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Como o e-mail marketing para e-commerce pode fidelizar seus clientes?

20 de julho de 2020

5 min

Neste artigo

Criar ações para conseguir novos clientes deve ser parte fundamental do marketing do seu negócio, mas você já pensou o quanto fidelizá-los pode ser benéfico para a sua empresa? A fidelização de clientes gera economia para o negócio, além de uma maior satisfação, também há indicação de clientes fiéis para novos consumidores, entre outros.

Nesse sentido, uma das estratégias de marketing digital mais eficaz, barata e de alto alcance, é o e-mail marketing, que quando usado da maneira correta obtém resultados rápidos e altamente significativos. O e-mail marketing para e-commerce, por exemplo, é uma estratégia eficaz e que deve ser levada em conta caso o objetivo da sua loja virtual seja fidelizar clientes e consequentemente, obter todos os resultados positivos do método.

Para que você tenha uma ideia melhor...

  • 80% das marcas já apostam em e-mail marketing para retenção de clientes;
  • 56% das marcas acreditam que o e-mail marketing é a ação que mais traz resultados quando o objetivo é retenção de clientes;
  • Um aumento de 5% na fidelização de clientes é capaz de aumentar o lucro médio por cliente entre 25% a 100%.

Usando o e-mail marketing e fidelizando clientes

Engana-se quem acredita que o e-mail marketing para e-commerce só tem utilidade para enviar ofertas e promoções. Conheça abaixo algumas formas de usar o e-mail marketing e comece já a obter todas as vantagens da fidelização de clientes!

Pesquisas de satisfação feitas através de e-mail marketing

Pesquisas de satisfação são ótimas maneiras de perceber onde o seu e-commerce está acertando e errando, e desta forma, ajustar os erros. Fazer as pesquisas de satisfação com e-mail marketing pode ser bastante interessante não só para se aproximar do seu público, como também para criar uma relação mais verdadeira e duradoura.  

Para recuperar carrinhos abandonados

O e-mail marketing para e-commerce também é uma estratégia bastante eficaz quando o assunto é abandono de carrinho. Se o seu potencial cliente abandonou o carrinho, porque não enviar um e-mail lembrando que o produto ainda está disponível? Pode ser interessante, também, oferecer algum benefício para que a compra seja concluída, como frete grátis.

Envio de ofertas personalizadas

         Você também pode usar o e-mail marketing em seu e-commerce para enviar ofertas personalizadas. É possível, através de ferramentas de e-mail marketing, enviar ofertas personalizadas de acordo com as compras anteriores que foram realizadas pelo cliente em sua loja virtual.  

A importância de ter uma newsletter em seu negócio

Enviar uma newsletter também é uma estratégia poderosa para fidelizar clientes com e-mail marketing. Na newsletter é importante que se tenha assuntos relacionados à empresa e que possam despertar o interesse dos clientes ou potenciais clientes.

A newsletter deve ser enviada somente para aqueles que se cadastraram e escolheram receber esse tipo de conteúdo, deve ter conteúdo único e os resultados precisam ser monitorados.

Veja também outras estratégias de marketing para o seu e-commerce, clique aqui!

Conteúdo do e-mail marketing para e-commerce deve ser certeiro e ter uma frequência inteligente

Conteúdo do e-mail marketing para e-commerce deve ser certeiro e ter uma frequência inteligente

         Quando o assunto é e-mail marketing para e-commerce, conteúdo relevante é tudo e, por isso, é fundamental compreender a persona e quais são os seus problemas, características e interesses antes de produzir os conteúdos dos e-mails marketing.

         Também é importante dizer que os disparos e-mails marketing deve ter uma frequência inteligente, que não canse o cliente, mas que também não dê tempo suficiente para que ele esqueça da sua marca. A frequência ideal do envio de deverá ser criada por cada empresa, depois de estudar a sua persona, seus clientes e os melhores horários e dias para envio.

Cases de sucesso de e-mail marketing

Existem alguns cases de sucesso de e-mail marketing que vão te ajudar a entender como essa estratégia é capaz de gerar resultados impressionantes.

- Em 2012, Barack Obama usou o e-mail marketing para angariar fundos para a sua campanha. O resultado foi mais de US$ 690 milhões arrecadados;

- A Amazon obtém cerca de 30% do mercado de e-commerce dos Estados Unidos e uma das estratégias de marketing mais utilizadas por eles para converter é o e-mail marketing;

- Na estreia do seu novo tobogã com altura de um prédio de 14 andares, o Beach Park resolveu criar o maior e-mail marketing do mundo, que dava a sensação de escorregar pelo brinquedo. A repercussão foi gigante e o parque levou o prêmio Adrian Award.

Ferramentas gratuitas para começar a usar o e-mail marketing em seu e-commerce ainda hoje!

Para melhorar os resultados com e-mail marketing em seu e-commerce, aposte nas ferramentas gratuitas abaixo:

- Benchmark;

- Hubspot;

- SendPulse;

- MailChimp;

- Zoho Campaigns;

- SendInblue;

- Mailerlite;

- ExpressPigeon.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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