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O que é uma persona e como criá-la em minha loja virtual

9 de agosto de 2020

4 min

Neste artigo

Para criar ações de marketing verdadeiramente eficientes e conquistar consumidores que realmente estejam interessados em sua loja virtual, é essencial que se tenha uma estratégia de persona bem definida e alinhada.

Se você ainda não sabe o que é, não deixe de continuar a leitura. Aproveite também para aprender os motivos que tornam essa estratégia fundamental para o sucesso do seu e-commerce e também o passo a passo para fazer uma pesquisa de persona!

O que é uma persona?

O que é uma persona e como criar uma

         A persona, que também pode ser chamada de buyer persona, nada mais é do que a representação do que seria o cliente ideal da sua loja virtual. Esse modelo detalhado contém diversas características do cliente perfeito, como qualidades, defeitos, hábitos, trabalho, comportamentos, objetivos e problemas.

         É muito importante destacar que persona não é sinônimo de público alvo/target. Quando falamos em público alvo estamos nos referindo a uma parcela maior de pessoas e sem características tão específicas.

A importância de criar uma persona

         A persona pode ser usada nos mais diferentes contextos de marketing e vendas, mas sempre com o objetivo de ajudar a marca a enviar a informação certa para as pessoas certas e, assim, ter maior sucesso. Ela pode ser usada, por exemplo, para a criação de artigos em um blog, para o desenvolvimento de um novo produto no mercado, para uma campanha publicitária nas redes sociais, entre outros. 

         Para que você tenha uma ideia melhor de como esse perfil do consumidor detalhado pode ajudar a sua loja virtual ou qualquer outro tipo de negócio, citamos 3 vantagens da estratégia:

- Ajuda na criação de ações mais focadas e, consequentemente, aumenta a chance de darem certo;

- Melhora a experiência do cliente e, assim, a retenção dos mesmos;

- É capaz de aumentar de forma significativa o retorno sobre investimento, já que as taxas de conversão também aumentam.

Como fazer uma pesquisa de persona

Como fazer uma pesquisa de persona

         Para elaborar uma pesquisa de persona eficiente para o seu e-commerce, siga as etapas abaixo.

Reúna as informações já disponíveis dos seus clientes Reúna todas as informações disponíveis dos seus clientes, como relatório das páginas do seu site, origem do tráfego, comportamento do consumidor, quais são os produtos mais vendidos, ticket médio, publicações com mais engajamento, entre outros.

Crie um questionário completo – Um questionário completo com as perguntas certas vai te ajudar a obter informações relevantes sobre os seus clientes. Podem ser criadas ações que estimulem a resposta dos clientes, como recompensas para quem responder, por exemplo.

Identifique padrões para segmentação – Organize e segmente todas as informações coletadas.

Crie a persona – Depois de segmentar, chegou a hora de montar a persona. É comum que se crie um dashboard ilustrativo sobre ela, com foto representativa, resumo, gráficos visuais para apresentar renda, classe social, etc. Lembre-se que a persona deve ser fácil de ser compreendida por sua equipe de marketing e vendas.

Fique atento a possíveis mudanças – Após a pesquisa concluída, não deixe de ficar atento a possíveis mudanças no perfil do consumidor sempre atualizado.

Ferramentas gratuitas para te ajudar a gerar uma persona

- Google Analytics;

- Google Search Console;

- Facebook Audience Insights;

- Google Surveys;

- Make my persona (Hubspot);

- Google Forms;

- Gerador de personas (Rock Content)

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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