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Logística para e-commerce: o que é, como fazer, as melhores transportadoras e soluções!

20 de fevereiro de 2023

9 min

Neste artigo

Ao criar uma loja virtual, uma das primeiras coisas que se deve pensar é em como se dará o processo logístico. Isso porque é fundamental garantir que os produtos cheguem à casa dos clientes sem qualquer tipo de problema. Assim, surge a necessidade de contar com uma boa logística para e-commerce.

Não é novidade para ninguém que as vendas online aumentaram significativamente nos últimos anos, sobretudo no primeiro trimestre de 2022, período o qual o volume de vendas cresceu 12,59% segundo uma pesquisa feita pela Neotrust.

No entanto, em paralelo a esse boom nas vendas, a taxa de abandono de carrinho e a quantidade de avaliações negativas na internet também aumentaram.

Os preços elevados de frete e os longos prazos de entrega fizeram com que os clientes desistissem de adquirir um ou mais produtos em uma loja virtual. Sem contar nos contratempos, como a falta de itens em estoque ou o extravio de encomendas.

Ainda que os consumidores venham perdendo o receio de fazer compras online, é necessário garantir a disponibilidade das mercadorias e oferecer as melhores opções de frete para garantir que eles tenham a melhor experiência de compra possível.

Pensando nisso, neste conteúdo, conheça alguns conceitos importantes sobre logística para e-commerce e conheça as melhores transportadoras do mercado.

Continue a leitura e aproveite todas as dicas!

O que é logística para e-commerce?

A logística para e-commerce é todos os processos que ocorrem para que um pedido seja entregue na casa do cliente.

Trata-se de um aspecto fundamental da gestão de uma loja virtual, pois o responsável pela área tem de cuidar do estoque, transporte e distribuição das mercadorias.

O objetivo desses processos é não apenas garantir que os clientes recebam os produtos adquiridos online em tempo hábil, mas também com um baixo custo. E, em caso de troca e devolução, que toda a tramitação seja a mais simples, fluida e rápida possível para que eles tenham uma boa experiência de compra.

Como o nível de complexidade da logística pode ser maior ou menor dependendo do porte da empresa, é muito importante que ela seja muito bem estruturada e executada.

Como fazer logística para e-commerce?

A gestão logística para e-commerce requer muita atenção. Boa parte das avaliações negativas das lojas virtuais se deve à falta de produtos em estoque ou à falta de comprometimento com a entrega – por causa de atraso, estado em que o pedido chegou ou até mesmo a não entrega do produto.

Como o faturamento de um negócio está relacionado à satisfação dos clientes, quanto melhor for a logística de uma empresa, melhor será a conversão em vendas.

Portanto, confira como estruturar o fluxo logístico da maneira correta:

Estoque de produtos

Gestão e armazenamento são cruciais. Embora seja difícil prever a quantidade exata de produtos que serão vendidos ou dispor de verba suficiente para alugar um espaço para armazená-los, essas atividades são o ponto de partida para montar e manter um bom fluxo logístico.

No início das operações, é altamente recomendado negociar preços e prazos com os fornecedores, realizar uma compra pequena para acompanhar a saída dos produtos e ter um espaço reservado, ainda que pequeno (porém seguro, arejado e organizado), para que não existam impeditivos que influenciem no andamento dos processos.

Leia também: É possível vender sem estoque?

Empacotamento de pedidos

A unboxing experience é um dos fatores UAU que encantam os clientes. Isso porque o primeiro contato que eles terão com o produto adquirido online será por meio da embalagem. A experiência que tiverem ao desembalar o produto deve condizer ou até mesmo superar a expectativa de entrega.

Por isso, a etapa de empacotamento dos pedidos exige um certo cuidado. Embalagens personalizadas, materiais de enchimento (papel de seda, plástico bolha, entre outros) e mais alguns outros detalhes fazem toda a diferença.

Formas de envio

As formas de envio são o calcanhar de aquiles das lojas virtuais. Ou seja, o ponto fraco das empresas que não investem em meios alternativos, seguros e rápidos de agilizar o envio dos pedidos.

Por mais baixo que seja o ticket médio de um cliente, ele pagou pelo produto e espera recebê-lo da melhor forma possível. Sendo assim, a experiência dele também deve ser levada em consideração.

Hoje, existem uma infinidade de transportadoras para e-commerce. Algumas delas, inclusive, possuem formas de envio ágeis, seguras e econômicas. Falaremos um pouco mais sobre elas mais adiante.

Monitoramento e pós-venda

Engane-se quem pensa que o trabalho acaba após o despacho dos produtos. A logística para e-commerce vai além disso. 

O status dos pedidos deve ser monitorado para garantir que eles cheguem corretamente e dentro do prazo ao destino final e os canais de comunicação da loja virtual devem ser acompanhados para que os clientes possam tirar suas dúvidas.

Além disso, é muito importante fazer um bom pós-vendas para saber se os clientes estão satisfeitos com a compra e para comunicar sobre as promoções, novidades e etc.

Qual é a melhor transportadora para e-commerce?

Dependendo do tipo de negócio, a retirada de compras no local é inviável. Sendo assim, o lojista fica à mercê das transportadoras.

Porém algumas delas possuem preços altos que, querendo ou não, devem ser repassados para os consumidores – no preço do frete ou do produto. Isso faz com que os clientes repensem uma compra e acabem desistindo de finalizar o pedido.

Contratar as opções de logística para e-commerce certas pode impedir que situações como essa aconteçam.

Conheça as melhores transportadoras do mercado:

🔸 Correios

🔸 DHL

🔸 FedEx

🔸 Loggi

🔸 Jadlog

🔸 Kangu

🔸 Mandaê

🔸 Lalamove

🔸 Azul Cargo Express

🔸 Braspress

🔸 Total Express

🔸 ASAP Log

🔸 DLog

🔸 B2Log

🔸 RTE Rodonaves

🔸 TNT

🔸 TSV Transportes

🔸 Brix Cargo

6 soluções de logística para e-commerce

Os HUBs de frete são grandes aliados das lojas virtuais. Eles permitem que os clientes escolham a opção de frete que mais atende às suas necessidades – o que contribui muito para a conversão!

Ainda que uma opção de frete seja boa, nem sempre ela caberá no bolso de todos os consumidores. Portanto, ampliar as possibilidades de preço e entrega é uma excelente maneira de melhorar as vendas.

1. Kangu

A Kangu é uma plataforma que conecta lojas virtuais, transportadoras e pontos de coleta, com o objetivo de garantir a eficiência logística para todos os tipos de e-commerce.

Seu sistema de envio é simples e sem burocracia. A única exigência é vender por uma loja virtual própria ou um marketplace.

Além disso, para facilitar o processo de postagens, trocas e devoluções, essa solução disponibiliza pontos Kangu em bairros estratégicos da cidade. Assim, você e seus clientes podem receber e retirar mercadorias com mais praticidade e segurança.

2. Frenet

A Frenet é um gateway de frete. Uma ferramenta que permite a integração entre lojas virtuais, marketplaces, transportadoras para e-commerce e os Correios, para que você possa oferecer diferentes opções de envio e prazo aos seus clientes no momento do checkout.

Por não ter convênio com as transportadoras, você pode ativar o aplicativo por meio do contrato que tiver com as opções de frete que pretende oferecer. O próprio sistema valida e integra os dados desses contratos, centralizando todas as soluções de frete em apenas uma conta. Dessa maneira, você pode organizar os seus envios de um único lugar.

3. Melhor Envio

O Melhor Envio é um sistema de envios online que integra os mais variados serviços, como frete, ERPs, marketplaces, plataformas de e-commerce e meios de pagamento, para que você possa ter uma gestão logística completa e altamente funcional.

A plataforma também oferece a possibilidade de gerar etiquetas de envio não apenas dos Correios, como também das transportadoras. Com isso, você tem um maior controle e gestão das postagens que fizer.

4. SIGEP Web

O SIGEP Web é um sistema de logística desenvolvido pelos próprios Correios. Para simplificar e agilizar a preparação e o gerenciamento das postagens enviadas aos clientes, ele utiliza as informações de seu banco de dados e adapta esses processos aos moldes dos Correios.

Assim, você não precisa ter que alinhar sempre os dados postais com o serviço de entregas e diminui o tempo de espera pelos produtos, garantindo a satisfação dos clientes.

5. Find My Pack

A Find My Pack é uma ferramenta de logística inteligente que permite que você monitore todas as suas encomendas diariamente, em tempo real, de um único painel.

Desse modo, você pode identificar possíveis problemas com a entrega antes dos clientes tomarem ciência do ocorrido, avisá-los sobre o status dos pedidos e garantir que eles tenham uma experiência positiva durante toda a jornada de compra.

6. Intelipost

A Intelipost é uma plataforma de gestão logística que vincula todos os seus canais de vendas às principais transportadoras do mercado.

A solução oferece a opção de personalizar e automatizar o processo de preparação e envio de encomendas e de analisar as métricas de performance do seu negócio por meio de relatórios completos de inteligência logística.

Como otimizar a logística do seu e-commerce?

Se já tiver uma loja virtual com a Webstore, você pode integrar transportadoras e HUBs de frete de um jeito simples e rápido. Basta ir até a nossa Loja de Aplicativos no seu painel administrativo > Acessar a opção Logística > Clicar no app que deseja e configurá-lo.

E, se você ainda não vende pela internet e quer abrir um e-commerce em uma plataforma segura e de alta performance, gostaríamos de convidar você para criar uma loja virtual na Webstore. Aqui, temos tudo o que você precisa para vender sempre mais e melhor!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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