Eduarda Guedes

30 de julho de 2021

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Unboxing experience: o que é e como usar para aumentar suas vendas

4 min de leitura

Muito popular, o unboxing experience é uma modalidade de conteúdo que gera muitas visualizações e entrega um entretenimento incrível para quem ainda não decidiu fazer a compra do produto.

Presente em canais de tecnologia, colecionáveis e também em conteúdos de influenciadores, o unboxing experience é uma boa estratégia para você criar desejo pelo seu produto.

Mas fazer um bom unboxing pode ser bastante desafiador. São muitas variáveis que podem influenciar no seu sucesso.

Quer entender mais sobre esta prática e dominar esta estratégia de vendas? Acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber sobre unboxing experience.

Unboxing: o que é?

Unboxing é uma palavra do idioma inglês que literalmente significa “desempacotar”, ou seja, é o ato de desembrulhar o produto ou a encomenda da embalagem. 

Você, ao pesquisar por um novo celular, por exemplo, com certeza já deve ter visto a sugestão de algum vídeo de unboxing experience dele. Esta prática é muito comum em itens de tecnologia, pois assim se tem uma visão 360 graus do que se está comprando. Além disso, analisam-se também acessórios, tipo da caixa, entre outros fatores de merchandising que são utilizados na montagem do produto.

O que é Unboxing Experience?

Unboxing Experience é exatamente sobre o que ele remete. É sobre a experiência ao desembalar seu pedido.

Atualmente, receber o produto em mãos é apenas parte do prazer de comprar. Agora, abrir sua encomenda também faz parte do processo de alegria ao fazer sua compra.

Abrir a caixa, tirar os elementos de proteção e ver os produtos da compra são experiências imersivas que desempenham papéis importantes na jornada de fidelização do cliente. 

Para garantir uma unboxing experience satisfatória, é importante levar em consideração a chegada da compra até o comprador. Um processo de logística rápido e eficaz é o primeiro passo para garantir o sucesso dessa venda. Além disso, um embrulho adequado, personalizado, que garanta a segurança do produto e ainda assim, seja visualmente bonito, faz toda a diferença. Não há nada melhor do que receber a sua encomenda em um curto período de tempo e se deparar com um bilhetinho escrito à mão, ou algum recado personalizado, que demonstra o cuidado da loja com o seu cliente.

Oferecer um bom unboxing experience nada mais é do que investir em um pós-venda de sucesso. É garantir que seu consumidor fique satisfeito e aumentar as chances dele comprar novamente com você, além de te indicar a amigos e conhecidos – o famoso marketing boca a boca.

Quando se tem uma maior base de pessoas que atendem as recomendações, chamamos de marketing de influência, um tipo de marketing que vem sendo cada vez mais frequente no cotidiano das marcas e indispensável para obter sucesso em um mundo digital.

Utilize marketing de influência para aumentar as vendas

Você sabe o que é marketing de influência?

O marketing de influência, ou influencer marketing, é uma estratégia de vendas em canais digitais em que há um grande número de pessoas.

Você, provavelmente, já ouviu falar de influenciadores digitais e, possivelmente, segue pelo menos um ou vários deles.

Os influenciadores são pessoas que possuem grandes plataformas e conseguem conversar com o público de forma espontânea. 

Dada essa grande audiência, marcas procuram essas pessoas para promover produtos e, desta forma, incentivar sua base de seguidores a fazer o mesmo. 

Normalmente, as parcerias são pagas, onde o influenciador recebe para recomendar ou endossar algum produto. Contudo, em alguns casos, ocorrem permutas, onde o influenciador recebe algum serviço e ele “paga” com divulgação.

Os influenciadores pagos são obrigados por contrato a divulgar o produto ou serviço da marca, e, dependendo do tamanho de sua base de seguidores e engajamento, pode custar uma nota. 

Mas há uma maneira de contornar isso. Muitas empresas e marcas costumam enviar produtos de graça para essas pessoas – os famosos “recebidos”. Ao fazer isso, não há garantia de que o influenciador vai publicar qualquer tipo de conteúdo em cima do produto recebido, mas, se o fizer, é uma ótima mídia espontânea e gera um bom retorno de investimento.

Dicas para proporcionar uma boa experiência de unboxing

Quer se aventurar na produção de conteúdo e criar vídeos de unboxing incríveis? Veja algumas dicas de como ter sucesso produzindo estes projetos.

  • Invista em equipamentos de qualidade para executar a filmagem de seus vídeos;
  • Crie um bom espaço para ambientar seus vídeos;
  • Escolha fazer o unboxing com um produto que te interessa e que você deseje;
  • Coloque sua personalidade no vídeo;
  • Não tenha medo de ser espontâneo.

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