Marketing e vendas
Layout mobile ou Layout responsivo: entenda a diferença entre eles
26 de outubro de 2022
A discussão acerca do tipo de layout ideal para as lojas virtuais vem se alastrando há um bom tempo. Desde que a internet se popularizou no Brasil e o uso dos smartphones se tornou indispensável para a rotina das pessoas, as empresas precisaram encontrar formas de acompanhar o comportamento dos consumidores e oferecer uma boa experiência para eles no ambiente virtual.
Assim, criaram-se duas vertentes para a construção de uma loja virtual para dispositivos móveis: layout mobile e layout responsivo. Por ser a primeira versão, o mobile foi bastante utilizado no início. À medida que a tecnologia evoluiu, o responsivo foi mais aderido por conta da sua versatilidade. No entanto, com a exigência de sites cada vez mais semânticos, o mobile está ganhando novamente espaço entre os principais players do país, como os marketplaces do Mercado Livre e da Magazine Luiza.
Continue a leitura para entender qual tipo de layout é melhor em termos de performance e conversão.
Panorama do mobile commerce no Brasil
Antes de falarmos sobre a diferença entre os dois tipos de layout, é importante entender o porquê de criar uma versão mobile para a sua loja virtual e como o desempenho dela está atrelado ao aumento das vendas.
É inquestionável o fato de que os smartphones são um acessório indispensável para as pessoas, visto que eles são um importante instrumento de comunicação, informação, entretenimento e trabalho, especialmente para quem atua no e-commerce.
De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, hoje em dia existem mais dispositivos móveis do que habitantes no Brasil, e estamos falando de mais de duzentas milhões de pessoas. Entre os entrevistados, 84% preferem fazer compras pelos celulares.
Com isso, já é possível compreender que e-commerce mobile não é uma tendência, mas sim uma realidade consolidada.
Outro ponto digno de atenção e extremamente pertinente é o aumento nas vendas, em particular na Black Friday. Em 2021, segundo o relatório da Linx Digital, 73,8% das vendas foram realizadas a partir de smartphones, por navegação mobile e aplicativos, comprovando assim que um site responsivo bem estruturado é fundamental para conquistar os clientes e gerar uma maior conversão em vendas. Além disso, o ticket médio durante o período foi de R$ 852,00, 26% a mais do que em 2020.
O que é layout mobile?
O layout mobile é um site desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis, ou seja, com foco na experiência dos usuários mobile. Ele é criado do zero, a partir de um novo código de programação e uma estrutura específica de informações, imagens e elementos de chamada para ação (CTA), a fim de aprimorar a usabilidade mobile.
O que é layout responsivo?
O layout responsivo é um site que teve seu código adaptado para que as páginas se ajustassem a qualquer formato de tela, sem prejudicar a leitura das informações. Assim, os usuários podem ter experiências similares ao acessar o site em seus smartphones, tablets e desktops.
Diferença entre layout mobile e layout responsivo
Embora possam ser navegados por dispositivos móveis e esteticamente não exista muita diferença entre eles, os layouts divergem em alguns pontos. Entenda quais são eles:
Layout mobile
- Layout personalizado (sob medida)
- Carregamento mais rápido das páginas
- Melhor experiência de navegação
- Navegação mais prática e dinâmica
- Demanda mais tempo de desenvolvimento
- Requer um investimento maior
- Melhor performance
- Melhor semântica
Layout responsivo
- Usabilidade inferior no smartphone em comparação ao mobile
- Requer um investimento menor
- Por ter que prever algumas variáveis, como a resolução e o tamanho exato das telas de diferentes dispositivos móveis, o código do site fica mais poluído, ou seja, fica maior do que deveria ser. Com isso, o tempo de carregamento das páginas pode ser mais lento.
Por que investir em uma loja virtual mobile?
Os dados citados no início deste artigo não mentem, o e-commerce mobile é uma verdade consolidada. Quem não investir nele, será punido pelo Google e não conseguirá obter os resultados desejados.
Desde que notou o crescimento do uso mobile, o Google criou regras de ranqueamento específicas para lojas virtuais e pune os lojistas que não as respeitam. Basicamente, se a sua loja não for responsiva, ela não terá preferência nas primeiras páginas de busca, dificultando a descoberta dos seus consumidores.
Logo, se pretende melhorar a performance da sua loja virtual, você precisa aprimorar a experiência de compra dos seus clientes, por meio da usabilidade, e obedecer às exigências do Google.
Como o layout mobile tem algumas especificidades técnicas, é importante escolher uma plataforma de e-commerce que seja compatível com as mudanças que você pretende implementar.
Pensando nisso, a Webstore está desenvolvendo uma versão mobile para garantir que a sua loja virtual tenha o melhor desempenho possível e possa proporcionar uma experiência única para os seus clientes.
Quer mais informações sobre como tornar a sua loja virtual mobile? Entre em contato com a nossa equipe!