não precisa dar o segundo produto como um presente, mas ainda pode usar a tradição em seus argumentos de venda.

Por exemplo:

  • "Esqueça as flores e chocolates neste Dia dos Namorados. Dê uma olhada em nossas opções de produtos e dê ao seu parceiro o presente ideal!"

Use sua imaginação e criatividade para tornar a data mais divertida e, claro, mais gratificante e romântica!

Todas essas dicas têm grandes chances do seu e-commerce vender mais no Dia dos Namorados. Pense em como seu público-alvo está se sentindo com a data e personalize suas ações. Faça um plano, combine duas ou mais ideias e prepare-se para o sucesso!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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