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Conteúdo para e-commerce: como construir uma estratégia de sucesso

12 de janeiro de 2024

7 min

Neste artigo

Como criar conteúdo para e-commerce? Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, o planejamento de conteúdo deixou de ser um “opcional de fábrica” e se tornou um item fundamental no sucesso das lojas virtuais. A presença digital das marcas hoje vai além da loja virtual, e inclui as redes sociais, mensagens de atendimento e até mesmo o e-mail marketing. 

Pensar na mensagem para cada um desses canais é uma ferramenta para aumentar as visitas da loja, gerar mais vendas e fidelizar mais clientes. Por isso, selecionamos algumas dicas para pensar na estratégia de conteúdo para o seu e-commerce e garantir o sucesso da sua marca o ano todo. 

Venda mais criando conteúdo para e-commerce

No ambiente digital, as marcas disputam a atenção do usuário (e futuro cliente) com anúncios, publicações nas redes sociais e até mesmo nos resultados dos mecanismos de busca. 

Para ser interessante, a conversa com o seu público precisa ser personalizada — afinal, quanto mais pessoal for a mensagem, mais chances de chamar a atenção e transformar o usuário em consumidor. Por isso sua marca precisa pensar com cuidado em todo o conteúdo e, assim, ter mais eficiência na comunicação. 

Isso não quer dizer que você precisa de mais material, mas que seu material precisa ser melhor. Então, uma análise do que já foi escrito vai entrar na sua estratégia de sucesso para conteúdo do e-commerce. 

Da mensagem de boas vindas do seu site ao e-mail enviado para um cliente que não compra nada há tempos, tudo é uma mensagem potencial. E, claro, todas essas mensagens precisam ser interessantes, envolventes e, principalmente, estar alinhadas à mensagem da sua marca. 

E otimizar todos esses conteúdos, como o texto do cadastro de produtos, aumenta suas chances de oferecer uma experiência de compra mais interessante na sua loja. 

Faça do SEO o seu novo melhor amigo de conteúdo

O SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de ferramentas que melhoram a visibilidade de um site nos mecanismos de busca ou nas redes sociais, de forma orgânica.

Existem várias formas de garantir melhores posicionamentos do seu site na lista de resultados. O uso de palavras-chave, criar conteúdo relevante, inserir links dentro do conteúdo, responsividade do site e até melhorar a experiência do usuário podem gerar mais acessos e conversões para a sua loja!

>> Leia mais: Guia de SEO para lojas virtuais: segredos e táticas para ranquear melhor nos buscadores

Conteúdo de sucesso para e-commerce inclui um blog

Ter um blog para a sua loja vai muito além de escrever apenas sobre as novidades do mês ou as tendências do seu mercado. E por isso você precisa levá-lo em conta na estratégia de conteúdo de sucesso. 

O blog é uma ferramenta para aplicar sua estratégia de marketing de conteúdo e fazer com que a sua loja tenha visibilidade digital de forma orgânica. Na prática, os conteúdos que você publicar no blog pode ser o texto que, aparecendo como resultado nos mecanismos de busca, vai atrair um novo visitante ao seu e-commerce. 

E essa também é uma oportunidade para fazer da sua loja uma referência dentro do nicho de mercado, com vários tópicos dentro desse universo. Escreva sobre o mercado, tendências da estação (ou do ano), novas tecnologias, materiais educativos (tutoriais de uso de determinados produtos, por exemplo), e o que mais você achar relevante, desde que relacionado à persona da sua loja. 

O objetivo é que seu blog seja útil para potenciais clientes, reforce a reputação da sua marca, aumente os visitantes da sua loja e ajude a vender mais. Claro que sempre é interessante converter visitantes em clientes, mas também use o blog para garantir novas vendas com os consumidores que já compraram com você.

Para receber valor, produza conteúdo de valor

O blog da sua loja é fundamental na sua estratégia de conteúdo, e por meio dele você também pode divulgar outros materiais para atrair clientes. E-books, vídeos, guias e outras ferramentas podem ser publicados para melhorar o relacionamento com seu público e reforçar a autoridade da sua marca no mercado. 

A estratégia para o blog também vale para os chamados “conteúdos ricos”: o que interessar ao seu público e estiver relacionado ao universo da sua loja pode ser publicado. E quanto mais variada for a lista de assuntos, melhor para todos. 

Se quiser ir além nessa parte do planejamento, você pode até criar uma landing page para distribuir gratuitamente estes materiais. Por meio da landing page, ou esse site especial, criado apenas para disponibilizar os conteúdos, você consegue captar leads de uma forma mais organizada, analisar as origens e outros dados importantes. 

Todas essas informações são preciosas na hora de mensurar as estratégias e calcular os próximos passos do plano, além de facilitarem a conversão dos leads — afinal, você já sabe quais assuntos interessam àquelas pessoas. 

Conteúdo para redes sociais para vender mais? Sim!

Já falamos no guia prático para a produção de conteúdo sobre o potencial das redes sociais. Somos o 3.º país em acesso às redes sociais e tempo de conexão por dia, além de termos um mercado enorme de influenciadores digitais e muito potencial para impulsionar suas vendas

O mercado digital está fortemente conectado ao ambiente das redes sociais e é por isso que sua marca precisa dessa presença. Não apenas para ser lembrada, mas também para se conectar com o público, atendê-lo, fazer parte da conversa e, claro, vender mais!

Fale dos seus produtos, sim, mas também de tendências, compartilhe memes relacionados à sua marca, celebre datas importantes… a lista de possíveis conteúdos é longa. 

Aliás, uma estratégia de conteúdo de sucesso vai sempre conectar o que é postado no blog ao que vai para as redes sociais, e vice-versa. Assim você cria uma grande rede de materiais, da sua marca, que conversam entre si, mantém o usuário atualizado e interessado e reforçam a sua reputação. 

>> Leia mais: Glossário do Marketing: veja 63 termos mais usados entre os profissionais 

As campanhas impulsionam o conteúdo do e-commerce

Por e-mail, por Whatsapp, nas redes sociais. Cada canal da sua loja é um potencial ponto de vendas, e se você não estiver utilizando todos que tem disponível, pode estar desperdiçando boas vendas e aumentando seus custos. 

O e-mail marketing, por exemplo, é uma forma de compartilhar com todos os seus clientes (que já disponibilizaram seus endereços de e-mail na hora do cadastro) as novidades da loja, dicas, posts do blog e afins. 

Você também pode usar esse canal para campanhas de remarketing (aquelas que ajudam a salvar carrinhos abandonados na sua loja) e na estratégia de fidelização dos clientes, com cupons e descontos de retorno. 

A melhor parte do e-mail marketing é que essa é uma ferramenta de baixo custo para você — considerando que a sua plataforma de e-commerce já oferece ferramentas para criar e disparar esses e-mails. 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

Pensar em conteúdo é parte fundamental da sua estratégia de marketing, uma das grandes ferramentas que você, empreendedor do e-commerce, tem para alavancar as suas vendas. 

Por isso, contar com uma plataforma de e-commerce que permita criar, executar e analisar campanhas de anúncios e publicações orgânicas de forma centralizada ajuda muito a gestão e a rotina da sua loja. Conheça as soluções Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja, e tenha à disposição integrações nativas e funcionalidades integradas. Aqui, seu sucesso é a nossa história!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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