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Layout responsivo ou mobile: entenda a diferença entre eles

4 de abril de 2022

3 min

Neste artigo

Cerca de 87% dos brasileiros realizam compras online com seus celulares. É o que apontam os dados divulgados pela pesquisa “Consumidor online no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

As compras online, não acontecem somente pelos computadores, mas sim, pela ferramenta mais utilizada pelos brasileiros. Hoje, o Brasil possui mais de 240 milhões de celulares ativos

Os números são expressivos e mostram a necessidade dos lojistas estarem adaptados a essa realidade e terem lojas com layout responsivo ou mobile.

Mas, você sabe o que significa isso?

O que é ter uma loja com um Layout responsivo ou mobile? 

Tanto “Layout responsivo”, quanto “mobile”, significam ter sites e lojas que podem ser navegadas por celulares. Mas, existem diferenças entre eles:

Layout responsivo

Ter um layout responsivo significa ter um site com um código adaptado para que as páginas possam ser exibidas em qualquer formato de tela, seja no desktop, tablet ou smartphone.

Com esse tipo de layout, o cliente tem uma boa experiência de navegação com os ajustes automáticos das páginas nos dispositivos.

  • Vantagens e desvantagens:

    A primeira vantagem dessa opção é que, por ser uma adaptação do site, ela exige menor investimento. Pequenos ou médios e-commerces podem se beneficiar desse tipo de layout de forma simples.

    A desvantagem fica por conta da usabilidade, comparada ao mobile friendly, ele pode ser mais lento, por precisar de muitos códigos para a adaptação. 

Mobile friendly

Em contrapartida, ter uma loja Mobile Friendly, significa ter um site que foi planejado especialmente para celulares. Ou seja, eles não são adaptados a partir de um desktop. Foram criados com foco para celulares. 

  • Vantagens e desvantagens: As vantagens de um site mobile friendly são várias! A primeira é pela ótima experiência do cliente ao navegar pela loja, além da velocidade de carregamento, que tende a ser mais rápida do que um layout responsivo.

    Suas desvantagens são um maior investimento e a necessidade da contratação de uma empresa especializada para fazer o serviço, já que é necessário fazer o projeto desde o início da sua loja.

Por que investir em uma loja responsiva?


O acesso via smartphones vem se tornando cada vez mais fundamental no dia a dia dos consumidores. É através do celular que fazem pesquisas, enviam produtos, compartilham ideias… Nada mais natural que também façam compras através dessa ferramenta.

Ter um site responsivo significa proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes, aumentando as chances de vender e beneficiar a sua empresa e diminuindo também as taxas de rejeição.

Importante lembrar que, se a sua taxa de rejeição estiver alta, isso pode ser interpretado pelo Google de uma maneira negativa, dando a entender que aquele conteúdo (a sua loja) não é relevante. 

Ter uma loja responsiva pode te ajudar - e muito - no ranqueamento dos principais buscadores, como o Google. Isso porque a própria empresa pune sites que não estejam adequados a esse tipo de navegação.

Mais do que nunca, o mundo pelo celular deixa de ser uma tendência e torna-se uma necessidade. Faz parte da trajetória das empresas se adaptar e criar estratégias para estarem em destaque no mercado. 

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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