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Dicas infalíveis para fidelizar clientes no seu e-commerce

27 de julho de 2020

5 min

Neste artigo

Para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram no seu e-commerce, é preciso oferecer uma boa experiência e encantar o usuário em sua loja virtual.

Seja qual for o tipo de produto que você venda, existem algumas boas práticas necessárias para manter seu cliente fidelizado. E todas essas regras são fáceis de aplicar e irão fazer com que seu cliente se apaixone pela sua loja e volte a comprar com você. 

Por isso, criamos este artigo com algumas dicas, para você encantar e conquistar clientes em seu seu negócio online.

“Fidelizar clientes pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar novos.”

Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership.

Relacionamento é a chave para fidelizar clientes

Quando um cliente se cadastra no seu site e faz uma primeira compra, você mantém contato com ele? Se não, está perdendo uma grande oportunidade de fidelizar este cliente.

Relacionamento é a chave para a fidelização! Um cliente apaixonado, além de retornar, pode trazer com ele vários outros clientes por indicação. 

Encante com a entrega

Ter uma loja online é diferente de uma loja física. A experiência de venda muda completamente, afinal, na venda online, você não pode olhar nos olhos do cliente para entender o que ele gosta ou não.

Para agradar e oferecer uma boa experiência de compra é preciso esforço, fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. Uma dica importante é usar os sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato. 

Isso mesmo, você irá causar sensações e experiências boas para seu cliente.

Use a criatividade! Que tal usar uma embalagem linda, com uma cartinha de agradecimento, num material perfumado e macio? 

Vai fazer toda diferença para encantar e fidelizar clientes!

Além do relacionamento, é preciso dedicar esforços para uma boa experiência de compra no seu site. 

Aqui vão mais algumas dicas:

Navegação descomplicada

Fazer o usuário chegar ao seu site não é fácil, fazer com que ele permaneça, também não. 

Seu e-commerce precisa apresentar uma navegação fácil e intuitiva, sem obstáculos para que o cliente chegue onde deseja. 

Se possível, tenha uma ferramenta de buscas avançada, para que os consumidores já decididos sobre a compra, o façam com o máximo de agilidade possível.

Automatização

As pessoas estão com cada vez mais pressa. Tudo que é lento e complicado gera objeção.

Seu e-commerce deve automatizar o máximo de processos possíveis, evitando trabalho desnecessário para você e seus clientes. Quanto mais rápido for o caminho entre a seleção de um produto e o pagamento, menores se tornam as chances de o cliente desistir, abandonando o carrinho de compras.

Chat

Pessoas gostam de perguntar. 

Ter um chat disponível para dúvidas, pode ser uma boa opção para quebra de objeções de uma compra. 

Disponibilizar um chat on-line na sua plataforma de e-commerce, é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com cliente e encurtar o processo de vendas para aumentar o número de conversões.

Central de Atendimento

As pessoas buscam por relacionamento na hora de fazer suas compras e isso gera mais segurança na hora de decidir. 

É importante deixar claro para os visitantes do seu e-commerce quais são seus canais, seja chat, e-mail, redes sociais ou telefone, informe isso em seu site. Uma Central de Atendimento gera mais credibilidade para sua loja virtual, e credibilidade é primordial no objetivo de fidelizar clientes. 

Segurança na compra

Um usuário inseguro em relação a um site, jamais efetuará uma compra. Por isso, para transmitir confiança, preocupe-se em deixar o cliente confortável. 

Além de instalar o certificado SSL em seu e-commerce, que aparece como cadeado próximo ao endereço do seu site, crie uma seção de avaliações de outros clientes. Assim, os novos visitantes terão uma pista de que sua loja é séria e realmente vai entregar os produtos que vendeu.

Entregue mais

entregue mais ao seu cliente para fideliza-lo

A internet traz um universo de opções para os usuários e isso significa que você precisa se diferenciar da enorme concorrência para fidelizar clientes no seu e-commerce. Sempre que possível, ofereça mais! Seja um bônus, cashback, brinde, cupom de desconto, clube de vantagens, etc. Chame como você quiser, mas, tanto um cliente que chega, quanto o cliente que volta a comprar com você, merecem um carinho especial.

Não esqueça seu cliente

Como mencionamos acima, o relacionamento é super importante!

O pós-venda é fundamental quando se pensa em fidelizar clientes.

Procure saber sobre como foi a experiência do cliente com o produto e, coloque-se à disposição para ajudar sempre que preciso. Com um bom atendimento de pós-venda, você acompanha a jornada do cliente com sua marca, descobre novos detalhes dessa relação e atrai oportunidades de venda inéditas, sem nem precisar investir demais em publicidade. 

Agora que você já sabe como encantar e fidelizar clientes no e-commerce, basta aplicar todas essas dicas, fazer as adaptações de acordo com a realidade do seu negócio, e, assim, mostrar para seus clientes que você sempre será a melhor opção.

Se você quer montar ou ajustar seu e-commerce seguindo todas essas dicas, conte com a gente! Acesse nosso site para saber mais - https://www.webstore.com.br/

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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