Eduarda Guedes

30 de agosto de 2021

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Glossário do Marketing: veja 63 termos mais usados entre os profissionais

22 min de leitura

Se você quiser aprender mais sobre marketing, pode encontrar ótimos recursos, mas, em simultâneo, é um pouco complicado de entender e fácil de aplicar no seu dia a dia. Isso ocorre exatamente devido à abundância de marketing. Existem tantas técnicas. Os métodos e ferramentas disponíveis para criar campanhas de sucesso que aparecem inevitavelmente  em seus próprios termos.

Com isso em mente, separamos 63 termos de marketing digital que todo especialista precisa saber, por isso seus dias perdidos lendo sobre o assunto ficaram para trás. Aproveite ao máximo esse Glossário do Marketing!

Marketing digital

A definição de marketing é muito simples. Nós nos esforçamos para atrair clientes e construir negócios para empresas e profissionais de várias maneiras. Marketing digital também, mas apenas via Internet. 

Afinal, a vida das pessoas depende cada vez mais do eletrônico e da Internet, por isso este é um dos melhores canais de negócio a explorar.

Inbound Marketing

Inbound marketing significa marketing de atração e é uma nova forma de atrair clientes. A ideia é chamar a atenção do cliente, em vez de interrompê-lo como normalmente fazem os anúncios. Como isso acontece?

Existe a criação de um conteúdo interessante e relevante que pode ajudá-lo a resolver problemas, promover operações diárias importantes e muito mais. Desta forma o cliente em potencial poderá começar a seguir a sua empresa e consumir seu conteúdo até estar pronto para efetivar a compra. 

Marketing de conteúdo

Muitas pessoas pensam que o marketing de conteúdo é igual ao marketing inbound, mas na verdade, ele faz parte da abordagem inbound e é muito importante. 

O Marketing de conteúdo inclui o planejamento, a criação, a distribuição e a mensuração dos resultados de todo o conteúdo utilizado na estratégia de uma empresa.

Outbound Marketing

Se a abordagem do inbound é baseada na produção de conteúdo, a abordagem de outbound marketing (marketing de saída) é direta, identificando clientes em potencial e iniciando o diálogo com eles para venda. 

Contrariamente às crenças de algumas pessoas, o exterior não é um inimigo interior. Você pode usar as duas estratégias juntas para trazer grande sucesso para o seu negócio.

CTA

Um CTA é uma frase chamando para uma ação ou frase que é um convite para um visitante de uma página para levá-lo à próxima etapa após interagir com um conteúdo.

CTA deve ser a última coisa que uma pessoa vê antes de agir. Portanto, deve ser convincente para convencer uma pessoa de que a oferta em questão vale a pena.

Funil de vendas

Os funis de vendas são uma maneira de entender o quão perto um cliente em potencial está e tratá-lo de acordo. O funil possui três fases: topo, meio e fundo. 

Para cada uma das etapas, existem categorias de conteúdo mais relevantes e o idioma desses conteúdos também mudará.

Leads

Os leads são todos os clientes em potencial em sua empresa. Para realmente se tornar um cliente, você precisa desenvolver seus leads com conteúdo de qualidade. 

Como o processo de tomada de decisão difere de um usuário para o outro, use o processo de alcance de metas para determinar o tipo de conteúdo que melhor se adapta aos interesses de cada cliente em potencial.

Persona

Uma persona é uma representação semi fictícia de um cliente ideal. Como se faz isso? 

Uma pesquisa com clientes potenciais que já existem, assim, você cria um perfil único para o cliente ideal. Ele serve como um guia para sua estratégia geral de marketing.

Landing page

Landing page ou uma página de conversão, é uma página de oferta dedicada a dar algo de graça, ou vender um produto em troca de algo. 

Esta dica de negociação é válida se o produto for vendido ou informação pessoal para usar posteriormente para desenvolver leads for gratuita.

Conversão

É provavelmente um dos termos mais usados, especialmente em marketing digital. Mas o que isso significa? 

Uma conversão ocorre sempre que alguém atinge o objetivo principal da página, como enviar um documento, solicitar um orçamento ou se inscrever para uma avaliação gratuita.

CMO

O CMO é o diretor de marketing da empresa. Nesta função, o especialista administra a hierarquia de marketing e coordena todas as decisões sobre o assunto. 

Dependendo do tamanho da sua empresa, outros gerentes podem ser responsáveis ​​por pequenas equipes.

CRM

O termo CRM vem da palavra inglesa "Customer Relationship Management" e é um dos sistemas mais importantes para os negócios. 

O CRM não só reúne todos os clientes cadastrados em um só lugar, mas também centraliza informações como atendimento e histórico de compras, canais de contato e interesses.

Testes A/B

O teste A/B consiste em testar diferentes abordagens e ver qual funciona melhor em sua página. 

Por exemplo, você pode verificar se uma página de destino com um fundo claro tem uma taxa de conversão maior do que uma página de destino com um fundo escuro. Como resultado, metade dos convidados verá um fundo claro e a outra metade um fundo escuro. 

 As cores mais comumente convertidas são usadas o tempo todo.

CAC

O CAC (Custo de Aquisição Por Cliente) é um cálculo feito para indicar a quantidade de dinheiro que uma empresa gasta para adquirir um cliente. 

Essa métrica é importante para sua estratégia de marketing porque ajuda a manter o orçamento de sua campanha baixo e evita que sua empresa gaste mais do que você ganha no futuro.

LTV

LTV significa “Lifetime Value”,  e é conhecido como valor para o cliente a longo prazo. 

Este é o valor total médio que uma empresa deve receber de um cliente antes de parar de usar o produto ou serviço. 

A combinação de LTV e CAC é importante. Na verdade, saber a quantidade de dinheiro que você espera ganhar para cada cliente torna mais fácil ver se suas despesas com atração são aceitáveis.

Link Building

O Link Building é um hábito de inserir links para outros artigos relacionados ao assunto de que você está falando. 

 Este post possui diversos links para artigos que explicam melhor cada um desses termos. 

Isso dá aos leitores mais tempo para blogar, mais conhecimento e melhores permissões de página nos mecanismos de pesquisa.

ROI

Como saber se o retorno do seu investimento, ou o dinheiro gasto em marketing, se transformou em lucro?

Este cálculo é importante para garantir que apenas estoques lucrativos sejam usados ​​e que a empresa não perca tempo e recursos com táticas ineficazes.

Materiais Ricos

Conteúdo rico é uma parte importante de sua estratégia de marketing de conteúdo. Esses documentos incluem ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos e muito mais. 

O objetivo principal do material abundante é a produção de chumbo. Isso é feito criando uma página de destino e solicitando dados pessoais em troca de um download gratuito.

SEO

SEO se refere a “Search Engine Optimization”. Em bom português, otimização de mecanismos de pesquisa. Mas, o que é isso?

É basicamente um conjunto de técnicas que o ajudam a colocar páginas do seu site em portais de pesquisa como o Google. 

Quanto mais relevante for a sua referência, mais internautas acessarão a sua página por meio deste tipo de site.

Links Patrocinados

No topo dos principais motores de busca, como os resultados em outras páginas, o espaço de anúncio é criado como um link. 

Esses anúncios são chamados de links patrocinados porque eles não aparecem automaticamente e de forma orgânica no topo da análise do mecanismo de pesquisa, mas são pagos para aparecerem ali.

CPC

Existem várias maneiras de pagar por anúncios patrocinados, incluindo por custo por clique (CPC).

Como o nome sugere, com esta opção o anunciante paga cada vez que alguém clica no link. O CPC é o modelo perfeito para qualquer novato em publicidade, pois é a maneira mais fácil de lançar uma campanha.

CPM

CPM é outro método de pagamento para anúncios patrocinados, é o custo por mil impressões. Ou seja, o anunciante paga a cada 1000 vezes que o anúncio é mostrado. 

Esta alternativa é de particular interesse para empresas que já possuem uma estratégia de marketing bem desenvolvida e um grande número de visitantes.

CPA

CPA representa o custo por ação, e é o método de pagamento de anúncio patrocinado mais novo e complexo. 

Neste modelo, os anunciantes pagam somente quando os objetivos finais da campanha são atingidos (vendas, solicitação de orçamentos, upload de documentos, etc.).

SEM

O SEO tenta otimizar as páginas dos buscadores, mas o SEM (Search Engine Marketing) faz muito mais. 

SEM é uma combinação de SEO e links patrocinados que usa essas duas táticas para obter os melhores resultados no menor tempo possível.

Smarketing

Smarketing ou, como gostamos de chamar, Vendarketing é o esforço entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa para obter melhores resultados. 

Embora alguns vejam esses dois campos como quase rivais, o Smarketing mostra que uma parceria entre os dois é a melhor maneira de administrar um negócio saudável e lucrativo.

SLA

SLA, ou Service Level Agreement (Acordo de nível de serviço) é um documento que define as responsabilidades das equipes de vendas e marketing no uso do Smarketing. 

Sem esse acordo, é fácil imaginar quem deve fazer o quê, levando a problemas de comunicação e desempenho. Portanto, os SLAs garantem que todos concordem desde o início.

Bounce Rate

Bounce Rate é a porcentagem de usuários que saem rapidamente de uma página sem visitar, interagir ou navegar. 

Uma baixa taxa de rejeição informa aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é de alta qualidade.

Growth hacking

O growth hacking é uma frase que ganhou popularidade nos últimos anos porque é importante para o sucesso empresarial. 

Growth Hacking technology é usada para crescer rapidamente e prosperar seu negócio, mesmo em face de desafios como recursos e falta de pessoal.

Métricas

As métricas são essenciais para medir os resultados de sua estratégia, não apenas em marketing, mas também em vendas, serviços e desempenho geral. 

Cada métrica tem um método de cálculo e deve ser baseada no período para ver os resultados reais.

KPI

KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores-chave de desempenho, também são usados ​​para medir o resultado e a eficácia das estratégias, mas vão além das capacidades dos indicadores. 

Graças a eles, você poderá ver os problemas e oportunidades que sua equipe de marketing enfrenta e como se comportam em suas respectivas situações.

Mídias Sociais

Hoje em dia, as redes sociais, que já são uma ferramenta popular para interagir com os amigos, tornaram-se um local confortável para trabalhar. 

Falar em mídias sociais inclui não só essas redes, mas também como entender e atuar nesse cenário e se comunicar diretamente com o público.

UX

Ter um site atraente e fácil de navegar é essencial para atrair clientes exigentes acostumados a comprar online. 

Nesse contexto, você deve sempre considerar UX, o termo em inglês para experiência do usuário. Portanto, seu cliente terá a melhor sensação de compra e será um cliente fiel.

Marketing viral

Alguém já ouviu falar sobre marketing viral? O termo é usado para se referir a uma campanha que se espalha rapidamente como um vírus e é espontaneamente bem-sucedida. 

Esse tipo de reação nem sempre acontece, mas você precisa investir em marketing viral e obter os benefícios óbvios que ele traz.

E-mail marketing

Você conhece a lista de e-mails que todos os blogs oferecem para se inscrever e, em alguns casos, você já pode ter se inscrito? É o e-mail marketing!

Essa tática é frequentemente usada por clientes em potencial para manter o interesse no conteúdo que a empresa tem a oferecer e avançar no funil de vendas no ritmo certo.

NPS

“De 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa X para seus amigos?” Essa questão é a base do NPS (Net Promoter Score), um método de medição da satisfação do cliente com uma empresa. 

A compreensão dessa metodologia ajudará a aprimorar uma série de processos internos que afetam a lucratividade, como a qualidade dos produtos e serviços.

Buzz marketing

Buzz marketing é um tipo de estratégia que visa gerar discussões positivas sobre produtos e marcas. É muito semelhante ao marketing viral, mas não tão fugaz. 

O principal objetivo do buzz marketing é fazer com que as pessoas falem positivamente sobre as características de um produto ou marca. Sua estratégia mais popular inclui parcerias com influenciadores digitais em cada segmento.

CRO

Conversion Rate Optimization (CRO ou otimização da taxa de conversão, em português) é um processo que visa melhorar a taxa de conversão de estratégias (seja site ou mídia social) para converter mais visitantes e assinantes em clientes. 

O CRO deve ser usado por empresas que já têm uma estratégia de marketing digital em vigor e precisam melhorá-la para ser mais eficaz.

Algoritmo

Em suma, um algoritmo é um conjunto de instruções que permite a um computador executar uma função. A máquina pode fazer algo por nós porque é como uma receita de bolo. 

O Google usa um algoritmo para determinar os resultados da pesquisa na Internet e outro para processar os anúncios do Google Ads. O Facebook tem um para os feeds de notícias dos usuários, e o Twitter também tem um.

Newsletter

Frequentemente confundidos com outros termos de marketing (neste caso, marketing por email), os boletins informativos são, na verdade, apenas uma parte de uma estratégia de marketing maior de quem usa e-mail. 

A ideia de uma newsletter é gerar leads, fornecendo conteúdo regular de interesse para assinantes de negócios. Como resultado, você pode segmentar esses usuários ativos e mantê-los em sua estratégia de negócios.

API

Uma API (sigla em português para Application Programming Interface) é um conjunto de códigos que permite que um aplicativo use uma função ou sistema em outro software. 

Por exemplo, o Facebook oferece uma API que permite integrar dados de mídia social em sua estratégia de marketing digital, permitindo criar anúncios mais dinâmicos para seu público. O Google oferece uma funcionalidade semelhante.

Automação de marketing

A automação de marketing é o ato de otimizar o marketing digital com ferramentas que automatizam todos os processos estratégicos, incluindo geração e desenvolvimento de leads, marketing por e-mail e campanhas. 

A automação de marketing não significa substituir as equipes de marketing por robôs, mas sim utilizar soluções que aumentem a eficácia dos profissionais que atuam na área.

Geomarketing

O geomarketing pode ser definido como um conjunto de estratégias para a construção de uma campanha usando a localização do consumidor. 

A ideia do geomarketing é usar conexões de smartphones e GPS para alcançar os consumidores no lugar certo e na hora certa.

Tráfego pago

Todos os sites ou estratégias de marketing digital requerem tráfego para sobreviver. Nesse caso, o tráfego é o fluxo de usuários na Internet. 

As empresas podem comprar soluções digitais que exibem seu site (ou outros canais de comunicação) na web. Exemplos de tais soluções incluem Google Ads, anúncios de postagem no Facebook e até mesmo anúncios em outros sites. 

Todo o tráfego gerado por meio desses recursos é chamado de tráfego pago porque exige que você pague para terceiros para sua estratégia alcançar o objetivo..

Tráfego orgânico

Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico inclui o fluxo de visitantes do seu site sem ter que pagar a terceiros para anunciar. 

Quando um visitante pesquisa no Google e acessa o site por ele ou clica em um link compartilhado por um amigo de mídia social, o visitante começa a gerar tráfego orgânico para a página.

Métricas de vaidade

As métricas de vaidade podem ser interpretadas como métricas que não ajudam a determinar sua estratégia de marketing digital. 

A métrica sem sentido é uma métrica que não está diretamente relacionada ao objetivo principal da campanha, visto que o objetivo principal da métrica é medir o resultado da estratégia.

SMP

Social Media Policy ou política de mídia social é um documento que toda empresa precisa criar para definir diretrizes comportamentais para funcionários nas redes sociais. 

Este documento deve estabelecer um comportamento aceitável para que os colaboradores possam participar das redes sociais sem afetar seu desempenho profissional ou a imagem de sua marca.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é a conexão de vários objetos eletrônicos à web. Resumindo, é exatamente isso que o título sugere - a Internet conecta tudo, desde TVs, eletrodomésticos, veículos, semáforos e muito mais. 

Para os profissionais de marketing, a Internet das Coisas é uma forma de obter mais informações do consumidor para campanhas e análises de estoque e fornecer uma nova maneira de se conectar com eles.

Big Data

Big data é um termo utilizado para se referir a abundância de informações (internas ou externas) que podem ser acessadas remotamente ou via Internet. 

O Marketing usa big data para transformar todas as informações e dados que sua empresa coleta em oportunidades para otimizar e automatizar campanhas de comunicação e aumentar as vendas.

Remarketing

Remarketing é a ideia de conduzir uma atividade de marketing específica para alguém que demonstrou interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, mas ainda não concluiu a primeira transação. Em outras palavras, é como uma segunda chance para aquele consumidor. 

O Remarketing está disponível através do Facebook ou Google (que fornece uma API específica para isso) ou por e-mail se esta informação ao consumidor estiver disponível. 

O objetivo do remarketing é aumentar as chances de fechamento de um negócio, aproveitando o fato de que o consumidor está estudando para comprar e reabastecer seu produto.

Publicidade nativa

A publicidade nativa é uma estratégia de marketing que entregará conteúdo nativamente aos canais que os consumidores visitam. 

Este é um conceito semelhante aos infomerciais, mas enfatiza a qualidade do conteúdo fornecido.

CTR

CTR significa taxa de cliques. Essa métrica costuma estar associada a anúncios executados em um ambiente digital. É calculado dividindo o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões). 

Você ainda pode usá-lo para medir o desempenho de postagens de mídia social e analisar páginas de entrada e cabeçalhos de e-mail. 

Basicamente, sua função principal é comparar o desempenho de dois fatores distintos e identificar qual método apresenta os melhores resultados.

Backlink

Backlinks são links estrategicamente posicionados ou naturais que apontam para sua página de destino. 

Ganhar essas referências é crucial para o Search Engine Optimization (SEO). Trata-se de transferir autoridade para a página de destino, que é um dos fatores de classificação mais importantes para os mecanismos de pesquisa. 

 Existem basicamente três tipos de backlinks: 

  • Backlinks (links colocados em sites externos fora do controle do administrador do site). 
  • Saída (link inserido em página interna aponta para site externo); 
  • Interno (links colocados em uma página interna apontam para outra página interna).

Brand Persona

O conceito de brand persona  é semelhante à personalidade do comprador descrita na seção 8 deste texto. A diferença fundamental está no propósito. 

A personalidade do comprador visa vender, enquanto a personalidade da marca visa criar valor de marca por meio de uma variedade de características, como interação, engajamento e posicionamento no mercado.

Co-marketing

O co-marketing é uma parceria entre duas empresas que compartilham um interesse comum. Normalmente, os dois públicos são semelhantes, mas não são concorrentes diretos. 

Os produtos ou serviços de ambas as empresas podem ser semelhantes, ou complementares, e os resultados dessa cooperação serão compartilhados entre as partes.

Blog

Blog é um dos termos mais simples. Em outras palavras, é uma combinação de duas palavras que significam registro de rede em inglês. É basicamente uma mensagem de texto normal ou conteúdo multimídia para uso pessoal, ou comercial. 

No início da era da Internet, muitos usuários usavam a plataforma como um calendário online. No entanto, o blog é um dos pilares fundamentais do marketing de conteúdo, portanto, é muito popular no ambiente de negócios atual. Graças a ela, é possível criar, distribuir, criar e transformar documentos que aparecem nos buscadores.

Sitemap

Um mapa do site é um arquivo (geralmente no formato .XML) que mapeia todas as informações sobre um site e seus recursos de navegação. 

Armazena páginas e dados de URL, bem como detalhes sobre seus links e destinos. Resumindo, é um diagrama gráfico (ou projeto) que mostra a estrutura do seu site.

Webinar

Webinar são semelhantes a palestras e apresentações, mas na forma de conteúdo de vídeo online. Devido à sua alta taxa de engajamento, é amplamente utilizado para geração de leads. 

Geralmente feito pessoalmente, com envolvimento ativo do usuário por meio de chat, hashtags e feedback social. Ou seja, a grande vantagem é a capacidade de interagir com o locutor e estabelecer um relacionamento duradouro.

Plano de marketing

O planejamento de marketing é a primeira etapa na execução de uma ação ou campanha. Descreva os objetivos estratégicos, primários ou secundários, bem como os meios utilizados para os atingir. 

Como o nome sugere, os planos de marketing são elaborados durante a fase de planejamento e servem como um guia para coordenar, direcionar e indicar as atividades que levam ao resultado.

Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é uma ferramenta criada pelos gigantes do Vale do Silício para simplificar o gerenciamento do seu site e das páginas internas. Graças a eles, é possível corrigir erros e desenvolver novas estratégias para o desenvolvimento de melhorias pessoais ou do site empresarial. 

Existem várias funções, todas relacionadas ao desempenho. Alguns deles são indexação de página, aprimoramentos de linguagem de programação, monitoramento de tráfego, configuração interna, análise de link e catalogação de erro.

Mídia Paga

A mídia paga inclui todos os canais de comunicação que requerem um investimento financeiro para facilitar a execução de sua estratégia de marketing. Isso inclui banners, outdoors, panfletos, anúncios de rádio, televisão e muito mais. 

Na Internet, a forma mais comum é a publicidade que aparece em links patrocinados, sites, blogs, mecanismos de busca, redes sociais ou outras plataformas de suporte à publicidade. 

Sua função é direcionar o usuário para a página de destino e sua função básica é pagar o anunciante.

Sucesso do cliente

O sucesso do cliente é certamente um conceito, mas por causa de sua importância, muitas empresas deram um passo adiante e desenvolveram seu próprio setor. 

 Esta estratégia diz respeito à experiência do cliente ao consumir produtos ou serviços amplamente utilizados no mercado de Software como Serviço (SaaS). Em suma, o sucesso do cliente pode ser pensado como uma cultura organizacional na qual os compradores alcançam os resultados esperados por meio da interação contínua com seus fornecedores.

Branding

O branding envolve a gestão da marca, ou seja, a percepção do consumidor de como uma empresa interage com seus produtos, serviços e canais de comunicação. 

Qualquer ação destinada a aumentar o conhecimento da marca ou estabelecer a identidade do consumidor pode ser considerada. Para isso, elementos visuais como design, cores, ícones, mascotes, site oficial, tipografia e valores relacionados à empresa também são considerados. Por exemplo, filantropia, atitude, responsabilidade social e ambiental.

Engajamento

Engajamento é uma métrica de marketing digital que lida com a interação do usuário com os elementos de uma página. Isso ocorre devido a cliques frequentes, curtidas, comentários, compartilhamentos e outros sinais sociais em redes sociais regulares. 

No entanto, existem outros canais interativos, como blogs, sites e marketing por e-mail. Mais diretamente, o termo se refere ao grau de engajamento entre um consumidor e uma marca criada pelo relacionamento.

Conclusão

Existem muitos termos no marketing que definem muitos processos e ferramentas que contribuem para um melhor resultado. Investir em uma pesquisa bastante aprofundada sobre o tema pode ajudar muito a compreender cada um dos temas em sua íntegra e como ele pode ajudar na sua loja virtual. 

Após essa análise você conseguirá saber qual desses é o melhor para as estratégias que você tem, ou quais podem ser modificadas. Você poderá inclusive traçar novas estratégias com essas novas oportunidades. 

Então, aproveite cada uma dessas possibilidades e comece a aplicar agora mesmo no seu e-commerce.

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