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Black Week: como fazer um super esquenta para a Black Friday

6 de outubro de 2022

5 min

Neste artigo

Desde que a Black Friday se tornou um grande sucesso aqui no Brasil, os varejistas tentaram encontrar um jeito de antecipar as ofertas para potencializar as vendas. Com isso, inventaram a Black Week, uma espécie de esquenta realizado durante a semana do evento oficial.

Segundo uma pesquisa da NielsenIQ Ebit, esse período de esquenta se mostrou bastante lucrativo uma vez que gerou um faturamento de R$ 2,8 bilhões no e-commerce no ano anterior.

Este ano, a Black Friday será no dia 25 de novembro, coincidentemente os jogos da Copa do Mundo serão realizados na mesma época. Agora, levando em consideração o excelente faturamento que o e-commerce teve em 2021, tudo indica que 2022 será ainda melhor porque dois dos eventos mais importantes do nosso país ocorrerão ao mesmo tempo.

Logo, este é um ótimo momento para investir na Black Week.

Quer saber como fazer um super esquenta para a Black Friday? Continue lendo este artigo.

Como preparar um esquenta para a Black Week na sua loja virtual

Um dia de Black Friday exige muita dedicação e planejamento, uma semana requer o dobro disso. Se a sua demanda aumenta no dia do evento, pense que ela aumentará consideravelmente ao longo da semana. Por isso, você precisa realizar algumas ações para garantir que tudo ocorra conforme o esperado.

Desse modo, é fundamental:

Acompanhar os passos da concorrência

Conhecer a estratégia dos seus concorrentes ajudará você a entender melhor as exigências do seu mercado de atuação e, consequentemente, do seu público-alvo. Assim, fique de olho em:

  • Produtos mais vendidos;
  • Meios de pagamento oferecidos;
  • Tipos de promoções de que os consumidores gostam;
  • Estratégias de comunicação e divulgação de produtos;
  • Estratégia de logística;
  • Quais atitudes espantam os consumidores;
  • Experiência do consumidor.

Investir pesado em marketing

Durante a Black Week, a disputa pela atenção dos consumidores é alta. Mas isso não significa que seja impossível. As estratégias só precisam ser um pouco mais agressivas do que o habitual, isto é, investir mais em campanhas e promoções online e offline.

Tenha sempre em mente que uma estratégia agressiva não implica falar mal da concorrência, envolver-se em polêmicas ou aplicar más práticas de marketing, como transmitir informações falsas ou utilizar uma abordagem apelativa nas vendas.

Dicas do que fazer para a sua loja se destacar na Black Week

Criar promoções diversificadas

Ofertas são boas e todo mundo gosta! Ainda mais se elas forem diversificadas. Já pensou em criar uma oferta diferente para cada dia da semana? Existem muitas opções disponíveis atualmente, como frete grátis, descontos progressivos, kits de produtos, brindes, entre outros.

Escolha a que se adequa melhor a sua estratégia e não se esqueça de deixar as melhores para o dia oficial da Black Friday.

Organizar muito bem o estoque

Você precisa estar preparado para o aumento do número de pedidos. Portanto, analise quais são os produtos mais vendidos da sua loja e quais podem chamar a atenção dos clientes por conta dos descontos da Black Week e então reponha o seu estoque.

Além disso, negocie com os fornecedores com bastante antecedência para não faltar itens importantes durante a semana do evento.

Leia mais >> Como organizar o estoque do seu e-commerce

Implementar uma estratégia omnichannel

De acordo com uma pesquisa feita pela Adyen/KPMG, 85% dos consumidores disseram que buscam estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compras multicanal. Por isso, implemente uma estratégia omnichannel para oferecer uma excelente experiência de compra integrada aos seus clientes.

Primeiro, mapeie os canais que sua empresa utiliza para interagir com o seu público-alvo, depois sincronize-os para que não surjam falhas que prejudiquem a jornada deles e, por fim, monitore os resultados.

Leia mais >> Soluções omnichannel para vender mais na Black Friday 2022

Ajustar os processos operacionais

Todos os responsáveis pelos processos operacionais, como separação, embalagem, envio e atendimento, precisam ter as suas funções muito bem definidas e trabalhar em conjunto para garantir que os pedidos sejam entregues no prazo prometido e que os clientes tenham um excelente atendimento caso precisem de suporte.

Garantir o bom desempenho da sua loja virtual

Problemas de desempenho podem causar muito prejuízo para você. Logo, é imprescindível testar todos os recursos da sua plataforma de e-commerce com antecedência para garantir que nada ocorra diferente do esperado.

Assim, verifique:

  • o desempenho da sua loja virtual ao receber muitos acessos;
  • se o carrinho de compras atualiza;
  • se os cupons de desconto funcionam;
  • opções de pagamento ativas;
  • bugs;
  • plugins;
  • qualquer possibilidade de imprevistos técnicos.

Se um dia de Black Friday gera bons resultados, imagine uma semana inteira? Participar da Black Week é uma ótima maneira de triplicar o lucro da sua loja virtual, aumentar o alcance e a credibilidade da sua marca e conquistar novos clientes.

No entanto, para que isso realmente aconteça, você precisa se planejar com bastante antecedência e colocar as ações que mencionamos em prática.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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