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Site rápido vende mais. Como melhorar a sua velocidade?

14 de abril de 2020

4 min

Neste artigo

Os usuários estão sempre com pressa, desejam encontrar rapidamente aquilo que procuram e fechar a compra em poucos cliques. Gastar tempo esperando as páginas carregarem, definitivamente não faz parte de uma boa experiência de compra.

A velocidade da sua loja online pode afetar suas vendas e, neste artigo vamos pontuar questões importantes para te ajudar a otimizar a performance da sua loja virtual.

Impacto nas vendas

A velocidade de carregamento de um site, impacta diretamente na experiência de compra do usuário. Estudos da Akamai mostram que o atraso de apenas um segundo no carregamento de uma página, pode diminuir a conversão de vendas em 20,5% no mobile e 21,8% pelo computador.

Além disso, a lentidão pode gerar distrações, fazendo com que o usuário se disperse e não efetue a compra. Não oferecer velocidade significa, portanto, perder uma venda em potencial. Quando você entrega ao usuário uma experiência de navegação veloz e objetiva, as chances de consideração sobre a compra diminuem muito e, consequentemente sua taxa de conversão de venda aumenta.

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Maior visibilidade

Se seu site demora para ser carregado, acredite, o Google e os usuários não gostam.

O Google automaticamente tende a posicionar os melhores sites com maior velocidade de carregamento, porque considera que sites mais rápidos deixam os usuários mais contentes e satisfeitos com os resultados de suas pesquisas. E estar bem posicionado no Google, dá maior visibilidade para seu negócio. 

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E você pode estar se perguntando, "como aumentar a velocidade da minha loja online?"

Aqui vão algumas dicas:

1.Otimize as imagens

Muitas vezes utilizamos imagens de fornecedores, ou ate diretamente baixadas na internet em nosso ecommerce sem se atentar ao tamanho dessa imagem, o que pode ocasionar em uma lentidão e uma menor performance da sua loja virtual.

Não existe um limite máximo, mas nosso conselho é que as imagens tenham no máximo entre 200 e 300kb de tamanho, mas dependendo dos pixels. Uma das saídas para imagens maiores é utilizar um compressor de imagens, buscando no Google você achará diversos, como o CompressJpeg.

2.Tamanho da página

Todos os plugins, extensões e scripts externos, utilizam espaço em seu site. 

Atenção com os elementos da página, em especial com arquivos Java Script, CSS e imagens. Evite incorporar grandes objetos ou imagens em uma página e assim, você diminui o kb (unidade de medida).

Para verificar o tamanho do seu site, salve a página no computador como uma pasta de arquivo de web, a partir do browser, e veja o tamanho da pasta.

Verifique a estrutura do seu site e deixe ativo aquilo que é realmente relevante.

3.Utilize um CDN

Utilizando um CDN, o desempenho do site é melhorado, pois a conexão ocorrerá por um servidor geograficamente mais perto do visitante. 

Ele possibilita a distribuição do conteúdo por meio de armazenamento em cache, em diversos servidores. Essencial, principalmente, para quem tem clientes em todo o mundo.

Os serviços de CDN mais usados são: CloudFlare e Sitelock CDN.

4.Escolha uma hospedagem de confiança

Contratar uma hospedagem de sites é o passo mais importante na hora de colocar um site no ar, pois é o local onde ficam armazenados todos os arquivos do seu site.

5.Escolha servidores rápidos para a hospedagem

Priorize um fornecedor para hospedar o seu site que combine servidores, tecnologia, seja rápido e, consequentemente, atenda às necessidades de tráfego do seu e-commerce.

6.Evite redirecionamentos

Cada direcionamento incluído no site é como um pedido separado para o servidor, o que aumenta o tempo de carregamento da página. Portanto, para ter mais velocidade em sua loja virtual, evite redirecionamento em excesso.

7.Acompanhe a performance do site

Por meio de uma ferramenta de análise, como o Google Analytics, acompanhe o passo a passo do cliente e verifique os possíveis erros da página.

Aproveite também para acompanhar a velocidade do seu e-commerce e melhorar, se necessário. Entre as ferramentas possíveis para isso, estão Pingdom, YSlow do Yahoo, e Insights PageSpeed do Google.

8.Realize testes

Testar precisa fazer parte da sua rotina. Além de todas essas dicas para melhorar a velocidade do site, há também diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer um teste de performance.

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Ressaltamos que a velocidade da sua loja online afeta suas vendas, pois a maioria das compras online são feitas por impulso. Atrair o cliente para seu site é um desafio, e quando o cliente chega, é importante aproveitar este momento para aumentar as conversões em vendas e, fica mais difícil fazer isso tendo um site lento.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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