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Como abrir uma loja virtual de bijuterias e acessórios?

14 de novembro de 2022

9 min

Neste artigo

Você sabia que não é de hoje que as bijuterias fazem sucesso? As bijuterias surgiram na Europa do século XVII. Como a classe média não tinha recursos suficientes para comprar joias, elas criaram réplicas para uso próprio.

Entretanto, elas conquistaram outros públicos e, hoje, se destacam por sua originalidade e acessibilidade de preços.

De acordo com o relatório Webshoppers da Ebit, o segmento de moda e beleza é um dos mais movimentados, e as bijuterias fazem parte dele. A loja Mil Bijus, por exemplo, pode confirmar essa informação. Desde sua inauguração em 2007, ela já abriu 10 lojas físicas e 1 virtual, obtendo um ótimo faturamento no decorrer dos anos.

A verdade é que enfeites e acessórios sempre foram itens desejados e consumidos pelas pessoas, especialmente pelas mulheres. Assim, podemos entender que sempre haverá público para esse nicho de mercado.

Mas você já sabe como abrir uma loja virtual de bijuterias e acessórios? Continue lendo para descobrir!

O que vender em uma loja virtual de bijuterias e acessórios?

Normalmente, os itens mais vendidos em uma loja virtual de bijuteria de acessórios são:

Bijuterias

  • Anéis
  • Brincos
  • Colares
  • Piercings
  • Pingentes
  • Pulseiras
  • Tornozeleiras 

Acessórios de cabelo

  • Chapéus/Gorros
  • Elásticos
  • Presilhas
  • Scrunchies
  • Tiaras 

Acessórios em geral

  • Bolsas
  • Broches
  • Carteiras
  • Cintos
  • Lenços
  • Mochilas
  • Óculos
  • Relógios

Como existe uma infinidade de produtos e uma grande variação de cores, tamanhos e estilos, é importante que você veja quais deles fazem mais sentido para o seu negócio inicialmente e, aos poucos, aumentar a quantidade de itens oferecidos em seu catálogo.

Como abrir uma loja virtual de bijuterias e acessórios?

Abrir uma loja virtual de bijuterias e acessórios pode representar um desafio, tanto para quem está começando um negócio quanto para quem está migrando do ambiente físico para o virtual, uma vez que essa ação requer muito planejamento estratégico, dedicação e proatividade. No entanto, esse processo pode ser simplificado e até exigir menos investimento financeiro se você se preparar muito bem.

Plano de negócios

O plano de negócios é um documento muito utilizado por empreendedores, em diferentes etapas de sua trajetória empreendedora, para que eles conheçam cada aspecto do seu negócio e entendam do que precisam para ser bem sucedidos e não enfrentar muitos obstáculos no meio do caminho.

Segundo uma pesquisa do SEBRAE, o principal motivo de muitas empresas terem problemas de performance se deve à falta de planejamento prévio. Só para você ter uma ideia, 55% dos empresários que não tiveram êxito em seu negócio, não elaboraram um plano de negócios.

Business Model Canvas

O Business Model Canvas (Modelo de Negócios Canvas) é um documento que pode ajudar muito na sua fase inicial de planejamento. Nele, você resume 9 problemáticas essenciais em apenas uma tela para que possa enxergar de que forma seu negócio funcionará e quais serão suas propostas de valor.

Veja na imagem que cada campo é separado por cores e questões que devem ser respondidas, como:

  • Vermelho: Qual será a sua proposta de valor?
  • Verde: Para quem serão ofertados os seus produtos?
  • Azul: Como você fará isso?
  • Amarelo: Quanto precisará investir e quanto pretende faturar?

Quais são as 9 problemáticas que precisam ser descritas no Canvas?

1. Segmento de clientes
Quanto melhor for a sua segmentação de clientes, maiores serão as suas chances de conseguir vender. Assim, você precisa especificar quem será seu público-alvo.

2. Proposta de valor
Aqui, você precisa descrever de que forma a sua empresa agregará valor para os clientes.

3. Canais
Quais canais serão utilizados para atrair e, posteriormente, manter o relacionamento com os seus clientes? Destrinche cada um deles.

4. Relação com clientes
Cada segmento de clientes possui preferências específicas, como um canal de comunicação. Portanto, explique que abordagem você utilizará com eles.

5. Fontes de receita
Neste campo, você deve explicar como a sua empresa lucra a partir das fontes de renda.

6. Principais atividades
Detalhe quais produtos e serviços você oferecerá para poder concretizar a sua proposta de valor.

7. Recursos-chave
Para que sua empresa funcione, você também precisa pensar de quais recursos precisará para realizar suas atividades, como recursos humanos ou financeiros.

8. Parcerias-chave
É fundamental definir as parcerias no começo, especialmente se você for revender bijuterias e acessórios, para evitar possíveis problemas. Assim, selecione seus principais fornecedores.

9. Estrutura de custos
Por fim, especifique como você obterá a sua receita.

Embora um plano de negócios precise ser muito mais detalhado, o Canvas é um ótimo pontapé inicial para quem quer tirar o negócio do papel.

Dica do que não pode faltar na sua estratégia de planejamento

Um bom planejamento de negócios precisa ter:

  • Descrição do negócio
  • Definição do público-alvo
  • Vantagens competitivas (o que você tem que os seus clientes deixam a desejar?)
  • Pesquisa de mercado (tendência de mercado, fornecedores, concorrentes e comportamento do público-alvo)
  • Análise econômico-financeira (projeções de vendas, custos e lucro)
  • Plano de marketing (estratégias de precificação, divulgação e comunicação)
  • Plano operacional (principais processos operacionais, leis, logística e questões de sustentabilidade)
  • Plano de implementação (análise SWOT, levantamento de riscos e necessidades de investimentos)

Saiba mais >> O que é e como montar um Plano de Compra para meu e-commerce

Burocracia

Assim como uma loja física, a abertura de uma loja virtual também tem burocracia. Portanto, para que seu negócio comece a ganhar vida, você precisa cumprir todas as exigências necessárias, como contrato social, alvará de funcionamento, registro na junta comercial, inscrição estadual, entre outros.

Nome da loja

Antes de criar uma identidade visual caprichada, você precisa saber se o nome que escolheu ainda não existe. Então, verifique isso e certifique-se de haja um domínio livre na internet para o nome que você quer.

Plataforma de e-commerce

As plataformas de e-commerce são uma ótima opção para quem deseja ter uma loja virtual, com todos os recursos necessários, sem precisar gastar muito. 

Como os custos podem variar bastante, você precisa escolher uma que ofereça todas as facilidades de que você precisa, como sistemas de pagamento e de segurança e integração nativa com aplicativos essenciais.

Segurança

Devido a ampla aderência dos clientes às compras online, o índice de ações fraudulentas aumentou muito nos últimos anos. 

Então, para que você não tenha dores de cabeça com relação a roubo de informações sigilosas e eventuais prejuízos financeiros, tome todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da sua loja virtual.

Meios de pagamento

A falta de opções de pagamento é uma das coisas que mais prejudicam os lojistas atualmente, pois cada cliente prefere um meio de pagamento. Se não encontrarem a opção de sua preferência, eles, com certeza, abandonarão o carrinho de compras. 

Assim, ofereça ao menos os meios mais escolhidos, como cartão de crédito e débito, boleto e Pix.

Logística

Um dos pontos que mais são considerados pelos clientes momentos antes de efetuarem uma compra é o valor do frete e o prazo de entrega. 

Por isso, é fundamental alinhar a sua estratégia de logística antes mesmo de começar a vender.

Cadastro de produtos

Um cadastro bem feito garante que seus produtos sejam encontrados com mais facilidade nas páginas de buscas do Google e tira a maioria das dúvidas que seus clientes possam ter enquanto estiverem na sua loja virtual. 

Assim, lembre-se de caprichar nas descrições e de colocar fotos de qualidade, com uma boa resolução.

Lei do E-commerce

Além do Código de Defesa do Consumidor, agora é necessário estar por dentro da Lei do E-commerce.

Visto que as compras online não conferem aos seus clientes a mesma segurança que eles teriam se fossem adquirir produtos em uma loja física, você precisa saber como lidar com algumas regras específicas, como o direito do arrependimento e o prazo de devolução dos produtos.

Divulgação

Para que a sua loja de bijuterias e acessórios tenha um bom alcance e ganhe o reconhecimento que merece, você deve criar diferentes estratégias de marketing digital para divulgá-la – seja por meio de tráfego orgânico, seja por meio de tráfego pago. 

Desse modo, veja qual estratégia é mais viável para você em um primeiro momento e faça acontecer.

Dicas de meios de divulgação

Saiba mais >> Marketing: as melhores estratégias para seu e-commerce

Recursos essenciais

Compre junto, kits de produtos e zoom nas fotos são alguns dos recursos indispensáveis para uma loja de bijuterias e acessórios.

Eles não apenas permitem que os consumidores analisem cada detalhe dos produtos, como também compram peças complementares, que possam ser utilizadas juntas ou separadamente.

Isso agrega valor à experiência deles e contribui para o aumento do ticket médio da sua loja virtual. 

Tudo certo para abrir sua loja virtual de bijuterias e acessórios?

Agora que já sabe como abrir uma loja virtual de bijuterias e acessórios, que tal criar sua loja virtual grátis pela plataforma da Webstore? Ela tem tudo o que você precisa para começar a vender e dará todo o suporte necessário para facilitar a sua jornada empreendedora.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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