Administração e financeiro
Qual a importância de ter uma plataforma de e-commerce?
24 de agosto de 2020
Se o setor de e-commerce já vinha em expansão nos últimos anos, os novos hábitos em função da pandemia de coronavírus fizeram com que as vendas se elevassem ainda mais. A 41ª edição do relatório Webshoppers aponta que, da segunda quinzena de março até o final de abril de 2020, houve um aumento de 48,3% em relação à 2019.
Dados como esse têm motivado empreendedores a apostarem no comércio eletrônico para ter bons resultados. Nesse sentido, uma das dúvidas mais comuns é sobre como funciona uma plataforma de e-commerce e como escolher a mais adequada para o negócio.
Realmente essa é uma das questões mais importantes a serem respondidas para quem quer montar uma loja virtual ou integrar o ponto de venda físico ao ambiente digital. Isso porque os sistemas são responsáveis, em grande parte, por uma boa gestão do negócio e uma experiência positiva do consumidor.
Por que ter uma plataforma de e-commerce
A plataforma de e-commerce nada mais é do que o sistema responsável pela criação de uma loja virtual. Isso quer dizer que, por meio dela, uma empresa gerencia áreas e processos, como compras, estoque, atendimento ao cliente e vendas. Além disso, o layout, navegabilidade, funcionalidades e outros aspectos contribuem com percepções positivas dos potenciais e atuais clientes e, consequentemente, boas vendas.
Contar com uma ferramenta bem estruturada também traz a possibilidade de obter informações valiosas sobre o público-alvo e a persona, o que auxilia em um melhor direcionamento de ações de relacionamento, marketing e vendas. Isso sem contar na redução de custos quando relacionado a um ponto de venda físico.
Quais critérios considerar para a escolha da plataforma
Para obter todos os benefícios que uma plataforma de e-commerce pode oferecer é preciso levar em consideração algumas demandas da empresa, bem como critérios e funcionalidades. Confira agora alguns dos principais:
Tamanho da operação
O primeiro passo para que uma ferramenta atenda as necessidades do negócio é considerar o tamanho da operação atual e quais as projeções para futuro, levando em conta curto, médio e longo prazos. Desse modo, a empresa investe apenas nas funcionalidades necessárias, minimizando o desperdício de recursos. Ao mesmo tempo, conforme cresce pode implementar novos módulos e recursos.
Integração com sistemas de gestão e aplicativos
Outro aspecto fundamental de uma boa plataforma é a possibilidade de integração com sistemas de gestão ERP, meios de pagamento e outras aplicações. Há sistemas que oferecem, por exemplo, conexão com chatbots, ferramentas de marketing digital, marketplaces, entre outros. Levando-se em conta a característica omnichannel necessária aos dias de hoje, trata-se de uma funcionalidade indispensável.
Checkout facilitado
Hoje o consumidor busca agilidade em sua jornada de compra, o que inclui o pagamento. Isso quer dizer que, se uma plataforma de e-commerce tiver um checkout complicado e demorado, é possível que esse busque a concorrência.
Por outro lado, se há soluções como o login social e o suporte visual no momento de preencher os dados do cartão, a percepção se torna positiva, na mesma medida em que se minimiza o abandono de carrinho.
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Com 11 anos de história e mais de 100 mil lojas criadas, a plataforma de e-commerce da Webstore é ideal para todo o tipo de negócio. O sistema oferece mais de 250 recursos e 100 integrações para que as lojas sejam completas. Veja algumas funcionalidades:
- layout personalizado;
- checkout transparente;
- sem comissão sobre vendas;
- API aberta;
- layout responsivo;
- otimização para mecanismos de busca, como o Google;
- relatórios de gerenciamento completos.
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