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Qual a importância de ter uma plataforma de e-commerce?

Se o setor de e-commerce já vinha em expansão nos últimos anos, os novos hábitos em função da pandemia de […]

Qual a importância de ter uma plataforma de e-commerce?

Se o setor de e-commerce já vinha em expansão nos últimos anos, os novos hábitos em função da pandemia de coronavírus fizeram com que as vendas se elevassem ainda mais. A 41ª edição do relatório Webshoppers aponta que, da segunda quinzena de março até o final de abril de 2020, houve um aumento de 48,3% em relação à 2019.

Dados como esse têm motivado empreendedores a apostarem no comércio eletrônico para ter bons resultados. Nesse sentido, uma das dúvidas mais comuns é sobre como funciona uma plataforma de e-commerce e como escolher a mais adequada para o negócio.

Realmente essa é uma das questões mais importantes a serem respondidas para quem quer montar uma loja virtual ou integrar o ponto de venda físico ao ambiente digital. Isso porque os sistemas são responsáveis, em grande parte, por uma boa gestão do negócio e uma experiência positiva do consumidor.

Por que ter uma plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce nada mais é do que o sistema responsável pela criação de uma loja virtual. Isso quer dizer que, por meio dela, uma empresa gerencia áreas e processos, como compras, estoque, atendimento ao cliente e vendas. Além disso, o layout, navegabilidade, funcionalidades e outros aspectos contribuem com percepções positivas dos potenciais e atuais clientes e, consequentemente, boas vendas.

Contar com uma ferramenta bem estruturada também traz a possibilidade de obter informações valiosas sobre o público-alvo e a persona, o que auxilia em um melhor direcionamento de ações de relacionamento, marketing e vendas. Isso sem contar na redução de custos quando relacionado a um ponto de venda físico.

Quais critérios considerar para a escolha da plataforma

Para obter todos os benefícios que uma plataforma de e-commerce pode oferecer é preciso levar em consideração algumas demandas da empresa, bem como critérios e funcionalidades. Confira agora alguns dos principais:

Tamanho da operação

O primeiro passo para que uma ferramenta atenda as necessidades do negócio é considerar o tamanho da operação atual e quais as projeções para  futuro, levando em conta curto, médio e longo prazos. Desse modo, a empresa investe apenas nas funcionalidades necessárias, minimizando o desperdício de recursos. Ao mesmo tempo, conforme cresce pode implementar novos módulos e recursos. 

Integração com sistemas de gestão e aplicativos

Outro aspecto fundamental de uma boa plataforma é a possibilidade de integração com sistemas de gestão ERP, meios de pagamento e outras aplicações. Há sistemas que oferecem, por exemplo, conexão com chatbots, ferramentas de marketing digital, marketplaces, entre outros. Levando-se em conta a característica omnichannel necessária aos dias de hoje, trata-se de uma funcionalidade indispensável. 

Checkout facilitado

Hoje o consumidor busca agilidade em sua jornada de compra, o que inclui o pagamento. Isso quer dizer que, se uma plataforma de e-commerce tiver um checkout complicado e demorado, é possível que esse busque a concorrência. 

Por outro lado, se há soluções como o login social e o suporte visual no momento de preencher os dados do cartão, a percepção se torna positiva, na mesma medida em que se minimiza o abandono de carrinho.

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Conheça a plataforma da Webstore

Com 11 anos de história e mais de 100 mil lojas criadas, a plataforma de e-commerce da Webstore é ideal para todo o tipo de negócio. O sistema oferece mais de 250 recursos e 100 integrações para que as lojas sejam completas. Veja algumas funcionalidades:

  • layout personalizado;
  • checkout transparente;
  • sem comissão sobre vendas;
  • API aberta;
  • layout responsivo;
  • otimização para mecanismos de busca, como o Google;
  • relatórios de gerenciamento completos.

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