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O que é lead no Marketing Digital? Aprenda a qualificar, gerenciar e nutrir seus leads

18 de agosto de 2021

5 min

Neste artigo

Aposto que se você trabalha com marketing digital ou tem um e-commerce, já ouviu falar em leads, certo? Então, hoje vamos te explicar com detalhes o que é um lead, quais são os recursos para poder qualificar, gerenciar e nutri-los e como podem virar uma venda.

Se você está procurando essas respostas, então leia este artigo até o final e saiba tudo que precisa! 

O que é um lead no marketing digital?

Um lead é aquele que representa uma oportunidade de negócio porque, de alguma forma, ele expressou interesse em seu produto ou serviço. 

Por exemplo, um lead baixou um documento do seu site, solicitou uma cotação, fez teste gratuito . Em troca, ele deixou seus contatos com a empresa. Ela pode então se aproximar dele, fortalecer seu relacionamento e ajudá-lo a tomar decisões de compra. 

Em resumo, um cliente potencial é o usuário ao alcance de sua empresa, independentemente do canal digital ao qual você se conecta com seu público. 

Com o desenvolvimento do inbound marketing nos últimos anos, o conceito de lead tornou-se mais claro. A partir dessa perspectiva de marketing, uma empresa aborda um cliente por meio de estratégias de aquisição, como SEO e marketing de conteúdo, em vez de buscar o cliente “porta a porta”. 

Porém, a maioria das pessoas que não conhece a marca, não tem vontade de comprar ou mesmo tem um perfil de cliente ideal do e-commerce. Portanto, eles ainda precisam passar pelo processo de tomada de decisão de compra de forma madura. 

Esse processo é feito no funil de vendas. Os funis de vendas rastreiam os canais de compra e filtram apenas aqueles que representam oportunidades de vendas. 

Ao longo do processo de cumprimento das metas, as equipes de marketing e vendas mantêm contato com os potenciais clientes, enviando conteúdo e esclarecendo dúvidas até que estejam prontos para comprar. Sim, as abordagens de negócios tendem a ser mais eficazes.

Por que gerar leads?

Criar leads é criar oportunidades. Isso torna o seu negócio tão atraente que você está pronto para transformar um simples visitante em alguém realmente interessado em querer saber mais sobre sua marca e, assim, fazer uma transformação. Apresentar o valor da sua marca e criar conteúdo criativo inspirador é o que mais contribui para o sucesso do seu negócio

Lembre-se de que é melhor ter mais leads prontos para consumir sua marca do que se gabar de um grande número de visitas. Mas isso não faz necessariamente diferença para os resultados financeiros de sua empresa.

Como gerar leads?

A estratégia de uma equipe de marketing que não possui muitas ferramentas de automação digital é considerada básica. 

Geralmente se aplicam em certas situações. Por exemplo, quando a empresa está iniciando e na maioria das vezes os recursos são limitados para começar a gerar novos leads, para ajudar você nessa questão preparamos uma lista com 5 estratégias básicas para aumentar o número de leads sem investir muito dinheiro:

1. Trabalhe seu público-alvo

Monitore as mudanças no comportamento do seu cliente e nas pessoas que têm perfil para serem seu cliente. Aqueles que consomem seus conteúdos mudam e rastreiam seus maiores desafios, é uma excelente forma de acompanhar essas mudanças, seus hábitos, do que gostam, quem seguem nas redes sociais, e não se esqueça de descobrir mais pistas que te aproximam essa pessoa do seu perfil de compra.

2. Crie conteúdos mais autorais e atualizados

O conteúdo que você usa para envolver clientes em potencial e irá educar seu público de uma forma que facilite para você encontrar uma solução para o que eles procuram, ao mesmo tempo que expressa a identidade de sua marca. Além disso, aumente leads com conteúdo novo e atualizado para alcançar cada vez mais seu público.

3. Faça "iscas" para gerar leads

Seu conteúdo é distribuído de diferentes formas e tem como objetivo atrair visitantes para seu site ou e-commerce. Deixar contatos básicos e acessar diversos recursos como eBooks, webinars e infográficos e investir em métodos de vendas eficazes.

4. Crie Landing Pages (LPs)

As landing pages são uma boa alternativa para conversões. A chamada à ação (CTA - Call to Action) incentiva os visitantes a clicarem em um formulário e inserirem dados para obter conteúdo protegido por direitos autorais.

5. Monitore o trabalho de geração de leads

As ações de marketing digital, assim como os serviços e sistemas de gestão, são uma ferramenta muito poderosa para o espaço de vendas. O conhecido CRM, que é um sistema simples de gestão de relacionamento com o cliente, desempenha esse papel. Muitos deles são gratuitos para o primeiro número de usuários. 

Use esses dados gerados para rastrear os resultados de inscrição e vendas, bem como a visibilidade do tráfego e da qualidade de campanhas, permitindo estratégias de otimização imediatas.

Conclusão: 

Leads são as oportunidades de vendas que a sua empresa pode gerar no ambiente virtual, esse processo pode ser feito nas redes sociais ou até mesmo no site de vendas da sua loja. Se você já tem um site e precisa torná-lo mais atraente, tente buscar novidades e usar de blog posts e fotos atraentes para compartilhar essas novidades. 

Além disso, se você busca fazer vendas diretas, com um contato mais próximo com o cliente, pode ser que o seu feedback chegue logo no início, então invista no marketing digital que é sucesso garantido. 

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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