Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Ferramentas

Como funcionam os Provadores Virtuais?

3 de janeiro de 2024

4 min

Neste artigo

Os provadores virtuais estão transformando alguns segmentos do e-commerce por sua facilidade em transformar a tela do computador em uma cabine de experimentação, onde é possível testar peças e produtos da comodidade de casa. É necessário entender o que são e como funcionam os provadores virtuais para implementar essa tecnologia na sua loja.

Nos últimos anos, esses provadores virtuais têm revolucionado as compras online ao permitir que consumidores consigam testar produtos para o rosto, experimentar peças de roupa ou óculos de sol do conforto de casa. 

A inovação tecnológica veio para ficar, já que elimina barreiras entre o mundo físico e o virtual e oferece uma experiência personalizada para o comércio eletrônico. Saiba mais sobre essa tecnologia que está revolucionando diversos nichos do mercado virtual e como adotá-los para melhorar a experiência de compra dos seus clientes.  

Provadores virtuais: o que são?

Em uma explicação bastante simples, os provedores virtuais são ferramentas tecnológicas que utilizam a realidade virtual (VR) ou aumentada (AR) para combinar elementos do mundo real com elementos virtuais e criar uma experiência de imersão e interatividade para os usuários - nesse caso, os clientes.  

Eles podem inserir elementos virtuais na tela do usuário ou inseri-lo em um ambiente totalmente virtual para que seja possível explorar itens de vestuário, acessórios, móveis e até mesmo construções. 

Como funcionam os provadores virtuais?

Primeiro, precisamos separar os provadores entre as tecnologias que utilizam. 

Realidade Aumentada (AR)

A Realidade Aumentada acrescenta elementos virtuais ao ambiente, por meio da câmera do dispositivo, geralmente um smartphone, mas também pode ser um computador ou notebook.  

Realidade Virtual (VR)

A Realidade Virtual insere o usuário em um ambiente totalmente virtual por meio de um avatar, utilizando sempre um dispositivo específico, os óculos de realidade virtual. 

Como usar um provador virtual no meu e-commerce?

Se os produtos que você vender na sua loja virtual puderem ser experimentados assim, é possível criar um provador virtual. Com a popularização das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, já existem diversos fornecedores dessa tecnologia. 

Para saber se o seu e-commerce poderia se beneficiar de um provador virtual, considere o seu mercado. Moda e vestuário, óculos, acessórios, móveis, decoração, cosméticos e maquiagens são alguns dos principais segmentos a utilizar essa novidade tecnológica. 

Roupas, acessórios de vestuário, bijuterias e acessórios, óculos e até mesmo cosméticos podem ser testados virtualmente pelos consumidores para tirar dúvidas e facilitar o processo de compras online desses setores - inclusive, reduzindo as trocas e devoluções de consumidores que não ficaram satisfeitos. 

Para o mercado de beleza, essa experimentação agrega ainda mais valor, já que permite que o consumidor teste produtos de acordo com o tom de pele sem restrições antes de concluir o pedido. 

Para os segmentos de móveis e decoração, os provadores virtuais simulam como os produtos se encaixam no espaço dos clientes e com os demais itens que compõem o espaço. Assim, o cliente consegue saber, com muito mais exatidão, se o produto se encaixa ou se vai harmonizar com o restante do cômodo, por exemplo. 

Atualmente, construtoras têm usado a inserção em ambiente de Realidade Virtual para mostrar a compradores de imóveis como ficará a construção antes mesmo que as obras comecem. O Metaverso é outro exemplo de como essa tecnologia tem ganhado destaque e novas aplicações. 

>>Leia mais: Como abrir uma loja virtual de roupas e Como abrir uma loja virtual de Bijuterias e acessórios

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

Procurando uma plataforma para impulsionar a presença da sua loja, com integrações nativas e muitas funcionalidades disponíveis para todos os tipos de lojas? Conheça as soluções Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja. Onde seu sucesso é a nossa história!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos