Administração e financeiro
Dicas infalíveis para fidelizar clientes no seu e-commerce
27 de julho de 2020
Para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram no seu e-commerce, é preciso oferecer uma boa experiência e encantar o usuário em sua loja virtual.
Seja qual for o tipo de produto que você venda, existem algumas boas práticas necessárias para manter seu cliente fidelizado. E todas essas regras são fáceis de aplicar e irão fazer com que seu cliente se apaixone pela sua loja e volte a comprar com você.
Por isso, criamos este artigo com algumas dicas, para você encantar e conquistar clientes em seu seu negócio online.
“Fidelizar clientes pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar novos.”
Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership.
Relacionamento é a chave para fidelizar clientes
Quando um cliente se cadastra no seu site e faz uma primeira compra, você mantém contato com ele? Se não, está perdendo uma grande oportunidade de fidelizar este cliente.
Relacionamento é a chave para a fidelização! Um cliente apaixonado, além de retornar, pode trazer com ele vários outros clientes por indicação.
Encante com a entrega
Ter uma loja online é diferente de uma loja física. A experiência de venda muda completamente, afinal, na venda online, você não pode olhar nos olhos do cliente para entender o que ele gosta ou não.
Para agradar e oferecer uma boa experiência de compra é preciso esforço, fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. Uma dica importante é usar os sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato.
Isso mesmo, você irá causar sensações e experiências boas para seu cliente.
Use a criatividade! Que tal usar uma embalagem linda, com uma cartinha de agradecimento, num material perfumado e macio?
Vai fazer toda diferença para encantar e fidelizar clientes!
Além do relacionamento, é preciso dedicar esforços para uma boa experiência de compra no seu site.
Aqui vão mais algumas dicas:
Navegação descomplicada
Fazer o usuário chegar ao seu site não é fácil, fazer com que ele permaneça, também não.
Seu e-commerce precisa apresentar uma navegação fácil e intuitiva, sem obstáculos para que o cliente chegue onde deseja.
Se possível, tenha uma ferramenta de buscas avançada, para que os consumidores já decididos sobre a compra, o façam com o máximo de agilidade possível.
Automatização
As pessoas estão com cada vez mais pressa. Tudo que é lento e complicado gera objeção.
Seu e-commerce deve automatizar o máximo de processos possíveis, evitando trabalho desnecessário para você e seus clientes. Quanto mais rápido for o caminho entre a seleção de um produto e o pagamento, menores se tornam as chances de o cliente desistir, abandonando o carrinho de compras.
Chat
Pessoas gostam de perguntar.
Ter um chat disponível para dúvidas, pode ser uma boa opção para quebra de objeções de uma compra.
Disponibilizar um chat on-line na sua plataforma de e-commerce, é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com cliente e encurtar o processo de vendas para aumentar o número de conversões.
Central de Atendimento
As pessoas buscam por relacionamento na hora de fazer suas compras e isso gera mais segurança na hora de decidir.
É importante deixar claro para os visitantes do seu e-commerce quais são seus canais, seja chat, e-mail, redes sociais ou telefone, informe isso em seu site. Uma Central de Atendimento gera mais credibilidade para sua loja virtual, e credibilidade é primordial no objetivo de fidelizar clientes.
Segurança na compra
Um usuário inseguro em relação a um site, jamais efetuará uma compra. Por isso, para transmitir confiança, preocupe-se em deixar o cliente confortável.
Além de instalar o certificado SSL em seu e-commerce, que aparece como cadeado próximo ao endereço do seu site, crie uma seção de avaliações de outros clientes. Assim, os novos visitantes terão uma pista de que sua loja é séria e realmente vai entregar os produtos que vendeu.
Entregue mais
A internet traz um universo de opções para os usuários e isso significa que você precisa se diferenciar da enorme concorrência para fidelizar clientes no seu e-commerce. Sempre que possível, ofereça mais! Seja um bônus, cashback, brinde, cupom de desconto, clube de vantagens, etc. Chame como você quiser, mas, tanto um cliente que chega, quanto o cliente que volta a comprar com você, merecem um carinho especial.
Não esqueça seu cliente
Como mencionamos acima, o relacionamento é super importante!
O pós-venda é fundamental quando se pensa em fidelizar clientes.
Procure saber sobre como foi a experiência do cliente com o produto e, coloque-se à disposição para ajudar sempre que preciso. Com um bom atendimento de pós-venda, você acompanha a jornada do cliente com sua marca, descobre novos detalhes dessa relação e atrai oportunidades de venda inéditas, sem nem precisar investir demais em publicidade.
Agora que você já sabe como encantar e fidelizar clientes no e-commerce, basta aplicar todas essas dicas, fazer as adaptações de acordo com a realidade do seu negócio, e, assim, mostrar para seus clientes que você sempre será a melhor opção.
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