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Live Commerce: o que é e como funciona essa tendência de compras online

7 de setembro de 2022

3 min

Neste artigo

O live commerce hoje é utilizado nas estratégias para impulsionar as vendas de empresas de praticamente todos os portes.

Embora tenha sido criado na China, esse método foi adotado por lojistas do mundo todo no início da pandemia na tentativa de manter contato com os clientes, já que as medidas de distanciamento impuseram diversos obstáculos.

Você provavelmente já deve ter se deparado com algum live commerce nas redes sociais e, até mesmo, comprado um produto sem saber que existia um termo técnico para isso.

Mas a questão é que esse tipo de venda virou uma super tendência e hoje possui um lugar cativo nas estratégias das empresas.

Neste artigo, você aprenderá o que é live commerce, como funciona, onde surgiu e por que você deve incluí-lo na sua estratégia de vendas.

O que é live commerce?

O live commerce é um modelo de vendas que utiliza as transmissões ao vivo para interagir com o público-alvo.

Como funciona?

Em uma rede social ou site, a empresa inicia uma transmissão ao vivo com seus seguidores para apresentar seus produtos, mostrando preços e características. Durante a apresentação, os seguidores interagem pelo chat e podem adquirir os itens de que gostaram no mesmo instante, dependendo da forma de pagamento escolhida. Depois, eles só precisam aguardar as compras chegarem em suas casas.

Onde surgiu?

O live commerce surgiu na China, em 2019. Antes da pandemia do Covid-19 obrigar muitos comércios a fecharem as portas e migrarem para o mundo online, ele já fazia um grande sucesso.

Os comerciantes chineses queriam inovar na forma de realizar vendas e de interagir com o público, então resolveram combinar tecnologia, entretenimento e e-commerce para atingir seus objetivos.

Os números não mentem, de acordo com uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, o volume bruto de mercadorias (GMV) da China em 2020, comparado a 2017, aumentou 280%. Os live commerces faturaram um valor estimado de $171 bilhões de dólares.

Para este ano, conta-se com uma projeção bem otimista de 423 bilhões.

Por que incluir o live commerce na sua estratégia de vendas?

Este modelo de vendas pode trazer inúmeros benefícios aos seus negócios, como:

  • Engajamento: uma vez que você conversa diretamente com o público, a possibilidade deles reagirem é bem maior;
  • Fidelização: se os clientes gostarem da experiência de compra e do produto em si, eles, com certeza, voltarão a comprar na sua loja;
  • Autoridade: como as vendas são feitas em tempo real, fica mais fácil identificar a marca e quem está por trás dela;
  • Vendas instantâneas: ao oferecer os produtos, juntamente com todas as informações pertinentes a eles, e responder a todas as perguntas que os clientes tiverem, o processo de vendas fica mais rápido e fácil.

Agora que já entendeu o que é live commerce e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, não perca esta oportunidade. Implemente-o na sua estratégia de vendas.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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