Gustavo Perina

18 de abril de 2022

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8 estratégias para realizar após criar sua loja virtual

6 min de leitura

Você tem o sonho de ter uma loja virtual? O crescimento exponencial das lojas online vem se mostrando otimista ano após ano. Mas, de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae, cerca de 60% dos e-commerces fecham após o seu primeiro ano

Esse mau desempenho está associado a uma série de fatores que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu e-commerce. Com algumas estratégias que devem ser feitas logo após a abertura, é possível reverter essa situação e evitar o fechamento da sua loja.

Neste artigo, separamos 8 estratégias para serem utilizadas:

Quais estratégias podem ser utilizadas após a criação da minha loja virtual?

1 - Divulgue a sua loja

O marketing é um dos pilares essenciais para que a sua loja virtual tenha sucesso. Por isso, é muito importante investir em marketing de qualidade. Existem diversos canais e formas de fazer isso, investindo muito pouco, ou até mesmo nenhum dinheiro.

Você pode fazer a divulgação da sua loja online, por:

Essa estratégia de marketing consiste em criar conteúdo relevante para a audiência sobre o seu nicho e/ou produto, e fazer com que as pessoas aprendam, tirem dúvidas e sintam desejo de comprar aquilo da sua loja.

É uma das estratégias mais utilizadas atualmente e podem ser vistas por blogs da sua empresa, vídeos no YouTube, conteúdo de redes sociais, newsletters, e-mails marketing, etc. 

  • Grupos ou comunidades sobre os seus produtos

Apesar de pouco comentada, essa é uma estratégia que costuma ter bons resultados. Já que, a pessoa no grupo, já tem um interesse prévio em adquirir aquele produto.

  • Mídias pagas

As mídias pagas são um investimento essencial para a sua loja virtual. Existem diversas categorias de mídias pagas, com diversos tipos de campanhas e objetivos. Como, por exemplo: Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, Tiktok Ads, etc. 

  • Esteja presente nos principais marketplaces

Os marketplaces podem te ajudar a alavancar as vendas, desde que sejam usados estrategicamente. Eles te ajudam a chegar em novos clientes.

Em um ambiente cada dia mais competitivo, é importante manter diversas formas de divulgação. Os marketplaces são uma boa alternativa para garantir mais visibilidade, funcionando como um shopping virtual. 

Para aproveitar todo o potencial desse tipo de estratégia, adote uma plataforma que seja automaticamente integrada com os marketplaces. Podem ser utilizadas marketplaces, como: Magalu, Shopee, Via Varejo, Mercado Livre, etc.

2 - Crie promoções e campanhas de vendas para sua loja virtual

Realizar uma boa promoção de vendas é muito importante para atrair os primeiros clientes para a sua loja. Para fazer isso, é necessário ter claro os objetivos das vendas, conscientizar o público sobre a existência da promoção (por campanhas), oferecer produtos de qualidade e deixar claro para o cliente os benefícios daquela promoção. 

3 - Crie uma frequência de conteúdos em suas redes sociais

É essencial que a sua loja tenha uma boa frequência de conteúdos nas redes sociais. Mas isso não significa fazer conteúdos e mais conteúdos diariamente, e sim, ter uma organização para que eles sejam lineares.

O seu público precisa se acostumar com a sua frequência, com os seus conteúdos e em conhecer os seus produtos. Ter uma frequência para isso é essencial.

4 - Crie conteúdos para o Blog

Estar presente nos primeiros lugares nas buscas do Google pode te ajudar e muito, no início da sua loja online (e essa estratégia deve ser mantida por todo o resto na estratégia da sua loja, viu?).

Ter um bom ranqueamento só é possível a partir da criação de conteúdos para blogs e utilização das técnicas de SEO. Isso fará com que a sua loja fique em destaque e seja vista como uma referência no nicho. 

5 - Divulgue as avaliações recebidas em sua loja virtual

Está mais que comprovado que as avaliações de outros clientes impactam diretamente nas vendas dos seus produtos. Somos seres influenciáveis, e costumamos dar credibilidade a uma marca ou produto, quando ele já foi utilizado por outras pessoas.

Em um ambiente tão incerto, como a internet, é muito importante que as pessoas se sintam seguras na hora das compras online

Estimular que o seu público faça isso após as compras, por envio de cartões ou e-mails, isso pode te ajudar muito a vender mais!

6 - Não descuide da comunicação

A comunicação e o relacionamento são pilares importantes do seu e-commerce. É através disso que o cliente sente confiança e fica satisfeito com um bom atendimento. Ele quer se sentir ouvido.

Invista em canais de comunicação que funcionam, em funcionários capazes de se comunicar bem com o cliente e receber as críticas negativas, que podem acontecer.

Não deixe, por exemplo, um cliente falando sozinho nos comentários de um post do Instagram.

7 - Realize campanhas de e-mail marketing para falar de novidades ou promoções

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing digital. Diferente do que muita gente pensa, ele é muito utilizado e bem aceito pelos clientes.

É através do e-mail marketing que você pode vender, estreitar relacionamento e ainda cuidar do seu pós-venda, atraindo pessoas que abandonaram o carrinho, por exemplo.

Uma boa estratégia, além de vendas, também é utilizar o e-mail marketing para enviar newsletters (boletins de notícias) para avisar sobre novidades da sua loja, do seu nicho e do seu negócio. 

8 - Faça parcerias com influenciadores (as) 

Na mesma linha de raciocínio das avaliações dos clientes, ter parcerias com influenciadores ou influenciadoras digitais pode te ajudar a se posicionar no mercado, além de levar confiança aos clientes. 

Mas cuidado, os influenciadores em questão, devem ter como principal foco o público alvo da sua marca, se identificar com a sua loja e realmente terem uma audiência qualificada, afinal, é um investimento que será feito. 

E se você pensa que o influenciador precisa ter milhares de seguidores, está muito enganado. Está cada vez mais alta a procura por micro influenciadores digitais, por possuírem uma audiência mais engajada. 

Ter uma loja de sucesso é possível, desde que as estratégias e expectativas estejam bem alinhadas com o seu negócio. Os primeiros meses da sua loja são extremamente importantes e precisam de toda a sua atenção para dar certo. 

Que tal começar a olhar com outros olhos pro seu negócio agora mesmo? 

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