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Principais tendências para e-commerce 2024: prepare-se!

12 de dezembro de 2023

6 min

Neste artigo

O mundo de hoje está cada vez mais conectado, digital e as novidades não param de ser anunciadas. Saber as principais tendências para e-commerce 2024 é, muitas vezes, acompanhar de perto o uso de novas tecnologias, em um ambiente conhecido por ser um dos primeiros a adotar novidades. 

Se você ainda não começou a se preparar para o próximo ano, confira nossa lista de tendências do e-commerce para planejar suas metas de 2024!

A tendência da voz veio para ficar no e-commerce

Siri, Alexa e Google Assistente… esses três assistentes de voz se popularizaram muito desde seu lançamento. A lista de tarefas que esses assistentes realizam só cresce com o aprimoramento da pesquisa por voz e da inteligência artificial. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que o número de smartphones que utilizam os assistentes de voz saltou para 91% em 2023. 

Para o e-commerce, os assistentes de voz podem ser aliados na hora de divulgar produtos e ajudar na decisão de compra. Com boas descrições e respostas diretas às perguntas dos consumidores, é possível que esses assistentes (e seus dispositivos) se tornem, pouco a pouco, uma nova plataforma de compras.

Por isso, dedique-se à descrição dos produtos da sua loja e também a responder às dúvidas dos consumidores - seja na sua loja, nas plataformas de marketplace ou nas mídias sociais. Quanto mais conteúdo estiver disponível para que Alexa, Siri e Google Assistente possam pesquisar, mais chances você tem de que esses dispositivos-assistentes incluam seus produtos na lista de sugestões. 

>> Leia mais: Busca por voz: a evolução do SEO

A hora e a vez dos dispositivos móveis

Os dispositivos móveis já têm seu espaço cativo nas estatísticas do e-commerce: 68% dos brasileiros preferem os smartphones na hora das compras, segundo pesquisa feita pela Digital Turbine feita em 2021. 

A praticidade e a velocidade de conexão com certeza facilitam, mas você também precisa garantir que seu site seja fácil de acessar, com um layout responsivo, e que o processo de compra seja simples. Assim, aproveita o benefício do chamado m-commerce e impulsiona o seu faturamento!

O aumento do uso de smartphones para compras tem relação com o maior número de marcas presentes nas mídias sociais. Uma estratégia bem pensada pode encurtar a distância entre seu produto e seu próximo cliente, então capriche em fotos, textos e até nas hashtags das publicações. 

Conecte também sua loja aos perfis nas redes: além das vendas dentro das próprias plataformas, é possível direcionar os clientes para produtos específicos e garantir o sucesso da sua estratégia de vendas.

Redes sociais e E-commerce: tendência ou necessidade?

Se os dispositivos móveis são os preferidos dos brasileiros para as compras, as redes sociais se tornaram uma necessidade. Somos o terceiro país que passa mais tempo nas redes sociais do mundo, há alguns anos, de acordo com a pesquisa We Are Social. Por isso, sua estratégia de marketing digital e vendas não pode desconsiderar o poder das redes sociais. 

Parcerias com influenciadores digitais, conteúdo otimizado para SEO, botões de compra disponíveis sempre que possível, compras feitas diretamente na plataforma, criação de uma comunidade de clientes. Todas essas possibilidades podem estar no planejamento de marketing para as redes sociais da sua marca e tem potencial para transformar o seu faturamento!

As redes sociais estão há tempos na lista de principais tendências do e-commerce, o que é mais uma razão para você levar a sério a importância de todo esse ecossistema digital nas finanças da sua loja. 

O live commerce, quando uma marca prepara um evento ao vivo (ou as famosas lives do Instagram), tem ganhado cada vez mais destaque - com casos de empresas que tiveram que encerrar mais cedo a transmissão por não terem capacidade de vender mais produtos! Além de uma oportunidade de venda, esse formato de conteúdo é uma excelente forma de engajar e fidelizar sua audiência. 

>>Leia mais: Redes sociais: Guia prático para a produção de conteúdo

Inteligência Artificial é ferramenta de e-commerce

A capacidade e o uso da Inteligência Artificial estão se expandindo: já temos o ChatGPT como ferramenta popular há um ano, e cada vez mais tarefas estão sendo realizadas com o uso da IA. 

No e-commerce, além dos assistentes de voz e dos dispositivos acionados por voz, essa ferramenta tem se aprimorado na personalização das recomendações de produtos, baseada nas preferências do usuário. Isso pode ser feito desde a primeira visita do usuário à sua loja, tornando a experiência de compra ainda melhor e aumentando suas taxas de conversão. 

Além disso, as ferramentas de IA generativas - aquelas capazes de interagir com humanos em linguagem comum, gerando textos, imagens e outras mídias - podem ser excelentes aliadas na hora de pensar no conteúdo da sua loja. É a tecnologia à serviço do homem e do e-commerce, seja na produção de conteúdo ou no atendimento ao cliente! 

>> Leia mais: Como melhorar a experiência de compra no e-commerce

Omnicanalidade e experiência do usuário no ecommerce

Se teremos mais consumidores comprando por dispositivos móveis e conectados nas redes sociais, não podemos deixar de falar da omnicanalidade como uma das principais tendências para ecommerce em 2024. 

Claro que essa não é a primeira vez que você ouve falar do omnichannel. O ponto é que pesquisas apontam que além de atendimento, os consumidores vão passar a comprar dessa forma. Conexão e fluidez entre os canais podem aumentar até 30% nas vendas do setor, segundo o Boston Consulting Group.

Além de garantir essa ausência de barreiras, pensar na usabilidade de todos os seus canais, de vendas e de contato, melhoram a experiência do cliente - e por consequência, suas vendas. Faça testes de design, conteúdo e usabilidade com frequência. 

Lembre-se: conquistar o sucesso no e-commerce, em 2024 ou qualquer ano, não é apenas sobre seguir as tendências. Inovar continuamente e adaptar as tendências à realidade da sua loja também são importantes. Mantenha-se atualizado, experimente, renove estratégias e planejamentos para evoluir sempre. 

O comércio eletrônico está em constante transformação!

>> Leia mais: Como inovar para impulsionar as vendas online?

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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