Gustavo Perina

5 de fevereiro de 2021

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O que são palavras-chave e como usá-las corretamente

6 min de leitura

Estar no topo da lista de uma pesquisa do Google é o desejo de todo mundo que tem um e-commerce. Um dos principais recursos para fazer com que esse desejo se torne realidade é a escolha de palavras-chave, que são um elemento imprescindível para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar o que são palavras-chave e como você deve utilizá-las corretamente para aumentar suas vendas e tornar sua marca mais relevante.

O que são palavras-chave?

As palavras-chave são termos específicos, compostos por uma ou mais palavras e utilizadas para resumir o assunto principal tratado em um artigo ou conteúdo. São essas mesmas palavras que, usualmente, são utilizadas pelo indivíduo que faz uma pesquisa no Google em busca de informações sobre este tema.

Atualmente, as palavras-chave já não são apenas um recurso para encontrar o resultado certo nos buscadores, mas o principal instrumento de pesquisa que revela a forma como o mercado funciona no âmbito digital. Se observarmos atentamente a dinâmica da pesquisa, entenderemos melhor o que são e qual a importância das palavras-chave.

Hoje em dia, a maior parte das pessoas soluciona suas dúvidas e faz suas pesquisas através de buscadores como o Google. Seja para adquirir algum conhecimento ou para buscar um profissional, a internet é a opção cômoda e fácil de consultar.

Desta forma, as palavras-chave são o guia da otimização de um site e ajudam a atrair mais visitantes a uma página através das pesquisas no Google.

Por que as palavras-chave são tão importantes para o meu negócio?

Se partirmos do pressuposto de que cada pesquisa realizada no Google tem por objetivo a resolução de um problema, podemos concluir que as empresas que vendem produtos e produzem conteúdo estão aqui para oferecer uma solução, ou ao menos deveriam.

Por isso, a importância das palavras-chave está diretamente ligada à uma mentalidade de negócio, pois seu e-commerce precisa enfrentar a corrida com a concorrência no seu nicho de mercado. Isso significa que este recurso deve ser usado de maneira estratégica e não ao acaso, ou seja, as palavras-chave não devem ser lançadas sem critério no meio de um texto, mas precisam ser dispostas de modo a fazerem com que o seu e-commerce se destaque e o seu público o encontre na internet.

Não é possível, no entanto, tratar as palavras-chave do seu nicho de forma genérica ou generalizada, pois além de um público-alvo, você tem consumidores que se encontram em diferentes etapas do funil de vendas e, portanto, têm dúvidas distintas. Neste sentido, é importante lembrar que em cada uma destas etapas o cliente deseja uma coisa diferente e as palavras-chave utilizadas para respondê-lo podem não ser as mesmas O que todas elas têm em comum, no entanto, é o objetivo de transformar o lead em um consumidor, conduzindo-o ao fundo do funil.

As palavras-chave são encantadoras de consumidores, é essa sua missão e por isso que elas são tão importantes para o sucesso do seu negócio.

Como definir quais palavras-chave devo usar no meu conteúdo?

Para definir quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu e-commerce e que devem ser aplicadas ao seu conteúdo, é preciso observar alguns fatores como:

1. Persona

A sua persona é um elemento essencial para balizar suas estratégias e definir a escolha das palavras-chave. Afinal, ao produzir conteúdo e se comunicar você tem sempre o objetivo de encontrar sua persona como interlocutora.

Assim, da mesma forma deve ocorrer com as palavras-chave e talvez possa facilitar se você for capaz de imaginar como a sua persona faria a pesquisa a respeito dos termos, assuntos e produtos relacionados ao seu negócio. Afinal, você deve estar sempre adequado às necessidades do seu público.

2. Objetivo estratégico

O seu objetivo estratégico deve guiar cada uma das escolhas e ações executadas nas mídias sociais. As palavras-chave estão a serviço, também, do objetivo da estratégia definida. Se o objetivo for aumentar as vendas, por exemplo, é possível aliar palavras correlatas ao nicho a palavras que instiguem o consumo, como “comprar”, “review” e “vantagens”.

Deste modo, através dos textos produzidos, é possível motivar a compra.

3. Pesquisa de concorrentes

A definição das palavras-chave passa também por uma pesquisa da concorrência. Isso serve para analisar a forma como seus concorrentes estão se posicionando e relacionando diante do público e quais são as suas estratégias.

Além disso, essa pesquisa serve para identificar as forças e fraquezas da concorrência no mercado, de modo que você seja capaz de reunir forças para criar uma nova estratégia e superá-la.

O que são short e long tail keywords?

As short tail são palavras-chave compostas por uma ou duas palavras e representam um segmento do seu negócio. São termos mais curtos e genéricos, que normalmente são pesquisados muitas e muitas vezes, pois são as opções mais óbvias. Por serem pesquisadas massivamente, estas palavras são mais difíceis de ranquear, pois a concorrência é grande.

Já as long tail são palavras-chave um pouco maiores, completas e mais específicas. Elas permitem que você alcance um público mais específico, além de possuírem uma concorrência menor e serem mais fáceis de ranquear

Qual a relação entre palavras-chave e SEO?

O uso das palavras-chave é primordial para um bom posicionamento do Google. Como técnica de SEO (Search Engine Optimization) as palavras-chave devem ser usadas de forma estratégica, pensadas e definidas dentro de um planejamento efetivo da sua estratégia de marketing.

Isso significa que precisamos utilizar as palavras-chave para otimizar todos os elementos com a técnica SEO: meta description, URL, meta title, title tag, etc.

Como usar as palavras-chave em uma loja virtual?

Para quem está começando a implementar palavras-chave no site, ou deseja aprimorar o seu trabalho, é recomendável identificar quais são as palavras-chave genéricas e quais as palavras-chave específicas do seu negócio. Esse é um passo fundamental.

No caso, por exemplo, de uma loja de roupas femininas, uma possível palavra-chave para o seu negócio, mais genérica, seria “calça preta”. Enquanto uma palavra-chave mais específica poderia ser “calça flare sarja preta”.

O importante é que você entenda que é muito mais difícil que o seu público-alvo encontre seu e-commerce através de uma pesquisa genérica.

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