Marketing e vendas
Site rápido vende mais. Como melhorar a sua velocidade?
14 de abril de 2020
Os usuários estão sempre com pressa, desejam encontrar rapidamente aquilo que procuram e fechar a compra em poucos cliques. Gastar tempo esperando as páginas carregarem, definitivamente não faz parte de uma boa experiência de compra.
A velocidade da sua loja online pode afetar suas vendas e, neste artigo vamos pontuar questões importantes para te ajudar a otimizar a performance da sua loja virtual.
Impacto nas vendas
A velocidade de carregamento de um site, impacta diretamente na experiência de compra do usuário. Estudos da Akamai mostram que o atraso de apenas um segundo no carregamento de uma página, pode diminuir a conversão de vendas em 20,5% no mobile e 21,8% pelo computador.
Além disso, a lentidão pode gerar distrações, fazendo com que o usuário se disperse e não efetue a compra. Não oferecer velocidade significa, portanto, perder uma venda em potencial. Quando você entrega ao usuário uma experiência de navegação veloz e objetiva, as chances de consideração sobre a compra diminuem muito e, consequentemente sua taxa de conversão de venda aumenta.
Maior visibilidade
Se seu site demora para ser carregado, acredite, o Google e os usuários não gostam.
O Google automaticamente tende a posicionar os melhores sites com maior velocidade de carregamento, porque considera que sites mais rápidos deixam os usuários mais contentes e satisfeitos com os resultados de suas pesquisas. E estar bem posicionado no Google, dá maior visibilidade para seu negócio.
E você pode estar se perguntando, "como aumentar a velocidade da minha loja online?"
Aqui vão algumas dicas:
1.Otimize as imagens
Muitas vezes utilizamos imagens de fornecedores, ou ate diretamente baixadas na internet em nosso ecommerce sem se atentar ao tamanho dessa imagem, o que pode ocasionar em uma lentidão e uma menor performance da sua loja virtual.
Não existe um limite máximo, mas nosso conselho é que as imagens tenham no máximo entre 200 e 300kb de tamanho, mas dependendo dos pixels. Uma das saídas para imagens maiores é utilizar um compressor de imagens, buscando no Google você achará diversos, como o CompressJpeg.
2.Tamanho da página
Todos os plugins, extensões e scripts externos, utilizam espaço em seu site.
Atenção com os elementos da página, em especial com arquivos Java Script, CSS e imagens. Evite incorporar grandes objetos ou imagens em uma página e assim, você diminui o kb (unidade de medida).
Para verificar o tamanho do seu site, salve a página no computador como uma pasta de arquivo de web, a partir do browser, e veja o tamanho da pasta.
Verifique a estrutura do seu site e deixe ativo aquilo que é realmente relevante.
3.Utilize um CDN
Utilizando um CDN, o desempenho do site é melhorado, pois a conexão ocorrerá por um servidor geograficamente mais perto do visitante.
Ele possibilita a distribuição do conteúdo por meio de armazenamento em cache, em diversos servidores. Essencial, principalmente, para quem tem clientes em todo o mundo.
Os serviços de CDN mais usados são: CloudFlare e Sitelock CDN.
4.Escolha uma hospedagem de confiança
Contratar uma hospedagem de sites é o passo mais importante na hora de colocar um site no ar, pois é o local onde ficam armazenados todos os arquivos do seu site.
5.Escolha servidores rápidos para a hospedagem
Priorize um fornecedor para hospedar o seu site que combine servidores, tecnologia, seja rápido e, consequentemente, atenda às necessidades de tráfego do seu e-commerce.
6.Evite redirecionamentos
Cada direcionamento incluído no site é como um pedido separado para o servidor, o que aumenta o tempo de carregamento da página. Portanto, para ter mais velocidade em sua loja virtual, evite redirecionamento em excesso.
7.Acompanhe a performance do site
Por meio de uma ferramenta de análise, como o Google Analytics, acompanhe o passo a passo do cliente e verifique os possíveis erros da página.
Aproveite também para acompanhar a velocidade do seu e-commerce e melhorar, se necessário. Entre as ferramentas possíveis para isso, estão Pingdom, YSlow do Yahoo, e Insights PageSpeed do Google.
8.Realize testes
Testar precisa fazer parte da sua rotina. Além de todas essas dicas para melhorar a velocidade do site, há também diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer um teste de performance.
Ressaltamos que a velocidade da sua loja online afeta suas vendas, pois a maioria das compras online são feitas por impulso. Atrair o cliente para seu site é um desafio, e quando o cliente chega, é importante aproveitar este momento para aumentar as conversões em vendas e, fica mais difícil fazer isso tendo um site lento.