Gustavo Perina

30 de novembro de 2020

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Como anunciar no Facebook Ads e no Instagram Ads para minha loja virtual

7 min de leitura

O Facebook é a maior rede social do mundo. Junto com o Instagram e Whatsapp, que foram comprados pela rede e integram a empresa criada por Mark Zuckerberg, o Facebook é muito mais do que uma simples mídia social ou rede virtual de amigos, trata-se de uma ferramenta poderosa de negócios.

A popularidade das redes sociais transformou este ambiente em uma ferramenta com grande potencial de alcance para anúncios e publicidade. O Facebook Ads e Instagram Ads são ferramentas que possibilitam a divulgação dos seus produtos e da sua loja virtual com um custo-benefício extremamente vantajoso. Além disso, os anúncios nas redes sociais ajudam a fortalecer a sua marca e geram engajamento com o seu público.

Se você ainda não está familiarizado com Facebook Ads e Instagram Ads, este artigo vai lhe mostrar como é fácil e simples anunciar seu e-commerce nas redes e impulsionar o seu negócio.

  1. O que é Facebook Ads e Instagram Ads?
  2. Quais as vantagens de anunciar no Facebook Ads e Instagram Ads.
  3. A presença da Netshoes nas redes sociais
  4. Tipos de anúncio
  5. Criando anúncios no Gerenciador

O que é Facebook Ads e Instagram Ads?

O Facebook Ads e Instagram Ads são ferramentas que auxiliam você na criação de campanhas veiculadas nas redes sociais. Trata-se de um serviço disponível na plataforma, com diversos recursos que possibilitam a veiculação de anúncios segmentados e direcionados a um público específico.

Apesar de seguirem as mesmas diretrizes, por serem redes sociais com dinâmicas e particularidades distintas, Facebook Ads e Instagram Ads também possuem modelos de anúncio específicos para cada uma das mídias.

Quais as vantagens de anunciar no Facebook Ads e Instagram Ads?

Segundo uma pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com o Hootsuite, o Brasil tem mais de 130 milhões de usuários ativos no Facebook. Além disso, o brasileiro passa cerca de 3 horas e 34 minutos por dia navegando nas redes sociais, o que significa que elas estão incorporadas na rotina.

Se homens e mulheres de todas as idades gastam uma parte significativa de seu tempo nas mídias sociais, isso significa que este é um lugar perfeito para sua loja encontrar clientes e oportunidades de venda. Além de ser um meio vantajoso economicamente para investir em anúncios, as redes socias oferecem ferramentas de tráfego que auxiliam seu negócio a encontrar compradores com muito mais assertividade, através da segmentação por sexo, idade, interesses, localização etc.

A prova disso é que, só em 2018, foram investidos mais de 16bi em mídias digitais no Brasil. Facebook e Instagram juntos somam mais de 60% dos investimentos em mídias sociais no país e em janeiro de 2019, o Facebook Ads tinha uma receita de mais de 15 bilhões de dólares.

Hoje, o Facebook tem cerca de 60 milhões de páginas da empresa e 80% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa. Estes dados reafirmam as vantagens que a presença e os investimentos em mídias sociais oferecem e comprovam o fato de que elas são uma frente de grande representatividade no marketing digital.

A presença da Netshoes nas redes sociais

A prova de que as redes sociais mudaram a forma de marcas se relacionarem com clientes é a Netshoes. A empresa, que fechou as lojas físicas para existir apenas como e-commerce, não mede esforços na construção do relacionamento através das redes sociais. Para isso, investe em uma comunicação com personalidade, compondo a equipe de marketing não apenas com profissionais especializados em varejo, mas com atletas que possam falar com propriedade sobre esporte e lazer.

Na Copa do Mundo de 2014, a Netshoes convocou os consumidores a participarem da elaboração do roteiro do anúncio da marca que seria veiculado na TV. Toda interação e votação aconteceu através das redes sociais e teve um número recorde de participação no Facebook.

Tipos de anúncio

Através do Gerenciador de Anúncios, é possível realizar a criação de um anúncio com muito mais chance de conversão no Facebook Ads e Instagram Ads e, para isso, o primeiro passo é definir o objetivo da campanha. Para fazer isso, você deve escolher um objetivo dentro de uma lista de 10 possibilidades e para que você faça a escolha certa, vamos explicar aqui cada um deles:

1. Reconhecimento da marca: serve para quem deseja despertar o interesse do consumidor pelo seu produto ou marca. É um objetivo de campanha interessante para marcas e produtos novos, que estão sendo lançados no mercado.

2. Alcance: este é o tipo de objetivo com foco em número de pessoas. Ele favorece a exibição do anúncio para o máximo de público possível dentro da sua segmentação.

3. Tráfego: tem o intuito de direcionar seu público para fora da rede social. Se você deseja levar a pessoa ao seu site ou aplicativo, por exemplo, esta é a melhor opção.

4. Envolvimento: serve para gerar mais interação nas suas redes, favorecendo curtidas, participação, comentários e compartilhamentos no seu conteúdo.

5. Instalação do aplicativo: como sugere o nome, este objetivo é focado em levar o público a fazer o download e instalação do seu aplicativo.

6. Visualização de vídeo: este objetivo é a opção ideal para impulsionar suas publicações em vídeo e gerar mais engajamento através delas.

7. Geração de cadastros: é um objetivo focado em geração de leads e é perfeito para criação de listas de e-mail, Whatsapp etc.

8. Conversões: serve para aumentar os resultados em vendas, direcionando o público para o seu site. Neste tipo de objetivo é necessário que você instale o pixel do Facebook na página para a qual as pessoas serão direcionadas.

9. Vendas do catálogo de produtos: são conhecidos como anúncios dinâmicos e são muito úteis para quem tem loja virtual, pois podem ser criados a partir de modelos padronizados pelo Facebook. A rede puxa automaticamente as informações do seu catálogo de produtos e cria anúncios específicos com imagens, preços etc.

10. Visitas ao estabelecimento: é um objetivo destinado a quem possui comércio físico também e serve para promover sua loja a um público que esteja localizado nas proximidades dela.

Criando anúncios no Gerenciador

Capa Gerenciador de Anúncios do Facebook

Os anúncios de Facebook Ads e Instagram Ads são criados através do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Portanto, para criar uma campanha no Facebook Ads ou no Instagram Ads você precisa ter um perfil no Facebook e uma página vinculada a ele.

Ao acessar o Gerenciador, você deve inserir seu CPF ou CNPJ da empresa que usará a conta de anúncios. Depois de preencher os formulários e fazer as configurações de pagamento, chegou a hora de criar as campanhas e fazer os anúncios circularem.

Para criar bons anúncios, separamos algumas dicas que podem ajudar você na hora de planejar suas campanhas no Facebook Ads e Instagram Ads.

a) Criativo do anúncio:

O criativo é a peça que será veiculada no anúncio – imagem ou vídeo – e envolve todo o design e distribuição dos elementos, de modo que favoreça o objetivo da campanha e atraia o público ao qual a campanha é destinada. O criativo impacta diretamente no alcance, desempenho e resultado do anúncio no Facebook Ads e Instagram Ads.

b) Copy: 

A construção do texto, chamado de copywriting, é um elemento essencial de persuasão, por isso, também merece atenção e dedicação. Conhecer e utilizar gatilhos mentais relacionados às dores do seu público contribui para conduzi-lo à ação que a campanha deseja provocar.

c) Imagens: 

As imagens utilizadas nos criativos também devem trabalhar a favor do objetivo da campanha. Escolha fotografias que gerem identificação com o seu público e explore ferramentas que oferecem recursos para encontrar e trabalhar imagens gratuitamente, como Canva, Crello e Pixabay.

d) Teste A/B: 

O gerenciador de anúncios também oferece testes A/B, que serve para você testar diferentes versões do anúncio e analisar o que funciona melhor. Isso permite que você conheça seu público e aprimore as próximas campanhas.
Conhecendo as particularidades das redes sociais e definindo um objetivo claro fica muito mais fácil explorar todos os recursos que o Facebook Ads e o Instagram Ads oferecem para divulgar sua loja virtual e vender mais.

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