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O Papel do Design para a Conversão de Vendas Online

3 de novembro de 2023

6 min

Neste artigo

Se a primeira impressão é a que fica, o papel do design para a conversão de vendas online é fundamental. Para chamar a atenção dos usuários - e, claro, seus cliques e pedidos - busque um layout inteligente, atraente e intuitivo. Assim, você tem mais chances de transformar visitantes em clientes, e fidelizá-los

Por isso, é preciso entender a relação entre o design e suas vendas. Um bom layout, atraente ao mesmo tempo em que é funcional, garante maior visibilidade online. Isso significa melhores classificações nos resultados de busca e uma navegação mais rápida.

E isso importa porque representa uma excelente experiência de compra para seus clientes. 

Para vender mais, ofereça uma navegação intuitiva

Para além da estética, o design também precisa ser eficiente. Mas como um bom design pode vender mais? Simplesmente por aumentar a usabilidade do site na experiência do cliente e oferecer uma boa navegação na sua loja virtual. 

Resumindo, a navegação intuitiva facilita o caminho entre a sua página inicial e o checkout do pedido. A ideia é que esse processo seja o mais simples e fácil, para evitar que o usuário abandone o site (ou o carrinho). Quanto menos cliques, melhor. 

Na busca por uma navegação mais intuitiva, os elementos de design e da própria estrutura do site são suas principais ferramentas. Mas, outras estratégias, como um design leve e adotar ferramentas de acessibilidade também podem contribuir muito. 

Aliás, a navegação intuitiva não é útil apenas para que o usuário final permaneça na sua loja. Ela também é importante para os sites de pesquisas, que priorizam páginas com melhor usabilidade e boas avaliações de acessibilidade. E, dessa forma, você consegue alcançar mais usuários dentro do seu público alvo - e até mesmo fora dele.

A responsividade e a conversão de vendas  

Para o design, responsividade é a habilidade de responder, de forma ágil e adequada, ao dispositivo em que o site é acessado. 

Existe uma diferença entre layout responsivo e um site mobile. O layout responsivo se adapta aos diferentes tamanhos de tela dos dispositivos, de notebooks, computadores desktops ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O site mobile, por outro lado, é construído pensando apenas nos dispositivos móveis - e isso reflete diretamente nos resultados de desempenho da página. 

Atualmente, cada vez mais sites oferecem as duas opções: um site “normal” com layout responsivo e sua versão mobile. Assim, é possível garantir uma boa performance de usabilidade em qualquer um dos sites.

O último critério sobre responsividade é o tempo de carregamento do site e de tudo que está ali, incluindo textos e imagens. Uma boa conexão de internet está além do seu controle, mas um site lento pode causar altas taxas de rejeição e abandono de carrinho. Sem falar do ranqueamento da página nos quesitos de SEO

Como vender mais com design, parte 3: destaques visuais

Um bom design é fundamental para tornar qualquer coisa visualmente mais interessante. No e-commerce, o papel do design para a conversão de vendas online também inclui orientar a leitura do usuário. 

Por isso, destacar visualmente os principais produtos da sua loja ganha ainda mais importância. Imagens de alta qualidade são o primeiro passo para criar uma apresentação visual interessante. Também é preciso ter certeza de que essas imagens estão otimizadas para não demorar a carregar, para não prejudicar a usabilidade do site. 

Além das imagens, pense em elementos gráficos e cores atraentes, para estimular a atenção dos seus clientes. Esses estímulos acabam criando um apelo emocional, e isso também pode aumentar sua taxa de conversão dentro do site. As cores e a tipografia (tipo de fontes) têm significados diferentes, e podem ser usadas de forma estratégica para ajudar a transmitir as mensagens que você quer ou destacar determinados conteúdos ou áreas do site. 

E, falando em destaques, aproveite para também enfatizar as avaliações dos produtos e os depoimentos dos seus clientes. Assim, você reforça a sua reputação e oferece mais um incentivo para que mais pessoas comprem.

O conteúdo e o design na conversão de vendas online

Se o conteúdo também tem relação com a usabilidade de um site, essa combinação também pode ser uma forma de turbinar suas vendas. Existem diversas formas de usar o conteúdo como um elemento de design:

  • Palavras chaves e técnicas de SEO, duas ferramentas que podem ser usadas em todo e qualquer texto do seu site, e ajudam as páginas da sua loja a aparecem melhor posicionadas nos resultados de busca. 
  • URL amigável. Um link simples e fácil de memorizar facilita a compreensão dos buscadores e o acesso dos usuários.
  • CTAs estratégicos. As “Chamadas à Ação” são frases curtas e persuasivas para guiar a navegação do usuário. Elas podem estar em botões ou apenas numa posição de destaque no texto, e também ajudam a direcionar a atenção do usuário.

Um bom design = checkout fácil e simples 

O abandono de carrinhos é um dos fantasmas que assombram os empreendedores do comércio eletrônico. Existem muitos fatores que podem contribuir para que ele aconteça, mas o checkout é um dos principais. Por isso, seu design deve ser simples e transparente. 

Nada de formulários super longos ou muitas etapas para finalizar a compra, seu cliente quer praticidade e rapidez. Quanto mais fácil e rápido for para seu cliente concluir o pedido, maiores serão suas taxas de conversão - e seu faturamento!

Ah, não se esqueça de oferecer diversas opções de pagamento e de investir na segurança do seu site. Assim você também garante que essa compra não será a única na sua loja. 🤑

Design é teste e atualização constantes

Se até o McDonald’s muda a identidade visual de suas lojas, por que você não vai atualizar o layout do seu site? Design não é como o CNPJ, que não muda enquanto estiver ativo. Testes como A/B e de mapa de calor podem ajudar você a pensar na variação de cores, posicionamento de botões e de CTAs. 

O importante é que seu site continue interessante para seus clientes ao longo do tempo.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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