Gustavo Perina

30 de março de 2022

Compartilhar

Como o Metaverso pode mudar a realidade do e-commerce?

4 min de leitura

Nos últimos meses o assunto em volta do Metaverso vem ganhando cada vez mais força na internet. Não à toa, grandes empresas vêm adaptando suas realidades para inserir, cada vez mais, essa realidade dentro das suas organizações.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, mudou o nome de sua empresa para Meta, fazendo alusão diretamente ao Metaverso e isso não foi uma simples coincidência. 

Cada vez mais, as empresas estão inserindo experiências imersivas e interativas para os seus clientes. Uma pesquisa feita pela Bloomberg Inteligence apontou que o mercado Metaverso poderá atingir um valor de US$ 800 bilhões já em 2024.

Por isso, é muito importante estar inserido dentro dessa nova realidade para os hábitos de consumo. Com esse artigo você vai compreender o que é o Metaverso e como ele pode mudar a realidade do e-commerce

O que é Metaverso? 

O termo “Metaverso” (Metaverse, em inglês), foi visto pela primeira vez no livro de Neal Stephenson, Snow Cash, de 1992. No livro, de ficção científica, a palavra se referia a um mundo digital 3D, que era composto de avatares e pessoas reais. 

Nos últimos anos, com o crescimento da realidade virtual, o termo vem ganhando cada vez mais notoriedade e se refere ao futuro do universo virtual onde as pessoas irão interagir entre si, por meio de avatares digitais. A ideia é de que o Metaverso seja um mundo 3D, onde a diversão, consumo e negócios estejam totalmente imersivos e conectados.

Muito importante ressaltar que o Metaverso ainda não existe, mas grandes empresas, como Amazon, Meta (Facebook), etc., estão se preparando para serem as pioneiras nesse tipo de tecnologia.

Quais os planos para que o Metaverso funcione?

O Metaverso deve funcionar a partir do uso de um óculos de Realidade Virtual e da criação de um avatar digital para cada usuário, possibilitando a realização de diversas atividades de forma online. 

Será possível: comprar, fazer reuniões de trabalho, eventos sociais, jogar, estudar e realizar muitas outras tarefas. 

E como isso irá impactar os meios de consumo?

Quais os impactos do Metaverso para o e-commerce?


As experiências de compra vão ser diretamente atingidas por esse novo meio de navegar pela internet, já que, as pessoas estarão imersas em uma nova realidade, onde será possível fazer ações em uma realidade virtual através dos óculos, com isso:

As vendas dos produtos serão 100% digitais

Será possível não somente vender produtos reais, como também 100% digitais, que irão existir exclusivamente dentro do Metaverso.

Isso deve acontecer graças a criação dos avatares, que precisarão de roupas, acessórios, etc. Um grande exemplo, foi a marca Gucci, que disponibilizou para venda uma bolsa 100% digital, dentro de uma plataforma de simulação do jogo Roblox, onde os usuários podem criar seus próprios mundos e interagir com outros jogadores. 

Existirá lojas virtuais totalmente imersivas

Você poderá criar uma loja virtual 100% imersiva, onde o usuário poderá andar pelos corredores, escolher os produtos e encher seus carrinhos, como se realmente estivessem fazendo no mundo real, de forma física. 

Dessa forma, o seu cliente terá uma experiência única e personalizada, podendo até mesmo experimentar o produto. 

Como os setores serão impactados pelo Metaverso?

  • Móveis e decoração

O cliente poderá fazer uma pesquisa rica em detalhes, já que poderá ver a forma real dos móveis, simulando um ambiente do tamanho do seu cômodo, testando se um sofá é confortável, etc. 

  • Moda

Será possível testar as combinações de cores, o tamanho das peças e ter uma experiência de compra do mundo físico, interagindo com vendedores, por exemplo. 

  • Imóveis

Muito parecido com o que já acontece hoje com o Tour Virtual, as imobiliárias poderão oferecer uma experiência real de como é estar dentro daquele imóvel, sendo perceptível o tamanho, os móveis que já estão no local e as condições reais do imóvel. 

  • Eletrodomésticos

Quantas pessoas deixaram de comprar um eletrodoméstico online por não saberem se ele caberia em sua cozinha? Com o Metaverso isso não acontecerá mais, já que as pessoas terão uma dimensão real do que estarão comprando. 

Conclusão 

Apresentar essa experiência de compra para os seus clientes não será apenas um diferencial, mas uma obrigatoriedade no futuro. 

O Metaverso não é apenas uma tendência, é uma realidade que estará presente em nossos negócios e principalmente em nossas vidas. 

Por isso, é importante estarmos atentos ao que acontece no mundo da tecnologia, para que não fiquemos para trás e sejamos inseridos dentro dessa nova realidade. 

Últimas postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *