Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Materiais educativos

Análise de concorrência: como seus concorrentes podem ajudá-lo a vender mais

23 de outubro de 2022

5 min

Neste artigo

Para melhorar ou mudar a sua posição no mercado, você deve conhecer cada detalhe do segmento em que atua e saber o que esperar da sua concorrência. Só assim criará valor superior e obterá vantagem competitiva.

A análise de concorrência é uma estratégia imprescindível para os lojistas que desejam potencializar as vendas da sua loja virtual. Ao ter uma visão mais ampla sobre os concorrentes, observado os mais diversos aspectos dos negócios deles, é possível criar ações mais assertivas e, consequentemente, conseguir os resultados desejados.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber para fazer uma boa análise de concorrência e aumentar as vendas da sua loja virtual.

O que é análise de concorrência?

Análise de concorrência, ou Análise de mercado, consiste na prática de monitorar as ações de seus concorrentes, como preços, produtos, estratégias de comunicação, avaliações de clientes, etc., a fim de identificar oportunidades e ameaças que possam ajudá-lo a criar uma estratégia de vendas mais sólida.

Por que é importante fazer uma boa análise de concorrência?

Uma boa análise de concorrência pode ajudá-lo a entender como sua marca está posicionada no mercado e a reconhecer suas fraquezas e diferenciais. Além disso, você pode aprender com os acertos e erros de seus concorrentes, sem precisar passar pelas mesmas dificuldades que eles.

Imagine que seu principal concorrente tenha se posicionado inapropriadamente para o seu público-alvo, o que repercutiu de maneira negativa e resultou na perda de clientes. A partir dessa experiência, você não reproduz a mesma situação, mas sim analisa o contexto e aprende o que não fazer ou o que fazer para melhorar a reputação da sua marca se estivesse no lugar dele.

Em resumo, a análise de concorrência ajuda você a se sobressair e a reagir da melhor forma possível diante das adversidades.

Como fazer a análise de concorrência?

Embora existam incontáveis maneiras de fazer análise de concorrência, você precisa definir muito bem os objetivos dessa análise e como executá-la. 

Ainda que recorra a meios pertinentes de obter informações, como cadastrar-se em newsletters das lojas virtuais concorrentes, pesquisá-las no Reclame Aqui e ativar as notificações do Google Alerts para ser avisado sempre que elas foram mencionadas em algo, você precisa percorrer algumas etapas para que sua análise tenha bons resultados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que fazer para realizar uma boa e bem-estruturada análise de mercado:

1. Defina os seus concorrentes mais fortes

O mercado do varejo online é amplo e diversificado. Portanto, você deve identificar as lojas virtuais que fazem parte do seu nicho e competem pelo mesmo público.

2. Determine os objetivos da sua análise

Após identificar os concorrentes, você precisa determinar o que quer aprender com eles. Preço? A abordagem utilizada para se comunicar com os clientes? Estabelecer os objetivos da análise facilitará a execução das ações seguintes.

3. Escolha os critérios utilizados

Agora, você precisa escolher quais aspectos analisar. Suponhamos que o objetivo da sua análise seja criar promoções imperdíveis para a Black Friday, quais critérios consideraria?

  • tipos de promoção oferecidos;
  • o valor dos descontos;
  • os produtos ofertados;
  • o tempo que eles seriam ofertados.

Selecionar métricas importantes garantirá a efetividade da sua estratégia.

Exemplos de critérios que devem ser analisados:

  • Loja virtual: layout, imagens e descrições dos produtos, produtos mais vendidos, ferramentas de pesquisa, preços, estratégia de logística e experiência do usuário;
  • Redes sociais: canais utilizados, frequência de postagens, horário das postagens, tipos de conteúdo, engajamento e linguagem;
  • E-mail marketing: newsletters e códigos promocionais;
  • Experiência do cliente: abandono de carrinho e atendimento ao cliente;
  • Reclame Aqui: avaliações de clientes, principais reclamações e tempo de resposta;

4. Estipule um método de pesquisa

Nesta etapa, você deve estipular como essas informações serão coletadas e posteriormente analisadas. Para facilitar esse processo, muitas empresas utilizam ferramentas específicas. Confira algumas delas:

Análise SWOT
SWOT é a sigla de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Essa ferramenta simplifica a organização dos dados coletados e indica os fatores internos e externos da sua empresa que precisam ser trabalhados para maximizar os resultados.

Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta simples e intuitiva que ajuda você a acompanhar, em tempo real, o que estão falando na internet sobre os seus concorrentes e a obter ideias para desenvolver novas estratégias.

Google Trends
O Google Trends possibilita o acompanhamento do números de buscas de palavras-chave e, ainda, a realização de pesquisas mais detalhadas por local ou categoria (notícias, imagens, etc.).

Além dos ótimos recursos que oferecem, as ferramentas mencionadas acima são gratuitas e fáceis de usar.

5. Coloque as mãos na massa

Finalmente, coloque as mãos na massa e faça a sua análise de concorrência com base no método de pesquisa que definiu para reunir os dados de que precisa. Ao final da análise, elabore um planejamento estratégico para aprimorar processos e serviços da sua loja virtual e, enfim, se destacar dos seus concorrentes.

Para que sua análise de concorrência apresente resultados eficazes, execute cada etapa com bastante cautela. Escolha empresas que tenham experiência no mercado e uma premissa de negócios parecida com a sua, avalie todos os aspectos relevantes e, em seguida, reúna e analise as informações obtidas para tomar decisões mais assertivas.

Assim, você não apenas fará com que sua loja virtual se destaque, como também ampliará o seu conhecimento de mercado.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos