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E-mail marketing para lojas virtuais! Vale a pena?

12 de setembro de 2020

7 min

Neste artigo

Por muito tempo as estratégias de E-mail Marketing foram uma dos principais meios utilizados por empresas de diversos segmentos para ações de marketing. Entretanto, as mensagens eram um pouco intrusivas e, resultaram mais aversão que conversão, pois era muito comum as empresas comprarem uma lista de e-mails de terceiros para enviar suas mensagens.

Felizmente, com as novas ferramentas de automação de marketing, esse canal transformou-se em uma das melhores ferramentas de vendas e fidelização de clientes. Mesmo com o aumento do uso das redes sociais, o e-mail marketing ainda é uma ótima maneira de ajudar o crescimento do negócio.

E é sobre isso que iremos falar neste artigo. Leia até o final para entender como o E-mail Marketing funciona para lojas virtuais.

Como aplicar uma boa estratégia de Email Marketing?

Captação

O primeiro passo para trabalhar com e-mail marketing para lojas virtuais é captar a sua lista de contatos. Essa lista jamais deve ser comprada, ela deve ser construída conforme o interesse dos clientes e potenciais compradores que se inscrevem nela.

Chamamos as pessoas que se inscrevem na sua lista de lead.

O Lead é um termo que usamos para definir qualquer informação que seu possível cliente te ofereça espontaneamente ou em troca de um benefício.

Uma boa opção é oferecer materiais gratuitos para ensinar o seu lead sobre determinado assunto de seu interesse. Conhecidos como iscas ou recompensas digitais, esses recursos ajudam na formação da base da lista de e-mails que será trabalhada na sua comunicação.

Pode ser utilizado também um pop-up de saída, que aparece quando um usuário direciona o cursor para a barra de pesquisa ou pop-ups no decorrer da navegação.

Não se esqueça que, para aumentar a captação de leads, é necessário antes levar os usuários para a página de sua empresa para ampliar o tráfego e esclarecer os benefícios da ação de cadastro. Para isso invista em ações de atração através de mídias pagas e redes sociais.

Além disso, é preciso estar atento sobre as regras de privacidade e proteção de dados do seu lead. 

Segmentação da lista

Quando criamos uma estratégia de e-mail marketing para lojas virtuais, percebemos que vários tipos de clientes encontram-se em diferentes fases dentro do funil de vendas, ou seja, elas possuem níveis de consciência diferentes sobre a decisão de compra do seu produto. Enquanto alguns se inscreveram apenas para ter acesso a um e-book ou infográfico gratuito, outros tomaram a decisão para receber promoções. É preciso criar estratégias específicas de comunicação para com cada um desses públicos.

Estratégias de e-mail para lojas virtuais com uma boa segmentação podem alcançar uma taxa de abertura de 14% a mais de cliques do que as listas não segmentadas.

Você pode fazer essa segmentação ainda na fase de captação.

Você deve entender:

  • Identificar no formulário qual o interesse do seu lead. (se você vende roupas para adultos, vale perguntar se ele se interessa por roupas femininas, qual estilo …). Essa informação pode ser mapeada pelo comportamento dele dentro do site, quais produtos ele colocou no carrinho ou salvou como favorito.
  • Entenda quem é a persona do seu negócio e em qual etapa do funil de vendas ele está.

Segmentar sua lista e enviar e-mails vai ajudar você a se manter relevante e aumenta o interesse dos seus leads pelas suas mensagens.

Seja o mais assertivo possível e tenha certeza de estar enviando conteúdos interessantes, pois sua loja virtual não é única a utilizar essa estratégia e suas mensagens precisam ter um diferencial para que os e-mails tenham maior taxa de abertura e engajamento.

Faça seu cliente lembrar de você

Outra estratégia importante para ter sucesso com e-mail marketing para lojas virtuais é planejar uma boa interação com a lista. Enviar dezenas de e-mails com ofertas e promoções é realmente fácil, mas também é extremamente cansativo, um dos principais motivos dos leads se desvincularem de sua lista. Procure construir uma relação com seus leads através de conteúdos de qualidade, como tutoriais e dicas, por exemplo.

O e-mail marketing para lojas virtuais é uma excelente ferramenta para aumentar sua taxa de conversão.

E-mails de carrinhos abandonados é um ótimo exemplo de recuperação de compra.

Eles funcionam com o objetivo claro de converter um lead que chegou muito perto de se tornar cliente, mas que por alguma razão desistiu da compra.

Você também pode enviar um e-mail de incentivo se a ferramenta de automação perceber que o consumidor está acessando com frequência o site.

Você deve manter uma relação constante com sua lista.

As automações ajudam a identificar a taxa de engajamento dos seus leads e te direcionam para ações de interesse. 

Uma newsletter com dicas para combinar certo modelo de vestido com sapato, no caso de um e-commerce de moda, e ainda é possível adicionar um link para um post do seu blog, onde ele encontrará informações mais detalhadas, educando e engajando seu cliente.

Procure sempre aprimorar suas estratégias.

Aproveite os dados da plataforma de automação que você escolheu para analisar se você está atingindo os seus objetivos e, se não, o que precisa ser modificado.

Além disso, não tenha preguiça de testar várias possibilidades de assunto de e-mail, conteúdos, layout, horário e frequência de envio.

Só assim você vai descobrir exatamente o que funciona para a sua marca e para seu cliente.

Boas práticas

As pessoas são bombardeadas com centenas de e-mails todos os dias. Para que sua mensagem não seja ignorada ou passe desapercebida, são necessários alguns hábitos.

  • Use uma ferramenta segura de envios.
  • Tenha todo cuidado com a produção do conteúdo a ser enviado.
  • Não compre lista de e-mail pronta de terceiros.
  • Forneça a opção de descadastramento
  • Faça os disparos com frequência adequada
  • Evite enviar conteúdo impróprio

A importância da automação

Para que tudo que você aprendeu até aqui dê certo, você precisa utilizar uma boa estratégia de automação de e-mail marketing para lojas virtuais.

É impossível criar fluxos e processos de comunicação de forma manual.

É a automação que qualifica os seus leads, faz a segmentação, calcula o engajamento e apresenta resultados baseados em seus relatórios. Através da automação é possível também estipular dias e horários em que as mensagens serão enviadas, podendo estas serem otimizadas de acordo com os resultados.

Com a automação de marketing você pode ainda realizar Testes A/B com o objetivo de encontrar a melhor forma de ampliar o alcance da mensagem da sua empresa. Qual assunto funcionou melhor? Qual conteúdo de mensagem gerou maior engajamento e conquistou mais cliques?

Para manter o controle da segmentação de sua lista de emails, será necessário contar com o apoio de softwares de automação de marketing. Essas ferramentas ajudam na qualificação de leads e na criação de fluxos de automação de e-mail.

E para fazer essa automação, você pode contar com diversas ferramentas:

Gratuitas:

  • Benchmark Email
  • Sendinblue
  • Mailchimp

Pagas:

  • RD Station
  • Leadlovers
  • Active Campaing

Ficou claro que o e-mail marketing para lojas virtuais é uma excelente ferramenta de construção de relacionamento e resultados!

Está preparado para alavancar os resultados da sua loja virtual com essas dicas?

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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