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Como diminuir o abandono de carrinho da sua loja virtual?

22 de abril de 2020

5 min

Neste artigo

O abandono de carrinho no e-commerce é uma das maiores dores de cabeça de empreendedores no mercado online. Além de ser a frustração de uma venda iminente, a empresa perde um cliente engajado e dá um passo atrás no caminho da fidelização.

Como você pode resolvê-lo na sua loja virtual? Neste artigo, você vai encontrar as todas as dicas que precisa! 

Existem diversos fatores que contribuem para o abandono de carrinho, alguns relacionados à logística, preço e outros ao próprio site:

Indecisão

Muitos consumidores são motivados a adquirir um produto baseando-se na experiência de compra de outras pessoas, já que ver os produtos apenas por fotos pode não dar a real dimensão de sua qualidade ou utilidade.

Seja por muitas opções ou por pouca, a indecisão pode surgir, é possível que surja um período de indecisão e questionamento sobre a compra. E esse tempo de reflexão pode resultar em desistência antes mesmo que o cliente avance para a próxima etapa.

Preço

Sem dúvida alguma, o preço ainda é um fator extremamente determinante na decisão compra do usuário, pois, sabendo que nas lojas virtuais é possível adquirir os mesmos produtos ofertados nas lojas físicas por um preço mais em conta, ele pesquisa bastante até ter a certeza de que encontrará o que procura por um preço mais baixo.

Se o preço praticado difere do oferecido pela concorrência, o abandono de carrinho é certo e o consumidor partirá em busca de valores mais acessíveis e melhores práticas, incluindo o pacote de serviços, desde o primeiro acesso até a entrega do produto.

Frete

O valor do frete pesa bastante na hora de comprar online. É um fator que varia conforme o endereço da entrega e costuma surpreender negativamente um consumidor já ciente do preço do produto, mas que ignora o valor agregado do frete ao final da transação. Isso pode ser motivo de abandono de carrinho assim que ele perceber que o valor final está muito mais alto do que pretendia pagar.

Forma de pagamento

Esse é um ponto crucial para evitar o abandono de carrinho, pois finalizar o pedido vai depender das condições oferecidas na plataforma. É importante ter diversas opções, pois um mesmo consumidor pode desejar efetuar o pagamento de forma diferente a cada compra — como por boleto ou cartão de crédito.

O que fazer para evitar o abandono de carrinho?

É importantíssimo entender os desejos do cliente e oferecer a melhor experiência possível para que a fidelização aconteça de forma natural, sem qualquer tipo de manobra ou desacordo com a transparência e com o respeito.

Vamos as dicas:

Boa experiência na navegação.

O usuário deseja ter uma experiência agradável, objetiva e transparente durante a sua navegação. Veja algumas dicas sobre a velocidade como manter uma boa velocidade do seu site. Simplificar e proporcionar o sentimento de autonomia e controle vai gerar mais valor ao seu negócio, e aumentará o seu potencial de conversão e fidelização.

Opções de pagamentos.

Ofereça o maior número de prazos e cartões que for possível. Se a pessoa não possuir cartão, ofereça o boleto. Se ela não se sente confiante pagando com cartão e não quer pagar boleto, ofereça transferência bancária. Quanto mais possibilidades, maiores são suas chances de realizar uma venda e evitar o abandono de carrinho.

Aviso antes de fechar a página

Pergunte se ele tem certeza que quer fechar a página. Isso é muito importante, porque fará com que o consumidor pense duas vezes antes de abandonar a compra, ou evitar que ele feche a página por engano. Se for preciso, ofereça um cupom de desconto. Ofereça quando achar estratégico. Talvez por e-mail caso ele decida mesmo abandonar o carrinho.

Segurança do site

Informar os dados pessoais, senha e código do cartão de crédito é motivo de desconfiança para boa parte dos usuários. Se sua empresa não oferecer segurança suficiente para que o consumidor se sinta confortável na finalização da compra, a tendência será de desistência e abandono de carrinho.

Invista em um sistema de automação integrado, que conte com API de pagamentos e gerenciamento seguro para conferir ao site uma imagem cada vez mais interessante aos olhos do consumidor, transmitindo a seriedade da sua empresa e a confiabilidade dos processos de vendas e pagamentos.

Resumindo, ofereça uma boa experiência de cliente! O usuário deve se sentir bem atendido, bem informado e seguro. Para isso acontecer, você deve conhecer a seu público e entender o que ele valoriza, como se comporta, qual sua expectativa quando entra no seu site. Se ele se sentir satisfeito e confiante dentro da sua loja. As chances de concluir a compra sem abandonar o carrinho aumentam muito.

Além dessas dicas, promova uma pesquisa de satisfação e investigue porque os usuários estão deixando de finalizar a compra em sua loja. Aplique estratégias e melhorias a partir dos dados coletados.

Para construir um e-commerce que atenta todas essas diretrizes, conte com a gente.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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