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Abandono de carrinho: o que é e quais motivos fazem seus clientes irem embora

Encher o carrinho e não finalizar a compra é algo tão popular no e-commerce brasileiro que já virou até meme. […]

Abandono de carrinho: o que é e quais motivos fazem seus clientes irem embora

Encher o carrinho e não finalizar a compra é algo tão popular no e-commerce brasileiro que já virou até meme. O fato é que o abandono de carrinho é um fenômeno recorrente no mercado de comércio eletrônico. A facilidade com a qual é possível entrar e sair de um site, a volatilidade do consumo e outras variáveis levam o cliente a desistir da compra.

Entenda, a seguir, quais são os principais motivos que fazem os consumidores irem embora da sua loja virtual sem finalizar a compra.

O que é abandono de carrinho?

Carrinho abandonado acontece quando uma pessoa acessa o seu e-commerce, escolhe alguns produtos, coloca-os no carrinho, mas não finaliza a compra.

Um estudo da Ecommerce Radar, realizado em 2017, verificou que, entre os consumidores brasileiros, em torno de 82% desistem da compra durante o processo. Já nos EUA, essa taxa cai significativamente, pois o padrão de consumo lá é diferente. Segundo a pesquisa do Baymard Institute, de 2018, apenas 69,89% dos americanos desistem de finalizar seu pedido.

De acordo com os estudos, ainda hoje a taxa de abandono de carrinho é superior a 70%, o que significa que muito dinheiro deixa de ser faturado no checkout.

Por que os consumidores abandonam o carrinho?

Existem muitos fatores e circunstâncias particulares que podem explicar o abandono de carrinho, mas alguns destes motivos são recorrentes entre as justificativas dos consumidores, são eles:

  1. Valor do frete

Muitas vezes, ao calcular o valor do frete, o cliente se depara com um preço muito acima da sua expectativa. Em alguns casos, inclusive, o frete se torna mais caro do que o produto desejado.

  1. Prazo de entrega 

Prazos muito longos tendem a fazer com que o consumidor desista da compra.

  1. Checkout complexo

Telas de pagamentos que não simplificam a experiência do usuário são um problema. As vantagens de comprar pela internet diminuem muito quando o cliente é obrigado a preencher uma infinidade de dados e informações.

  1. Formas de pagamento

A falta de alternativas de pagamento também faz com que muitas pessoas abandonem o carrinho.

Como evitar o abandono de carrinho?

Existem algumas soluções para remediar as principais causas do abandono de carrinho, citadas acima. Em primeiro lugar, você pode buscar alternativas para baratear os custos do frete, através de uma negociação contratual com os Correios, a contratação de um serviço de transportadora ou até mesmo adotando uma estratégia de frete grátis a partir de um determinado valor em compras.

Ter agilidade no processo que acontece entre a confirmação da compra e a entrega do produto também pode ajudar você no combate à desistência do consumidor. Além disso, seu e-commerce deve ter um checkout simplificado, proporcionando ao cliente uma experiência de compra simples e rápida.

Finalmente, ofereça o máximo de formas e condições de pagamento possível. Um lojista não deve olhar para o seu negócio vislumbrando apenas os benefícios próprios que pode obter através dele, mas deve estar consciente de que o sucesso de um e-commerce depende muito da experiência do seu cliente. Por isso, invista seus esforços e recursos para proporcionar ao consumidor uma experiência fácil, simples e agradável e, como consequência, a taxa de abandono de carrinho será diminuída.

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