Eduarda Guedes

15 de novembro de 2021

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Como oferecer frete grátis em minha loja virtual

8 min de leitura

Em algum momento, se você tem uma loja virtual em alguma plataforma, deve ter se perguntado se está oferecendo frete grátis para os clientes ou não. 

Muito comum para empreendedores de e-commerce, essa pergunta não pode ser respondida com sim ou não. Para decidir sobre isso, você precisa considerar alguns fatores que mudam de uma situação para outra. 

A decisão de oferecer frete grátis ao seu cliente só deve ser tomada no momento certo, com base na situação financeira do seu negócio. Sabendo que é um atrativo e tanto, leia esse artigo até o final e veja como oferecer esse benefício para seus clientes.

Por que oferecer frete grátis na loja virtual?

Apesar de uma decisão a ser considerada, oferecer frete grátis pode trazer grandes benefícios ao seu e-commerce. É por isso que tantas empresas passam por esse processo de análise para verificar a viabilidade da oferta. 

Entre os diversos benefícios em oferecer essa prática para seus clientes, o mais importante deve ser sempre aumentar as vendas do seu negócio.

Poder fazer compras sem despesas de envio faz com que os seus clientes se sintam mais motivados para comprar e, muitas vezes, além de estarem motivados para comprar, muitas pessoas ainda sofrem com o desemprego, atrasos e dívidas. 

Frete grátis não é apenas um benefício para seus clientes, mas também pode ser o fator decisivo ao fazer uma compra

Além do aumento das vendas e consequente aumento das vendas, o frete grátis oferece:

Melhora a Competitividade

Permite que sua loja virtual compita no mercado de forma mais sólida à medida que aumenta a competitividade entre os negócios. Em um ambiente com tanta competição, é bom que você tenha cartas na manga para se manter à frente ou pelo menos competir com maiores chances de sucesso.

Melhora as Vendas Estagnadas

Quem trabalha no varejo sabe que nada como uma data comemorativa de Natal, Dia das Mães, Dias dos Pais, entre outras, para ganhar dinheiro com as vendas. No entanto, quem trabalha com vendas também sabe como pode ser difícil vender em momentos em que nada acontece.

Se a força de vendas se associa a você em dias comemorativos, quando não há o que comemorar, muitas vezes as vendas caem, estagnam. 

Sem dúvida, uma ótima maneira de atingir seus clientes com um bom incentivo para comprar na sua loja virtual é com frete grátis.

Aumenta o tráfego para o seu site

Para que sua oferta de frete grátis obtenha os melhores resultados possíveis, você precisa divulgá-la. 

Se você fizer uma boa publicidade promovendo frete grátis, mídias sociais e e-mail marketing, sem dúvida aumentará as visitas na sua loja.

Diminui as desistências

Quem nunca entrou em uma loja virtual, encheu o carrinho de produtos, mas na hora de calcular o frete desistiu da compra

Isso é bastante comum. Um dos motivos é que muitas vezes o custo do transporte, dependendo da distância ou do tipo de produto a ser entregue, é muito alto em relação ao valor das compras. 

Ao oferecer frete grátis, ou pelo menos melhores alternativas ao preço do frete, você aumenta as chances de seu cliente fazer a compra.

Aumenta chances de fidelização de clientes

Com uma infinidade de lojas virtuais à disposição de seus potenciais clientes, para se destacar é preciso ter um diferencial que conquiste futuros compradores. 

Com a oferta de frete grátis, eles com certeza irão se lembrar do seu site e recomendá-lo a outras pessoas. 

Se você costuma oferecer frete grátis ou com desconto, seu site será lembrado por isso e seus clientes saberão exatamente aonde ir quando quiserem fazer compras.

O que considerar na hora de oferecer frete grátis? 

Para decidir se deseja ou não oferecer frete grátis, primeiro você precisa analisar: quanto custa para enviar seus produtos para cada região, que melhor negócio você consegue com as empresas de logística, que juros cobram e quanto você tem que pagar. O ponto-chave é cobrar os produtos sem perdas para seu negócio.

Lembre-se, o transporte não o impede de inflar muito o preço, porque isso seria o mesmo que tentar vender o produto duas vezes: as pessoas tendem a procurar em mais de um lugar antes de comprar.

Portanto, se o seu produto é muito superior à média do mercado, não adianta oferecer o benefício, pois não funcionará.

Para que a oferta de frete grátis funcione, você precisa se certificar de que a logística está funcionando perfeitamente. Lembre-se: o frete não pode ser descuidado. Ninguém gosta de atrasos, produtos que chegam com defeito ou que não chegam

Portanto, este delicado ponto deve receber grande atenção. Caso contrário, o que poderia ser uma alavanca para o seu negócio pode se tornar uma âncora. Afinal, as avaliações negativas podem afetar muito suas vendas.

Como oferecer o frete grátis sem sair no prejuízo?

Para oferecer frete grátis sem ter prejuízo algumas dicas são necessárias, então veja abaixo como fazer isso para sua loja vender muito e sem prejuízo. 

Frete reduzido

Como a criação dessa promoção depende muito da situação financeira de sua empresa, talvez você não possa oferecer frete grátis. 

Por último, você não deve dar um passo além: oferecer frete grátis quando gera mais perdas do que lucros não é uma ideia muito inteligente. 

No entanto, você pode oferecer para compartilhar o frete com o seu cliente ou até mesmo oferecer um frete mais barato. Por exemplo, calcule dez reais para entrega e você já sentirá impacto nas suas vendas. 

Para o cliente, pode ser um frete que não faz diferença na hora de comprar porque é barato. Mas para o seu negócio, o valor economizado certamente fará a diferença no final do mês.

Frete grátis dependendo do valor da compra

Outra prática muito comum para quem vende online oferecendo frete grátis ao cliente é estipular um preço mínimo de compra.

Essa é uma ótima tática sem complicar as finanças de sua empresa. É muito importante fazer as contas e descobrir qual deve ser o valor mínimo de compra para obter o desconto. 

Não faz sentido definir um valor mínimo de encomenda para envio gratuito se esse montante não for suficiente para cobrir os seus custos. 

Você também deve considerar o preço médio dos produtos que vende para ter uma boa ideia de qual seria um bom preço mínimo de compra.

Frete grátis para determinados itens

Você pode selecionar itens exclusivos ou linhas de produtos para oferecer o benefício. 

Os produtos de férias também são uma boa opção para frete grátis, especialmente porque já têm uma produção maior em épocas geralmente boas para as vendas. Dessa forma, você estará vendendo muito mais do que jamais venderia. 

Essa estratégia também pode ser muito boa porque, além de melhorar as vendas, ajuda a se desfazer daquele estoque que está inativo há muito tempo. Com frete grátis, você pode se livrar dele sem perder dinheiro.

Ofereça frete grátis para regiões mais compradoras

Oferecer frete grátis em todo o país pode ser uma tarefa realmente assustadora e pode ser prejudicial para muitas empresas. 

No entanto, você pode analisar suas vendas e identificar os estados ou regiões que mais compram em sua loja. 

Isso permite que você ofereça frete com desconto ou promoções para os locais que mais consomem seus produtos.

Conversão de ação do cliente em frete grátis

Outra ótima maneira de oferecer frete grátis para seus clientes e aumentar suas vendas é identificar o tipo de ação de que você precisa em seu site, onde você está mais interessado, e resgatá-lo.

Por exemplo, aumentar o tráfego para seu site é definitivamente a melhor coisa para você. 

Por exemplo, você pode oferecer frete grátis para qualquer pessoa que baixe seu e-book, assine seu boletim informativo ou faça a primeira compra em seu site. 

 Este é o famoso call to action!

Conclusão

Oferecer frete grátis é um investimento e tanto, pode trazer muitas conversões, principalmente quando falamos de um valor específico de compra em troca do desconto no frete. Muitos e-commerces investem pesado no frete grátis para não perder vendas em regiões mais afastadas. 

O frete para locais mais distantes de São Paulo ou Rio de Janeiro podem ser altos, se oferece o frete “na faixa” para compradores que gastarem 150 ou 200 reais na sua loja virtual, já conquistará esse público. 

Vale dizer que avaliar os objetivos da empresa também é importante, verificar se financeiramente esse benefício é viável e se essa pode ser a motivação de novas compras. 

Por fim, aplique as dicas, isso vai te ajudar a ter um panorama de tentativas de frete com desconto e se esse benefício está funcionando ou não no seu e-commerce.

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