Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Marketing e vendas

Tráfego pago para e-commerce: Tudo você precisa saber

2 de fevereiro de 2024

10 min

Neste artigo

Não, não estamos falando do trânsito da sua cidade, mas sim dos usuários que acessam a sua loja. Assim como uma loja física pode usar a estratégia de distribuir panfletos na região onde está, sua loja virtual tem estratégias para chamar a atenção de potenciais clientes. 

Os panfletos não são a melhor opção porque você vai entregá-los para quem passar na rua, mas o tráfego pago é uma das maneiras de otimizar seus esforços de marketing digital. Com ele, é possível encontrar os melhores usuários e trazê-los para sua loja, aumentando suas chances de converter uma visita em venda!

O que é Tráfego Pago?

Se a definição de tráfego é a quantidade de visitantes que sua loja recebe ao longo de um mês, por exemplo, o tráfego pago é todo e qualquer visitante que chega na sua loja por meio de anúncios pagos. 

No cenário do tráfego orgânico, o visitante conhece sua loja por meio da estratégia de conteúdo e do posicionamento da sua marca. Se esse usuário visualiza um anúncio e entra na sua loja por causa dele, é como se sua loja estivesse em um shopping center e o cliente tivesse saído de casa especificamente para comprar com você. 

Por meio de anúncios, que podem ter muitos formatos e serem usados em várias plataformas, você apresenta a sua loja para pessoas com interesses relacionados à sua marca. Na prática, é como se a distribuição de panfletos perguntasse os interesses dos usuários antes de entregá-los — o que é muito mais interessante para você.

A gestão de tráfego da sua loja precisa combinar as estratégias de atrair visitantes organicamente com o tráfego pago, que exige investimentos para a audiência qualificada que você precisa. 

Como ter uma estratégia de tráfego pago para sua loja?

Antes de pensar no tráfego pago para o seu e-commerce, você precisa pensar na persona da sua marca. Se ela fosse uma pessoa, como seria? Quais seriam seus hábitos e suas preferências? Quem seriam seus amigos? 

Uma vez que definiu esses pontos, você tem uma ideia de quem será o público alvo da loja, e pode selecionar interesses e outras características dos usuários que tenham afinidade com esse universo. Esses são os principais filtros dos seus anúncios, e combinados a uma boa estratégia de conteúdo e acompanhamento constante, fazem a diferença na sua loja.

E quanto mais relevante for o conteúdo para o seu público, menor será o custo dele — o que também otimiza sua estratégia de tráfego pago. Anúncios de produtos pet para quem não tem animais de estimação não fazem sentido, certo? É basicamente isso.  

Uma boa estratégia de tráfego pago começa com conteúdo

Você já sabe que não é o visual que faz uma propaganda chamar atenção: o que importa é o conteúdo. É só pensar em muitos dos comerciais de TV que estão na sua memória até hoje, eles sempre foram além de mostrar o produto, seja com humor, seja com uma mensagem diferente. Com os seus anúncios é igual. 

Considerando que toda sua estratégia de tráfego pago está relacionada ao conteúdo sobre a sua loja, ele precisa ser incrível para ajudar o sucesso dos anúncios. Publicações nas redes sociais, descrição de produtos, blog… tudo contribui!

Então capriche na estratégia de conteúdo para e-commerce, e se precisar de ajuda, confira o nosso guia prático para a produção de conteúdo nas redes sociais. A vantagem de bons conteúdos nos perfis da sua loja é que todos eles também podem servir para os anúncios. 😉

A segunda metade da estratégia de conteúdo é a de SEO, que abrange todo e qualquer texto da sua loja e do site. Pense que esses conteúdos podem aparecer na lista de resultados dos buscadores, e também serem usados tanto como anúncios quanto links patrocinados — duas das principais formas de atrair tráfego pago para a sua loja virtual. 

Caso você não saiba quais palavras-chaves pode usar na sua estratégia, pode usar ferramentas disponibilizadas online, como o Google Keyword Planner. Sites assim mostram os termos com melhor desempenho no tema, do anúncio ou do conteúdo, e ajudam a garantir maior relevância e eficiência para seu plano.

Tenha um bom site para conquistar visitantes

Sua estratégia de tráfego pago vai levar os visitantes até a "porta" da sua loja (ou a página inicial). A partir desse ponto, cabe a você oferecer um site interessante para que ele queira ficar. E para isso, além do conteúdo, é preciso pensar em uma boa experiência de navegação.

Pode não parecer, mas melhorar o seu site inclui também analisar o papel do design na conversão de visitantes. E não surpreende descobrir que isso também influencia a experiência de compra.

No quesito usabilidade, o domínio também influencia — tanto pelo SEO quanto pelo fortalecimento de marca. Imagina se você não se preocupar em garantir o domínio do seu site como http://www.minhaloja.com.br e um concorrente seu comprar esse endereço? Isso prejudica a credibilidade da loja, e dificulta o acesso ao seu e-commerce. 

Em termos do SEO, uma URL (ou domínio) não amigável também atrapalha — o que é mais uma razão para garantir logo seu domínio. 

>> Leia mais: Principais tendências para e-commerce 2024: prepare-se! 

Conheça as ferramentas certas para cada possibilidade

Com o tráfego pago, você pode criar diversos formatos de anúncios para atrair mais visitantes qualificados para sua loja, em vários canais. 

Google Ads, Facebook e Instagram Ads, TikTok Ads e até mesmo LinkedIn Ads são ferramentas de anúncios nativas das plataformas. Em etapas simples, é possível utilizar os dados coletados nessas redes sociais para filtrar os usuários e seus interesses para direcionar os seus anúncios. 

Facebook e Instagram, do grupo Meta, são redes que utilizam principalmente fotos e contam com grandes bases de usuários. Isso significa que anúncios ali oferecem mais chances de levar visitantes para conhecer a sua loja. 

Como os panfletos de rua, essas mensagens serão compartilhadas durante a navegação do usuário, que não está procurando produtos oferecidos na sua loja, mas que já demonstrou interesse em temas relacionados ao seu mercado. 

O TikTok Ads, assim como o TikTok, tem crescido bastante no Brasil e também promete divulgar sua marca para a base de usuários da rede. Uma das diferenças do TikTok para as redes da Meta é que os usuários não precisam seguir ou curtir uma página para visualizar seu conteúdo publicado, o algoritmo se encarrega de mostrar, com base nas e interações anteriores. 

Google Ads, a plataforma de anúncios de mil utilidades

O Google Ads, que distribui anúncios entre Pesquisa, Display, Gmail, Play Store e YouTube, funciona de forma diferente: os anúncios, nesses cinco canais, são entregues de acordo com o seu objetivo. Cada canal do Google tem um foco diferente, e ao estabelecer esse primeiro critério, você recebe as orientações da própria plataforma. 

A Pesquisa, por exemplo, tem maior potencial para aumentar o tráfego na sua loja, o que é ótimo para aumentar as vendas e gerar novos leads. O Display já funciona melhor para conhecimento de marca, pois utiliza anúncios mais visuais para chamar a atenção - mas também pode ser uma boa para vendas, se o material divulgar uma promoção, por exemplo. 

O YouTube consegue atender aos vários objetivos de anúncios (alcance, reconhecimento de marca, vendas, leads e promoção de aplicativo), já que os vídeos promovidos podem conter diferentes mensagens.

Por oferecer uma plataforma para navegar entre os estabelecimentos locais, o Google também consegue ajudar a divulgar essas empresas. Não à toa, há uma opção exclusiva para as campanhas locais. 

Uma das últimas “adições” ao pacote do Google Ads é o Google Shopping. Ao criar uma campanha para vender produtos específicos, é possível configurar a exibição da sua loja na lista desses resultados, pensados exatamente para ajudar os usuários a comprar. 

Mídia programática, a propaganda em todos os lugares

No universo da publicidade e da mídia (a área responsável pela produção e veiculação de anúncios), a mídia programática é a compra e venda de espaços publicitários na internet, pensando em públicos-alvo específicos, por meio de ferramentas de automação.

Os espaços - que podem ser banners em sites, aplicativos, redes sociais, podcasts e até telas digitais em ambientes urbanos - são negociados diretamente entre anunciantes e os publishers. A estratégia utiliza softwares para entregar os anúncios aos públicos desejados e com mais eficiência, por meio do monitoramento de tráfego e comportamento dos usuários online.

Esse método oferece mais eficiência e eficácia, já que os anúncios são configurados de acordo com o objetivo dos anunciantes e segmentados pelo perfil dos usuários, mais adequados e ajustáveis, impulsionando os objetivos de marketing. Além disso, os resultados são visíveis em tempo real, o que permite ajustes mais rápidos e reativos, e otimização dos investimentos em mídia paga. 

Saiba analisar sua estratégia de tráfego pago

Independente do objetivo da sua campanha, existem métricas para saber como está o desempenho dos seus anúncios. As siglas CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões) e CPA (custo por aquisição) são, ao mesmo tempo, indicadores da performance das campanhas e a forma como você será cobrado pelas plataformas.

O Custo por Clique (CPC) é quanto você está investindo para conseguir que os usuários cliquem no link destacado. Pode ser um "saiba mais" que direcione para sua loja, um "fale conosco" que já inicia uma conversa pelo Whatsapp ou simplesmente para curtir ou seguir o seu perfil.

Por ser um indicador simples e objetivo (quanto mais investir, mais cliques você terá), o CPC é a recomendação para quem está começando a anunciar agora, por permitir controlar facilmente o orçamento da campanha. 

O Custo por Mil (CPM) está relacionado ao alcance da campanha. Você paga para a plataforma a cada mil usuários que foram impactados (visualizaram) pelo anúncio, e a recomendação para essa forma de cobrança é quando você tem uma segmentação muito bem definida de público. 

O Custo por Aquisição (CPA) representa quanto você paga quando o usuário realizar a ação desejada — comprar o produto, fazer o download do e-book, confirmar presença no webinar, etc. Por ser um resultado mais complexo, esse tipo de anúncio também é mais caro.

Para acompanhar de perto sua estratégia de tráfego pago, você também precisa avaliar a Taxa de Conversão, a quantidade de usuários que foram convertidos dentre os visitantes da sua loja. Segundo a consultoria HACK, a taxa média do comércio eletrônico é de 1,33%, e as melhores taxas de conversão giram em torno de 3,5%. 

O Índice de Qualidade é uma nota, dada pelo Google, para os anúncios da sua loja comparados aos da concorrência. Os valores variam entre 1 e 10 e a análise inclui também páginas de destino e as palavras-chaves selecionadas. 

Sua estratégia de tráfego pago precisa ser atualizada com mais frequência do que a de marketing digital, por exemplo, porque o orçamento das campanhas é menor e a duração delas também. Sempre que perceber que a taxa de conversão está caindo, ou os custos dos anúncios estão aumentando, você pode ajustar as campanhas para otimizar o orçamento, equilibrando os investimentos e o ROI da sua loja virtual

>> Leia mais: Glossário do Marketing: veja 63 termos mais usados entre os profissionais 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

Procurando uma plataforma para impulsionar a audiência da sua loja, com ferramentas para criar campanhas nas redes sociais e no Google? Conheça as soluções Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja. Onde seu sucesso é a nossa história!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos