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Produtos mais vendidos em 2023 e como planejar o estoque de 2024

13 de fevereiro de 2024

6 min

Neste artigo

Todo planejamento começa a partir de dados anteriores. Com o e-commerce não é diferente, e mesmo quando você atua em um nicho específico, pode usar a lista dos produtos mais vendidos em 2023 para se inspirar em 2024 e planejar seu estoque.

O comércio eletrônico no Brasil tem apresentado bons números de crescimento ao longo dos anos. Os principais motivos são o aumento do acesso à internet, o avanço da tecnologia móvel e a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros.

Confira a lista dos produtos e as categorias mais vendidas durante todo ano de 2023 e como planejar seu estoque para 2024.

>> Leia mais: Principais tendências para e-commerce 2024: prepare-se! 

Moda e acessórios, a campeã de 2023

Não é de hoje que os itens de moda figuram entre os mais vendidos do e-commerce brasileiro. Em partes porque sempre existem tendências no mundo da moda, em partes porque, com o avanço da tecnologia no comércio eletrônico - incluindo a popularização dos Provadores Virtuais.

Segundo o levantamento do Pinterest das tendências de consumo, a geração Z tem buscado por termos remetendo ao vintage, como “estilo vovô” e “moda urbana retrô”. 

Também podemos esperar um aumento nos itens que atendam ao critério de  “roupa de badminton”, “roupa com laço”, "hippie", "roupas no estilo jazz", temas tropicais e de moda reaproveitada. Todos esses temas apresentaram aumento expressivo nas buscas dentro da plataforma. 

Para ter sucesso em um e-commerce, trabalhe para oferecer provadores virtuais - que facilitam o processo de experimentação de roupas e acessórios - além de uma política clara e transparente quanto a trocas e devoluções. Um guia verídico de tamanhos também facilita o processo de compra e aumenta a satisfação dos clientes. 

Eletrônicos e gadgets, a paixão do brasileiro

A paixão dos brasileiros por tecnologia se refletiu nas vendas robustas de smartphones, notebooks, smart TVs, fones de ouvido e smartwatches. Essa categoria, que representou 22% das vendas online em 2023, foi impulsionada pelos smartphones, notebooks, Smart TVs, fones de ouvido sem fio e smartwatches.

 O desenvolvimento da tecnologia também correspondeu a paixão brasileira, com a melhoria em diversos quesitos. As novidades incluem a resolução de câmeras e a potência de processadores de smartphones e das TVs inteligentes, além da qualidade do som dos fones de ouvido e da melhora no desempenho e no tamanho das telas dos notebooks. 

Os smartwatches, que integram com smartphones e monitoram diversas funções de saúde, fornecendo inúmeras notificações e que se tornaram um dispositivo wearable indispensável para muitos. 

>> Leia mais: Guia de vendas para loja virtual de eletroeletrônicos

Casa e decoração, as compras que transformam ambientes

As pesquisas do Pinterest apontam para a mistura de estilos de decoração vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Além desses temas, o  abacaxi e a tônica tropical também podem direcionar as compras em 2024. 

O desejo de aconchego e personalização do lar fez da categoria responsável por 15% das vendas online. Utensílios de cozinha, cama, mesa e banho, móveis e artigos de decoração foram os campeões de venda. O destaque vai para os itens:

  • Equipamento de cozinha, incluindo panelas, frigideiras e eletrodomésticos práticos para facilitar a rotina na cozinha. O Pinterest também percebeu um aumento nas buscas por itens relacionados ao preparo do café, como "cafeteria com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”;
  • Conforto acolhedor, como jogos de cama, toalhas e tapetes em cores neutras e texturas aconchegantes para criar um ambiente relaxante no lar;
  • Móveis multifuncionais, como sofás, camas, mesas e cadeiras que otimizam o espaço e se adaptam a diferentes estilos;
  • Decoração personalizadas, com quadros, vasos, plantas artificiais e outros artigos de decoração expressando a personalidade dos moradores.

>> Leia mais: 10 dicas para vender artigos de casa e decoração 

Beleza e saúde: cuidando de si durante todo o ano

A preocupação com o bem-estar físico e mental impactou as vendas da categoria beleza e saúde, que totalizou 10% das vendas online e promete transformar o setor. O Pinterest constatou o crescimento de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo” mostrando que os tratamentos e banhos 'premium' também têm adeptos.

Os itens de maquiagem, cosméticos, perfumaria, produtos para cabelo e produtos para cuidados com a pele foram os itens mais vendidos. Vale a ênfase nos segmentos:

  • Maquiagem natural: a busca por um visual natural e leve impulsionou a venda de produtos como os batons nude, as sombras em tons terrosos e o rímel com efeito natural;
  • Cosméticos orgânicos e veganos: a crescente consciência ambiental e a busca por produtos livres de ingredientes nocivos ou tóxicos ao meio ambiente impulsionaram a venda de cosméticos naturais;
  • Perfumaria personalizada: A preferência por fragrâncias marcantes e únicas se refletiu na venda de perfumes e desodorantes com aromas diferenciados e feitos de acordo com as características do comprador e usuário;
  • Cuidados personalizados com a pele: a busca por produtos específicos para cada tipo de pele e necessidades impulsionou a venda de hidratantes, toners e serums.

>> Leia mais: Como aumentar as vendas de produtos de saúde e beleza 

Aposte em parceiros que te traga dados para ser mais assertivo em 2024

Trabalhar diversos produtos, em vários canais, pode se tornar um desafio complexo para quem não está acostumado. Seja para vender mais roupas e acessórios ou cosméticos e produtos de beleza, ter uma plataforma de e-commerce com integrações nativas e relatórios completos pode ser decisivo para o sucesso da sua empreitada. 

Para ter acesso a gestão da sua loja integrada e acessar todos os relatórios de vendas e estoque em um só lugar, conheça as soluções da Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja, com integrações nativas e centenas de funcionalidades disponíveis. 

Na Wesbtore, seu sucesso é a nossa história!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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