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Guia completo para calcular os lucros da sua loja virtual

20 de fevereiro de 2024

8 min

Neste artigo

A saúde financeira da sua loja virtual depende de vários fatores, que incluem a quantidade de vendas que você realiza e o preço que seus clientes pagam por cada produto. Mas calcular os lucros da sua loja virtual é parte importante dessa equação, e não levar essa conta a sério pode prejudicar a sustentabilidade do seu negócio. 

O lucro é, sim, o objetivo final de qualquer empreendedor ou lojista. E para chegar nesse resultado, além de cálculos, são necessárias negociações, planejamento, análise e muito trabalho na gestão da rotina da sua loja. 

Não levar a sério os custos e margens dos produtos, ou errar na precificação, é um dos principais erros na administração que você pode cometer. Não à toa, 7% das empresas fecham por não terem lucro real e 20%, por falta de capital, de acordo com dados do Sebrae.

Por isso, separamos os principais “componentes” do lucro de uma loja virtual para orientar, dos custos fixos aos variáveis e os temidos impostos. Confira!

Conhecendo os custos da sua loja

O cálculo do lucro envolve diversos custos e outros valores que são pagos por você, lojista, para manter sua loja e ofertar seus produtos. Colocando em palavras, o seu lucro é o resultado da subtração de todos os ganhos menos os custos. Mas claro que não é simples assim. 

Os custos variáveis, como matéria prima e embalagens, variam de acordo com o volume de vendas da loja. No cálculo do preço e do lucro de cada produto, os custos variáveis devem ser divididos pelo total de unidades disponíveis, ou vendidas. Com essa fórmula, você descobre quanto precisa incluir no preço de cada produto para pagar pelos custos variáveis — que também aumentam à medida que sua loja cresce. 

Os custos diretos estão diretamente relacionados aos produtos ou serviços, como os custos com mão de obra. O marketing, que também entra na lista de custos diretos, precisa ser ponderado na hora de investir na divulgação e calcular os lucros da sua loja. Dados do Sebrae apontam que, em média, 13% do faturamento dos e-commerces brasileiros é destinado para o marketing. 

Por último, os custos indiretos incluem os mais “gerais” para o funcionamento da loja, como o aluguel do seu espaço de trabalho, a eletricidade e a internet. Lembrando que o café e a água do seu escritório também vão para essa lista. 

Não se esqueça de contabilizar os investimentos com a plataforma de e-commerce da sua loja, viu? E também é importante conhecer e entender todas as taxas e comissões cobradas pelos marketplaces onde você vende seus produtos. Muitas vezes, esses números são deixados de lado e podem afetar a saúde financeira da sua loja. 

A sopa de letrinhas chamada impostos

Seja para a Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, os impostos no Brasil podem intimidar ou tirar o sono. Como cidadãos, nos assustamos com as porcentagens cobradas de cada tributo… IPTU, IPVA, Licenciamento de veículos, etc. Como empresas, os sustos vêm das alíquotas, regimes de contribuição, e por isso também você precisa entender os critérios em que sua empresa se enquadra. 

Primeiro, precisa definir (ou descobrir) se seu CNPJ está enquadrado como Lucro Real ou Presumido. Existem siglas e taxas para cada uma dessas situações, e para entender melhor cada uma, não tenha receio de pedir ajuda ao seu contador. 

No Brasil, temos o Simples Nacional, um sistema de tributação simplificada para facilitar o recolhimento das contribuições de microempresas e empresas de pequeno porte. Os Microempreendedores Individuais, ou MEIs, também se enquadram no sistema e atualmente já são mais de 15 milhões de brasileiro. 

Isso significa que, quanto ao pagamento das tarifas, você faz tudo de forma unificada, quando paga os tributos mensais pelo portal Simples Nacional. Esses boletos já incluem taxas como PIS, Cofins, IPI, IRPJ, e ICMS para e-commerce

Caso sua loja ofereça serviços ao invés de produtos, a sua “sopa de letrinhas” inclui o ISS, que é o Imposto Sobre Serviços. E ele também já está incluso na sua DAS mensal de MEI. 

Agora, se você tem um faturamento mensal de mais de R$4,8 milhões, o pagamento desses impostos deve ser feito de forma separada, ok? Não é possível centralizar tudo em um único boleto. 

Calculando custos, preços e lucros para sua loja

Para saber a “base” do preço dos produtos, precisa calcular o custo por mercadoria. Esse valor é o mínimo que você deve receber, para cada item vendido, para igualar as receitas e as despesas da sua loja.

A fórmula do custo por mercadoria é a soma de todos os custos da loja (variáveis, fixos, diretos e indiretos) dividido pela quantidade de itens vendidos durante um período, por exemplo, um mês. Esse é o quanto você precisa acrescentar ao custo do produto para, pelo menos, não ter prejuízo. 

A partir daí, pode fazer as contas da porcentagem que vai lucrar com cada item e definir o preço de venda dos produtos para manter seu faturamento positivo.

Quanto mais experiência você adquire como empreendedor no comércio eletrônico, mais fácil fica para entender e lidar com cada um desses valores e dessas variáveis. Sem falar em calcular os lucros da sua loja. Enquanto isso, conte com toda a ajuda possível e disponível!

Entre o custo e o lucro, existem as margens

Conhecer e entender as margens dos produtos da sua loja são passos cruciais para a saúde financeira da sua loja — e também para saber seu limite na hora de criar promoções e oferecer descontos. O problema é que, muitas vezes, acabamos confundindo os conceitos de margem e markup

Margem é o saldo do valor das vendas menos todos os seus custos para fazê-las, ou o valor mínimo que sua loja deve vender para cobrir suas despesas fixas. Markup é o acréscimo em cada produto para cobrir as despesas e obter lucro. 

Cada segmento do varejo possui margens e markups diferentes, o que requer uma pesquisa do seu mercado. Isso ajuda a garantir suas vendas e a saúde da sua loja, pois margens e valores muito distantes dos praticados pela concorrência, podem interferir. Fazer uma análise da concorrência é tarefa que pode te ajudar a pensar na precificação, viu?

Conte com boas ferramentas para calcular seus lucros

Quando se tem uma gestão centralizada de vendas, fazer esses cálculos é uma tarefa muito mais fácil, já diferenciando cada uma das despesas e dos custos da sua loja virtual. 

Além de agilizar a gestão da sua loja, essas ferramentas economizam tempo e diminuem as chances de erro. Isso não isenta você, empreendedor, de entender os cálculos e raciocínios da administração da sua loja. 

Se sua ferramenta de gestão também se integra à sua plataforma de e-commerce, fica ainda mais fácil vender em todos os marketplaces. Essa conexão de todos os canais de venda facilita para calcular custos e personalizar os descontos para cada plataforma.

Não deixe o frete de fora dos cálculos da sua loja

Se o Brasil, com suas dimensões continentais, já apresenta um desafio logístico por si, seus cálculos de lucro precisam incluir valores — e descontos — de frete. Existem diversas soluções logísticas para e-commerce permitindo eficiência e qualidade na entrega sem afetar seu faturamento. Pesquise a melhor opção para você e a sua loja.

Oferecer frete grátis na sua loja é sempre um atrativo para os clientes, mas isso requer a certeza que fornecer o benefício não será prejudicial para o seu negócio. Se não for possível, considere um desconto no frete. Lembre-se que o custo de envio é um dos principais motivos de abandono de carrinho no comércio eletrônico. 

Operadoras de cartões e outros meios de pagamentos

Você já sabe, mas vale lembrar que as taxas das operadoras dos cartões de crédito usados no pagamento dos pedidos da sua loja também entram no cálculo do lucro. Assim como as porcentagens que os marketplaces cobram por cada venda realizada através deles. 

Um dos meios de pagamento mais populares no Brasil atualmente, o famoso sistema PIX ganhou um irmão, o PIX parcelado. Enquanto o primeiro conquistou os consumidores brasileiros por sua facilidade e ausência de taxas, o segundo ainda não é tão popular assim, ainda!

De qualquer forma, já estão disponíveis muitos meios de pagamento para e-commerce, e se eles cobram taxas para intermediar os pagamentos da sua loja, você não pode deixá-los de fora. 

Com as melhores ferramentas, você não erra nos cálculos 

Para garantir seus lucros, você precisa das melhores ferramentas que auxiliem a gestão da sua loja, fornecendo dados assertivos e integrados, como por exemplo uma plataforma de e-commerce integrada ao seu ERP, Marketplaces, meios de pagamentos e operadores logísticos. 

Tenha parceiros que impulsionam a presença da sua loja e traga relatórios completos, com integrações e recursos para aumentar a rentabilidade do seu negócio.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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