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Como calcular os descontos para a Black Friday 2023?

29 de setembro de 2023

6 min

Neste artigo

A Black Friday é uma ótima oportunidade de vender: esse é o 13º ano que o varejo brasileiro organiza o evento, inspirado nos Estados Unidos. Desde a primeira edição, cada vez mais lojas e consumidores têm aproveitado os famosos descontos. Mas o lojista precisa estar preparado e saber como calcular os descontos para uma Black Friday de sucesso.

Como lojista que sabe aproveitar tendências, é importante saber calcular seus custos e os preços dos produtos da sua loja. Assim você consegue criar promoções realistas para o seu faturamento - e foge do tão temido “metade do dobro” de alguns anos atrás. 

Confira dicas e pontos importantes na hora de criar sua estratégia de precificação para a Black Friday 2023!

Traçando uma estratégia para a Black Friday 2023

Para aproveitar da melhor maneira a Black Friday 2023, assim como você faz todo começo de ano, precisa planejar o que pretende. Pode ser vender uma porcentagem a mais, pode ser diminuir muito seu estoque. 

O mais importante é que, antes de começar a fazer cálculos e negociar com fornecedores, você saiba qual a meta para sua loja na Black Friday. 

Esse objetivo ajuda você a criar a melhor estratégia de preços para a Black Friday, considerando o que você precisa fazer para atingi-lo e os meios que tem para isso. 

Calculando os custos reais da sua loja

Todo cliente adora um desconto, ainda mais em Black Friday. Mas, para conceder o desconto, você precisa saber todos os valores envolvidos no preço final de cada produto da sua loja. 

Entre os custos de venda, você pode contabilizar tudo relacionado à matéria prima da sua produção - ou aos produtos da sua loja. Se você comercializar canecas, precisa incluir as embalagens de envio, as embalagens de proteção das canecas, etc. 

O marketing é mais uma linha na planilha. Segundo dados do Sebrae, e-commerces brasileiros destinam, em média, 13% do faturamento para o marketing. 

Não se esqueça dos custos indiretos, que existem para que sua empresa funcione normalmente. Estamos falando do aluguel do escritório ao plano da plataforma de e-commerce, sem esquecer o cafezinho durante o expediente. 

É fácil deixar passar todas essas despesas, mas considerar esses valores te ajudam a fazer uma precificação mais equilibrada e eficiente. E é isso que você precisa para pensar nos preços da Black Friday!

Não esqueça dos impostos na hora de calcular os descontos para a Black Friday

Sim, eles podem causar arrepios de medo no empreendedor desavisado, mas não podem ser esquecidos! Os impostos são componentes importantes no cálculo dos custos da sua loja e do preço dos produtos. 

Nesse cálculo, você precisa lembrar da alíquota dos impostos que a sua loja virtual paga. Essas alíquotas consideram o faturamento anual da empresa, enquadrando o CNPJ em Lucro Presumido ou Lucro Real. Para entender melhor as siglas e as taxas, pode pedir ajuda ao seu contador. 

Quanto ao pagamento dessas tarifas, a situação facilita um pouco, já que as chances de você pagar tudo num único boleto são maiores. Seja você um MEI ou empresa no Simples Nacional, esses impostos já estão inclusos nos pagamentos tributários mensais que você faz. 

E sim, esses boletos já incluem PIS, Cofins, IPI, ICMS, IRPJ, então pode ficar tranquilo. Se você tiver um faturamento mensal de mais de R$4,8 milhões, precisa pagar os impostos individualmente, ok? 

Caso você ofereça serviços ao invés de produtos, sua lista inclui o ISS, que é o Imposto Sobre Serviços, cobrado pelo município onde seu CNPJ está registrado. Mas se o seu CNPJ for classificado como MEI, pode ficar tranquilo: ele também já está incluso na sua DAS mensal. 😉

Descubra as margens dos seus produtos

Entender suas margens é fundamental para conceder os esperados descontos da famosa sexta-feira de novembro. E muitas vezes, acabamos confundindo os conceitos de margem e markup

Sua margem é o saldo do valor das vendas menos todos os seus custos para fazê-las, ou o valor mínimo que sua loja deve vender para cobrir suas despesas fixas. Já o markup é o acréscimo em cada produto para cobrir as despesas e obter lucro. É com esse valor que você vai trabalhar para planejar as ofertas e fazer a Black Friday valer a pena para a sua loja. 

Boas ferramentas, cálculos garantidos

Se você conta com um bom sistema de gestão, provavelmente obtém todas essas informações (custos variáveis, custos diretos e indiretos, margem e markup) automaticamente. Além de economizar tempo, isso diminui as chances de erro. Mas é sempre bom entender o raciocínio por trás dessas contas todas. 😉

Além disso, o seu sistema de gestão também estará integrado à sua plataforma de e-commerce, o que permite uma gestão unificada da sua loja e mais facilidade na hora de planejar a Black Friday 2023. Você calcula os descontos para a data e todos os marketplaces se atualizam automaticamente. 

Fique de olho no frete

Estamos no Brasil, um país de dimensões continentais, onde a logística pode ser muito complexa. Por isso você também precisa calcular quanto paga para enviar cada pedido feito na sua loja. 

Na Black Friday, o frete grátis é um dos principais atrativos promocionais, mas você precisa ter certeza que consegue oferecer o benefício. Se não for possível, considere um desconto no frete. Lembre-se que o custo de envio é um dos principais motivos que levam os clientes a abandonar o carrinho nas lojas virtuais. 

O pagamento de milhões

Você provavelmente já sabe, mas não pode esquecer das taxas das operadoras de cartão de crédito quando pensar nos preços da Black Friday. Ou da porcentagem que os marketplaces cobram por cada venda realizada através deles. 

Uma estratégia que tem ganhado cada vez mais adeptos no e-commerce brasileiro é o desconto por pagamento no PIX e no PIX parcelado, mais rápidos e econômicos. Mas, ainda assim, vale conferir com as operadoras quanto você paga para receber seus pedidos por esses meios de pagamento.    

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Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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