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Como analisar meus concorrentes e aprender com o mercado

Como analisar meus concorrentes e aprender com o mercado? Confira neste artigo e melhore seus métodos de análise.

3 de setembro de 2019

5 min

Neste artigo

Hoje, para você se destacar no mercado é necessário inovar, ter boas ideias e se dedicar às suas ações. Planejamento para análise de concorrência é fundamental para você entender o mercado e tomar as melhores decisões, assim você guiará seu negócio pelos caminhos mais vantajosos e favoráveis.

Acontece que grande parte dos empreendedores possuem dificuldades em analisar o mercado e seus concorrentes da forma certa, isso acaba fazendo com o que o empresário gaste recursos sem obter vantagens.

Uma análise de concorrência é muito mais do que você navegar nas redes sociais do seu concorrente para ver o que ele está fazendo, é possível analisar o seu concorrente de forma muito mais ampla e estratégica. 

Abaixo listamos algumas maneiras de você realizar uma boa análise de concorrentes, a partir daí você pode tirar planos de ação que auxiliam a sua empresa e que agreguem valor para sua audiência.

Quem são seus concorrentes?

Certamente quando lhe fazem esta pergunta alguns nomes já vem na cabeça, mas vamos com calma. Analisar seus concorrentes também é analisar empresas de outros mercados. É preciso estar de olho nos concorrentes que aparecem pouco no mercado, que não atualizam muito suas redes sociais, blogs, que possuem um posicionamento baixo nos buscadores, etc… Eles vendem os mesmos produtos que você por isso é preciso estar atento com eles.

  • Identifique os principais pontos dos seus concorrentes e se diferencie dele para se tornar mais competitivo.
  • Analise quais são as empresas parceiras deles, coloque na balança a sua estrutura hoje e o que eles já trabalham no momento, em alguns casos a mudança de estrutura pode se tornar mais eficaz para seu negócio.
  • Identifique as necessidades dos seus clientes que não estão sendo atendidas e crie estratégias para atender este público.
  • Dentro da sua análise, crie uma tabela com ao menos três pontos fortes e três pontos fortes dos seus concorrentes e, compare com as suas. Poderá encontrar inúmeras oportunidades de negócio ou melhoras a serem feitas.

Como fazer uma boa análise de concorrência?

O objetivo da análise de concorrência é encontrar informações, dados e indicadores do que as empresas estão fazendo no mercado, como é feito o atendimento ao cliente, quais métodos estão sendo usados para a divulgação dos produtos e quais os resultados que estão alcançando. Confira alguns exemplos:

1 - Pesquisa de mercado

Veja qual o feedback dos consumidores sobre seus concorrentes, eles realmente estão comprando? Qual a frequência das compras? Quais os defeitos e qualidades que os consumidores reportaram? Os consumidores estão satisfeitos com o produto?

A partir daí você começa a fazer uma análise de concorrência, é interessante realizar pesquisas com os consumidores.

2 - Avaliações e comentários

Entenda o que os consumidores estão falando após a compra de um produto do seu concorrente, confira as avaliações nas lojas virtuais, Reclame Aqui, redes sociais, etc…

Analise também como é a tratativa da empresa com os clientes neste sentido, como são as respostas, solucionam o problema ou não?

3 - Sites e redes sociais

Nos sites, veja como os produtos estão sendo descritos, quais informações eles possuem e qual a forma de apresentação deles. É importante se atentar a linguagem que está sendo usada também, é mais formal ou informal?

Nas redes sociais, veja em qual delas seus concorrentes são mais presentes, número de seguidores, frequência das postagens e como o público reage com a empresa.

4 - Produtos

Identifique quais empresas estão trabalhando com o mesmo nicho, mas isso não é para as empresas que trabalham com exatamente os mesmos produtos, algumas empresas vendem outros produtos que possuem a mesma finalidade, por exemplo: Uma empresa que vende ar condicionado é concorrente de outra que vende ventiladores.

Leve em consideração o preço dos produtos, ele pode ser influenciado por inúmeros fatores, como oferta e demanda, o tamanho da empresa e o relacionamento que a mesma tem com fornecedores.

Ferramentas para análise de concorrência

1 - SEMRush

Uma completa ferramenta para análise de concorrência é o SEMRush, através das palavras-chave orgânicas e pagas de seus concorrentes, eles apresentam relatórios completos sobre a sua concorrência. Passa relatórios das palavras que estão sendo mais usadas de forma orgânica e patrocinada.

É uma ferramenta bem simples de usar, basta você informar o domínio do seu concorrente no campo de busca e eles já oferecem as informações.

2 - Google Alerts

Bem simples de usar, O Google Alerts monitora a concorrência e as palavras-chaves dos concorrentes. Basta realizar as configurações e você receberá as notificações através do seu e-mail.

3 - Similar Web

É uma excelente ferramenta para analisar o site dos seus concorrentes. Ela informa o número de visitantes e outras estatísticas de tráfego de diferentes URLs. Com os dados você pode identificar se seu concorrente está melhorando ou piorando a sua presença online.

O Similar Web é uma ferramenta gratuita, na versão paga você consegue outras informações avançadas.

O que fazer com os resultados?

Depois de coletar todas essas informações, é preciso separá-las por categorias, por exemplo: Atendimento, produtos, preço, etc… Com isso terá um leque de informações.

Agora você conseguirá analisar as particularidades, separe os pontos positivos e negativos e encontre uma maneira de implementar em seu próprio negócio de uma forma mais completa e estruturada.

Se dedicando a esses pontos você só tem a ganhar, com isso você pode aumentar o potencial da sua empresa, procure fazer a análise com frequência, a cada 1 ano é o ideal.

Agora que você já entendeu mais sobre análise de concorrentes, não perca mais tempo e comece a bisbilhotar-los agora mesmo 🤣😂

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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