Eduarda Guedes

8 de novembro de 2021

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O que é e como fazer uma landing page para e-commerce

9 min de leitura

Se você trabalha com vendas online, certamente já ouviu falar de landing page. Mas você sabe a importância desse tipo de página para seus resultados? 

Se você não conhece o conceito de landing pages ou não sabe como deve ser uma boa landing page, não se preocupe. Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber para aumentar as vendas na loja com suas landing pages

O que é landing page e para que ela serve?

Landing page é uma página criada com o objetivo de conversão. Esse conceito se refere a uma ação que queremos que um visitante execute na página, como se inscrever, baixar um documento ou comprar um produto. 

A landing page é, portanto, criada para otimizar as conversões, incluindo elementos que aumentam as chances de as pessoas realizarem a ação desejada. 

Pensando nos diferentes tipos de conversões que uma empresa pode desejar, as landing pages podem ser: 

  • Páginas de venda, quando o objetivo é levar o cliente a comprar algo;
  • Páginas de cadastro — de um evento, para uma demonstração gratuita do produto ou serviço etc;
  • Páginas de download de materiais ricos, como e-books, infográficos e estudos de caso.

Qual a importância de uma landing page para e-commerce?

A resposta mais segura para determinar a importância das landing pages é gerar mais leads para o seu site. Mas afinal, o que são leads? No marketing digital, um lead é um consumidor potencial de uma marca que passou de um mero visitante a um interesse em consumir seu produto ou serviço. 

Neste caso, o objetivo principal da landing page é coletar as informações do visitante ou direcioná-lo para a página do produto que o usuário procura. Quando fornecido com informações de contato, foram deixadas por clientes em potencial, uma variedade de ações pode ser feita, como:

  • Comece a construir relacionamentos mais próximos com esse cliente potencial, aumentando sua confiança em sua marca; 
  • Dê à sua equipe de vendas as informações de que precisam para leads que podem ser conectados a qualquer momento para fechar a venda; 
  • Compreenda informações importantes sobre o seu público e saiba qual conteúdo é mais visualizado e se os visitantes do seu site tem o perfil de cliente certo para a sua empresa.

As conversões, quando realizadas em landing page, provam ser uma ótima maneira de levar os visitantes ao próximo nível, com o objetivo principal de obter conversões (especialmente compras, acompanhamentos) do ponto de vista do cliente do e-commerce. 

Quais são os principais elementos de uma landing page?

O primeiro elemento essencial da landing page é a oferta. Os incentivos são a razão pela qual os visitantes do site fornecem seus dados de contato, e as recompensas são dadas para aqueles que navegam. Pode ser o acesso a um rico material, uma aula, um curso, um cupom ou uma condição especial de compra. 

Quando um visitante chega na sua landing page, ele deve saber o que é e, portanto, o título deve ser marcado. Nesse caso, os elementos gráficos também ajudam muito, pois incluem imagens de alta qualidade e cores vivas, além de ilustrações ou ícones que ajudam a entender o que você tem a oferecer. 

É necessário especificar quais são as vantagens oferecidas ao visitante e o que ele deve fazer para se beneficiar delas. Portanto, não se esqueça de incluir um "apelo à ação". Descubra o próximo passo que ele deve dar. 

Outro ponto importante para o sucesso de uma landing page é sua objetividade. Ele mostrará apenas as informações que seus visitantes precisam converter. Portanto, é necessário resumir todas as informações, facilitando a leitura dos usuários. 

Finalmente, em seu formulário de landing page, peça apenas dados que sejam críticos para o sucesso de sua estratégia de crescimento de leads. Dessa forma, você evitará que as pessoas desistam de preencher o formulário por ser muito longo ou invasivo.

Como criar uma landing page?

Agora que você conhece todos os elementos que sua landing page pode conter, basicamente mostraremos como você pode ter uma página instalada e funcionando em menos de uma hora. 

Hoje é possível criar landing pages do zero com facilidade e agilidade porque as ferramentas certas estão disponíveis para isso. Permitindo que você crie e realize as alterações desejadas intuitivamente e independente do programador. 

Esses são alguns exemplos de programadores de landing page: InstaPage, IM Creator, Lander, Landingi, WishPond, Unbounce, LeadPages, Onesies. 

É simples e fácil de usar e vem com modelos prontos que você pode personalizar, além de oferecer a capacidade de começar do zero.

1 - Selecione o template

A primeira coisa que você fará após entrar na ferramenta é clicar em + Página, para começar. Depois escolha um template pronto ou opte por começar do zero. Mas você pode optar por começar com uma página em branco e, quando entrar no modo de edição, poderá escolher quais são as seções que você deseja incluir na sua página. É só clicar em adicionar sua primeira seção e pesquisar pelo tipo que você deseja.

2 - Dê um nome para sua página

Antes de começar a customizar qualquer coisa, dê um nome para a página. 

Esse nome não aparecerá para os visitantes, mas é uma forma de manter os seus arquivos todos organizados dentro da ferramenta e depois conseguir encontrar suas landing pages com facilidade.

3 - Adicione os seus textos

Agora é hora de começar a trocar os textos do template que você escolheu, pelo conteúdo da sua página. Nesse momento, você irá colocar o título chamativo, a descrição atraente, a sua chamada para ação.

4 - Coloque suas imagens

O próximo passo é substituir as imagens do template escolhido pelas imagens relacionadas ao seu negócio. Para fazer isso é muito simples, clique sobre a imagem que você deseja substituir e depois sobre o nome do arquivo dela.

Na central de mídias, você poderá fazer o upload e selecionar a imagem que você gostaria de inserir. Depois é só fazer os ajustes na imagem usando o menu lateral até alcançar o resultado que você quer.

5 - Customize as cores

Quando todos os textos e imagens estiverem prontos, é o momento de deixar a página com a cara e as cores do seu negócio. Você pode alterar a cor de cada elemento (texto, botão de CTA, plano de fundo) clicando sobre ele e alterando as configurações de cor.

6 - Remova os elementos que não são necessários

Um template de landing page pode vir com elementos e até mesmo seções que, para você, não faz sentido manter na sua página. Você pode deixá-los invisíveis clicando no ícone do olho ou remover algum item da seção que ele faz parte e a página automaticamente se ajusta a ausência daquele item.

E também é possível remover uma seção inteira indo no menu de seções e clicando no ícone da lixeira.

7 - Integre o formulário da CTA com a sua ferramenta de e-mail marketing

No menu de CTA, você pode escolher e configurar como quer que a captação dos dados aconteça: através de um formulário simples, através de uma pop-up ou em um link externo. Se você escolher uma das duas primeiras opções, a captura do contato da lead já acontece na sua própria landing page.

Mas para essa informação chegar automaticamente para o seu serviço de e-mail marketing, ele precisa estar integrado com a sua página. É bem simples fazer isso.

Quando você cria um formulário em um disparador de e-mail marketing, ele gera para você um código HTML. É só você copiar esse código e colocar no campo de importação do formulário.

Primeiro, clique no ícone da carta, depois em + Adicionar nova configuração. Dê um nome que fique fácil para você identificar depois, selecione a opção de Importação de formulário e cole o código HTML.

Depois, é só voltar no botão de CTA e selecionar a configuração do serviço de e-mail que você acabou de criar, para que todos os dados inseridos na chamada para ação sejam enviados automaticamente para o seu serviço de e-mail.

8 - Teste a página

Antes de publicar, salve e teste se todos os links da página estão funcionando, veja como ela ficou em dispositivos mobile. Confira tudo para garantir que o usuário terá a melhor experiência possível.

9 - Preencha a title tag e a meta description:

Se você não conhece esses termos, está tudo bem. Title tag e meta description são dois metadados, ou seja, dados sobre as informações da sua página.

Eles servem para ajudar as ferramentas de busca (Google, Bing…) a posicionar o seu conteúdo e o usuário a identificar se é o que ele está procurando. A title tag é o nome da aba em que o seu site está aberto e também é o título da página quando ela aparece em um resultado de busca.

Já a meta description é o texto de descrição que é exibido logo abaixo do título no resultado de uma busca. Você pode e deve configurar esses metadados na seção de SEO do seu programador. 

10 - Publique

Por fim, é hora de publicar a sua página na internet. Você pode configurar um domínio próprio ou utilizar um subdomínio, mas não se esqueça de, antes de clicar em publicar, configurar a sua URL para ela ser amigável.

Prontinho! A sua landing page já está no ar sem custos adicionais de hospedagem.

Onde encontrar exemplos de landing page?

Você encontrará exemplos de landing page no provedor do seu site, ou seja, caso precise fazer uma landing e você o WordPress com toda certeza você encontrará alguns exemplos e templates para customizar seu e-commerce. 

Vale dizer ainda que existem alguns sites na internet que disponibilizam templates de landing page para customização. Isso economiza muito tempo e também já fornecerá uma base das informações que você precisa para captar um lead. 

Portanto, inicialmente veja se na sua hospedagem já não existe um exemplo e se ela pode ser personalizada. Caso não, busque na internet e ache o template que mais condiz com o seu negócio. 

Conclusão

Vale muito a pena você investir em uma landing page não apenas para a captação de novos leads, mas também para saber quais são os produtos mais comprados e pesquisados dentro do seu e-commerce. 

Então, se você não tem uma página de captação no site ainda, acredite, você precisa inserir este elemento no seu e-commerce e iniciar um relacionamento mais próximo com o seu cliente. 

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