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Aumento de tráfego na Black Friday 2023: Como se preparar

21 de setembro de 2023

4 min

Neste artigo

O planejamento é uma das principais ferramentas para garantir o sucesso da sua loja em qualquer momento do ano - e para se preparar para o aumento de tráfego na Black Friday 2023 é essencial, já que historicamente é um momento de grande volume de vendas.

Segundo a pesquisa da NielsenIQ Ebit, em 2022, foram mais de R$6 bilhões em faturamento entre quinta e domingo, e R$3,1 bilhões somente na sexta-feira. Mesmo que esses valores sejam menores que os de 2021, ainda são importantes para o seu fechamento anual e podem fazer a diferença no faturamento! 

Por isso, separamos dicas para te ajudar a organizar uma Black Friday sem muitas emoções.

Preparando sua loja

Estar pronto para a Black Friday 2023 significa preparar seu estoque, entre outras coisas. Para isso, confira o que você mais vendeu na Black Friday 2022 e o que você tem vendido ao longo do ano.

Também é importante garantir que tudo está organizado, entre códigos de cada item e categorias do seu site. Você não quer ter erro no sistema às 3h da manhã da sexta-feira, não é? 

Os softwares e fornecedores de tecnologia que atendem o varejo costumam ter um período de freezing - que é o congelamento de alterações maiores e estruturais no sistema para evitar problemas durante a Black Friday. É importante ter esses prazos mapeados para garantir que tudo estará pronto para a data.

Lembra do planejamento que você fez para a sua loja no começo do ano? Dê uma olhada nele para entender como combinar seu planejamento para o ano e se preparar para o aumento de volume para a Black Friday 2023 - pode ser quanto ao faturamento, seus produtos, etc. 

Também é importante garantir que sua equipe (ou eu-quipe) esteja preparada para atender aos clientes o mais rápido possível, sempre com educação e paciência. Foco, força e café para oferecer o melhor atendimento a todos

Essa é uma forma de conquistar clientes e oferecer uma excelente experiência de compra, além de garantir que sua venda seja concluída sem problemas. 

Tecnologia para suportar o aumento de tráfego na Black Friday

Para receber seus clientes, sua loja tem que estar de portas abertas, e virtualmente falando, isso significa oferecer a melhor conexão a todos - sem instabilidades ou problemas de lentidão. 

Os stress tests (ou testes de estresse, em português) simulam um grande volume de acessos à sua loja para detectar possíveis problemas e ajudar você a resolvê-los antes do grande dia. Planeje um (ou alguns) para ter certeza que sua plataforma suporta o aumento do fluxo no seu e-commerce. 

A Sofist, consultoria de testes de softwares, constatou que, durante a Black Friday 2022, as lojas virtuais tiveram um prejuízo de R$48,4 milhões por problemas de lentidão e instabilidade - um aumento de 34% em relação ao registrado em 2021. Você precisa se preparar para atender bem ao aumento de tráfego na Black friday 2023 e não fazer parte dessa estatística.

Confira com os seus fornecedores de tecnologia como estão os preparativos deles para a Black Friday e como está a segurança - afinal, as tentativas de golpes podem aumentar em períodos de maior volume de vendas. 

Atualize seus certificados SSL, a proteção contra ataques DDoS e o monitoramento constante de atividades suspeitas na sua loja virtual: mais segurança significa uma melhor experiência para os seus clientes e mais tranquilidade para você! 😉

Quer organizar a melhor Black Friday da história da sua loja? Conheça as soluções Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja. Onde seu sucesso é a nossa história!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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