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Descrição de produtos: como criar as melhores para seu e-commerce

19 de novembro de 2020

6 min

Neste artigo

Ao comprar online o cliente não está vendo o produto pessoalmente e, por isso, para que ele não se sinta inseguro ao comprar ou então acabe optando pela concorrência, é realmente importante que a descrição de produtos da sua loja virtual seja completa e detalhada. Além disso, uma boa descrição de produtos ainda possibilita que eles sejam encontrados em mecanismos de busca, como o Google, potencializando assim o alcance de novos e potenciais clientes.

Aprenda abaixo mais sobre o que não pode faltar na descrição dos produtos da sua loja e também quais técnicas de SEO são realmente úteis para ter mais visibilidade e liderar os mecanismos de busca!

Entenda para quem você está escrevendo

Antes de começar a elaborar a descrição de produtos do seu site, é fundamental que se saiba para quem você está escrevendo, ou seja, quem são as personas e o público alvo do seu e-commerce. Através dessa informação, será possível criar descrições de produtos como uma estratégia de marketing poderosa, escolhendo o tipo de linguagem e as palavras-chave de modo totalmente focado e direcionado para o público-alvo e as personas do seu negócio virtual.

Como fazer uma boa descrição de produtos?

A descrição de produtos da sua loja virtual precisa ser completa, detalhada e ao mesmo tempo objetiva e clara. Portanto, para elaborar uma descrição dos produtos de sucesso é necessário que:

Se descreva os recursos e benefícios do produto

Na descrição de produtos do seu e-commerce é fundamental que se escreva quais são os recursos dele e que se relacione tais recursos com os benefícios gerados pelo produto. Caso o produto seja um tênis de corrida, por exemplo, você pode falar dos recursos de design dele, como a costura reforçada, que foi pensada justamente para trazer mais conforto na prática desse esporte.

Lembre-se que os benefícios são tudo que o seu produto oferece para melhorar a vida dos consumidores, ok? Os clientes estão em busca de soluções para problemas, então saber quais são os recursos do produto e os benefícios que ele oferece é realmente relevante para que a compra seja concluída.

Destaque qual é a matéria prima do produto

Como a venda pela internet não é palpável, é fundamental que na descrição de produtos se fale sobre a matéria prima que foi utilizada. Essa informação precisa ser clara e precisa, para que não reste dúvidas em relação a qual é, ou quais são, as matérias primas do produto. Uma boa dica neste caso é entrar em contato com o fabricante e solicitar a ficha técnica, que deve ser organizada por você. Não funciona copiar e colar um texto padrão, pois isso pode acabar gerando uma penalização dos mecanismos de busca devido a duplicação de conteúdo.

Lembre-se, também, que material pelo qual o seu produto é feito também pode ser uma forma de agregar ainda mais valor a ele, como é o caso dos materiais sustentáveis.

Escreva sobre medidas e especificações detalhadas

Na descrição de produtos, também não se esqueça de incluir tamanho, peso, medidas, comprimento, prazo de entrega e também outras informações detalhadas, para que o consumidor consiga analisar se realmente as especificações atendem às suas necessidades. Neste caso, a dica citada no item anterior também ajuda, pois, a ficha técnica enviada pelo fabricante deve conter todas essas medidas de forma precisa.

Em caso de lojas virtuais de roupas, por exemplo, colocar apenas as medidas como “PP”, “P”, “M” ou “G”, pode não ser suficiente para o cliente, que deseja realmente saber quais são as medidas para cada parte do corpo antes de concluir a compra. 

A importância do SEO na descrição de produtos

Outro quesito de extrema importância que você deve estar atento ao fazer as descrições de produtos é o SEO. Trata-se de técnicas que vão ajudar os seus produtos a serem melhor ranqueados em mecanismos de busca, como o Google.

Vale destacar, ainda, que se o seu produto for encontrado de forma orgânica configurando os melhores resultados de determinada palavra chave em mecanismos de busca, é provável que as suas vendas aumentem de forma significativa, já que 71,33% dos cliques são dados em resultados orgânicos de acordo com pesquisa realizada pela agência Moz, e também que os custos com aquisição de clientes diminua, aumentando assim a margem de lucro no faturamento.

Para aplicar o SEO na descrição de produtos da sua loja virtual, é necessário:

Focar em palavras-chave

A descrição de produtos do seu e-commerce precisa ter palavras-chave, que são os termos relacionados ao seu produto que mais são buscados pelo público. O ideal é que essas palavras-chave apareçam de maneira natural, ao menos uma vez, na introdução, no desenvolvimento, na conclusão e em pelo menos algum intertítulo.

Para a pesquisa de palavras chaves, existem diversas ferramentas que podem te ajudar, como Google Search Console, Google Keyword Planner, Ubersuggest, SEMrush, entre outras.

Considerar as palavras chaves long tail

Ao fazer a descrição de produtos, também leve em consideração os termos de cauda longa, chamados de long tail, que são expressões ainda mais específicas sobre um produto. Embora essas palavras tenham um volume menor de pesquisa, elas são uma estratégia interessante, já que são mais fáceis de ranquear e de gerar conversões.

As long tail servem principalmente para quando o cliente já se informou sobre o produto, está perto de realizar a compra e digita no Google, por exemplo, “tênis Adidas tamanho 38” ao invés de “tênis”.

Colocar SEO nas imagens

O SEO também pode ser aplicado nas imagens através do atributo alt, que é uma excelente oportunidade de conseguir gerar ainda mais tráfego orgânico para a sua loja virtual. Através do atributo alt, é criado uma descrição alternativa para a imagem e, como essa será exatamente a parte lida pelos mecanismos de busca, ela vai facilitar um bom ranqueamento.

Criar uma meta-descrição

Sabe aquele texto que aparece logo abaixo do título e do link do site nos mecanismos de busca? São as chamadas meta-descrições. Trata-se de uma importante técnica de SEO e que influencia de maneira direta a decisão do usuário entre clicar em um link ao outro ao consultar uma listagem nos mecanismos de busca. 

Essa descrição precisa ser objetiva, sucinta e apresentar bons motivos que chame a atenção e a pessoa decide clicar nela. Se usada de forma correta, as metas descriptions podem aumentar o tráfego orgânico de forma realmente significativa e atrair mais cliques.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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