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O que é ROI e como calcular para sua loja virtual

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque tem um e-commerce, ouviu falar sobre a importância de medir a taxa […]

O que é ROI e como calcular para sua loja virtual

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque tem um e-commerce, ouviu falar sobre a importância de medir a taxa de ROI para compreender o sucesso das estratégias, mas tem dúvidas sobre o conceito e como realizar a ação na prática.

Nesse caso, não está sozinho. Com um número cada vez maior de lojas virtuais, as quais investem pesado em marketing para se diferenciarem da concorrência, é comum que a mensuração de resultados esteja entre as metas a serem alcançadas.

Para te ajudar a cumpri-la é que desenvolvemos esse artigo. Acompanhe e saiba mais sobre essa métrica!

Afinal, o que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para return on investment, que traduzido para o português quer dizer retorno sobre o investimento. Essa taxa visa analisar os resultados das ações de marketing digital ou outras que uma empresa realizou, por meio do cálculo da diferença entre a receita, seja ela positiva ou negativa, e o quanto de dinheiro foi investido.

O motivo para o cálculo é compreender as campanhas e ações que estão trazendo bons resultados e aquelas que precisam ser readaptadas para que compensem os valores investidos. Além disso, se evita o desperdício de recursos com táticas equivocadas, ao mesmo tempo em que podem ser empregados para trazer lucro.

Como calcular essa métrica?

O cálculo do ROI é muito simples. Primeiramente, subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido. Em seguida, divide-se o resultado por esse mesmo valor de investimento. Para ficar mais claro, a fórmula é a seguinte:

ROI: (ganho gerado – investimento) / investimento.

Por exemplo, se um investimento tem um ganho de R$200 mil e o investimento foi R$40 mil, a fórmula seria (200.000 – 40.000) / 40.000 = 4.

Isso quer dizer que o ROI foi quatro vezes maior do que o valor investido inicialmente. Ou seja, trouxe bons resultados. Inclusive, você pode estar se perguntando se há uma taxa ideal para ter parâmetros. Na realidade, isso não existe.

O que ocorre é que depende da margem de lucro dos produtos e características de cada empresa. Mas dá para ter uma ideia seguindo a tese de que um ROI abaixo de 1 demonstra que não houve retorno, quando resulta em 1 não houve ganhos nem perdas e, acima disso, supõem-se que houve ganhos.

Qual a importância de medir o retorno sobre o investimento em uma loja virtual?

Como citamos, o ROI serve tanto para indicar o retorno sobre o investimento em uma ação ou campanha, quanto para demonstrar quais estratégias foram eficientes e as que não trouxeram o resultado esperado. Assim, os gestores e colaboradores podem ajustar o planejamento, de modo a minimizar prejuízos e aumentar as vendas.

Outro aspecto importante é que, ao invés de investir em ferramentas que não trazem resultados, o negócio direciona seu orçamento para a implementação de processos e técnicas que tragam otimização e lucratividade no presente e no futuro.

Como aplicar o ROI em diferentes canais de vendas?

No caso das plataformas de e-commerce e marketplaces, por exemplo, é possível medir o ROI por meio do acompanhamento das métricas de Search Engine Optimization (SEO), as quais apontam os resultados das ações de otimização nos mecanismos de busca, como o Google.

Para isso, é preciso definir os KPI (Key Performance Indicator) que trazem dados confiáveis sobre as campanhas.

Com eles em mãos, os responsáveis devem comparar os objetivos definidos no planejamento com os resultados da campanha. Se forem positivos, significa que o investimento valeu a pena, já se o ROI ficar abaixo do esperado, é possível trabalhar para reverter a situação e melhorar continuamente.

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