Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Marketing e vendas

Conheça os pilares do marketing digital [Guest Post]

Conheça aqui os pilares do marketing digital, e como eles podem ajudar no sucesso do seu negócio!

3 de maio de 2021

6 min

Neste artigo

Sem dúvida, o estudo do marketing digital tem tido cada vez mais adeptos, uma vez que a maioria dos serviços realizados no mundo dependem deste meio. No entanto, é um processo gradual, e nós estamos, de fato, em um período de transição.

Deste modo, é preciso entender quais são os pilares do marketing digital para garantir o sucesso de qualquer negócio hoje em dia. 

Afinal de contas, mesmo que você não queira se debruçar sobre eles, uma hora ou outra, você será levado, ou mesmo forçado a isso, por uma simples questão de sobrevivência do seu negócio.

Mas, antes de tudo, o que é de fato marketing digital? Para saber mais sobre esse assunto, e entender como essas estratégias podem trazer bons resultados para seus negócios, siga lendo este artigo. E confira os motivos que nos levam a acreditar nos pilares do marketing digital como uma boa base para estratégias de vendas e bons resultados.

Conceito de marketing digital

Marketing, em essência, é a arte de explorar, criar e agregar valores, com o intuito de satisfazer necessidades e anseios do mercado, oferecendo seus produtos e serviços. Ou seja, é onde se dá a mediação das compras e vendas, sendo que o intuito é que tanto vendedor quanto comprador tenham benefícios. 

Aliás, é uma atividade presente nas relações humanas desde tempos imemoriais, e existe a partir do momento em que há uma relação de compra e venda.

No caso do marketing digital, estamos falando de uma mediação específica, que são os meios digitais que conhecemos atualmente. Por meio deles, é possível realizar a venda, a compra e toda a mediação envolvida nestes dois processos, e não apenas em produtos digitais.

O marketing digital é quase sinônimo de marketing hoje em dia, uma vez que quase todas as nossas relações de compra são feitas por meio digitais, onde há uma série de processos específicos envolvidos. 

Enfim, veja a seguir mais sobre os 5 pilares do marketing digital, em quais preceitos ele se apoia, assim como seus desdobramentos e aplicações.

5 pilares do marketing digital

Então, vejamos agora quais são os 5 pilares do marketing digital, e conheça as características de cada um:

1 – Exposição da marca

“Quem não é visto, não é lembrado”, como já diz o ditado popular. É o que podemos depreender deste primeiro pilar do marketing digital. 

Ele diz respeito à exposição de sua marca nas redes sociais, por exemplo. Além disso, é necessário a criação de um site, que seja profissional e intuitivo.

Em seguida, invista em anúncios digitais. Google Ads, Facebook Ads, posts patrocinados no YouTube, Instagram, por exemplo, são algumas opções que costumam trazer um bom retorno. 

Além disso, aposte em técnicas de SEO ao construir a parte textual de seu conteúdo. Principalmente os conteúdos de portfolio, e os principais textos de seu site, que aparecem em primeiro plano.

Se você tem dificuldades em visualizar como sua marca pode ser exposta, não se acanhe! Mais importante do que ter uma imagem ideal, é o próprio fato de você ser visto. 

Aliás, é possível mudar a sua imagem com o tempo, depois de alguns meses, por exemplo. Afinal de contas, ela é apenas o rótulo de seu produto.

2 – Atrair o público-alvo e gerar credibilidade

Com toda a certeza, a construção de uma confiança com sua audiência demanda tempo. Afinal, é um processo orgânico, que você pode encarar como um laboratório, examinando suas relações com seu público.

Porém, há outras coisas que você pode fazer além disso. Revise seus conteúdos sempre que puder, se atentando ao que se pode melhorar ou reparar, de acordo com o que seus leads e visitantes te mostram. Pois o feedback deles é importante, mesmo que mínimo.

Outra maneira interessante é mostrar, de alguma forma, a satisfação de seus clientes anteriores. Depoimentos de alguns deles sobre seu serviço, por exemplo, passam uma imagem de transparência e confiança para você e seu trabalho.

3 - Converter e gerar leads

Convertendo os visitantes de seu funil de vendas em leads, que seriam o próximo estágio dos clientes em potencial, é quando você aumenta suas chances de vendas de forma decisiva. 

O funil de vendas é quase um dos pilares do marketing digital pois, com ele, é possível realizar essa conversão de forma eficiente.

De todo modo, aposte em conteúdos e amostras grátis de seus produtos e serviços. Eles farão seus possíveis leads verificarem se é esse tipo de produto que irá suprir suas necessidades. 

Uma vez que você consegue seus contatos, através de formulários para ganhar um e-book, por exemplo, você já tem uma boa base de dados sobre eles, e podem ser considerados leads.

4 – Relacionamento

Podemos dizer que uma das palavras-chave para o entendimento, e o bom uso de estratégias em marketing digital é comunicação. Pois é exatamente isso o que precisamos para entender este, que é um dos pilares mais fundamentais do marketing digital, o relacionamento.

Seu público é seu patrão. Pensando dessa maneira, é mais fácil percebermos sua importância pois, de fato, você depende de seu público. Por isso, tratá-lo bem é indispensável. 

Portanto, ser atencioso, comunicativo, engajado e interativo nas redes sociais, por exemplo, é um grande diferencial neste quesito. Sendo assim, invista na comunicação. É um nicho que, se bem utilizado e elaborado, sem dúvidas trará resultados positivos e férteis.

5 - Monitoramento é mais um dos pilares do marketing digital

Com o passar dos anos, a internet dispôs de softwares cada vez melhores de análise de dados e desempenho, insights e afins. Com eles, é possível mensurar, até mesmo em tempo real, algumas características e retornos de ações tomadas em marketing digital.

Existem muitas métricas importantes que auxiliam no monitoramento, como o ROI (Return on Investiment – Retorno sobre investimento), por exemplo. 

É uma métrica usada para clarificar o retorno obtido pela empresa, em relação aos investimentos realizados na área de marketing como, por exemplo, os anúncios pagos citados acima, entre outros.

Além disso, as próprias redes sociais (que são veículos quase indispensáveis para uma estratégia de marketing digital de sucesso), possuem seus mecanismos de cálculos de dados e retornos. 

Até mesmo recursos que conhecemos, como as curtidas e visualizações, nos ajudam a entender um pouco mais sobre o monitoramento ideal a ser feito.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos